Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!

Estudar para concurso antes ou depois da faculdade?

Quando você sai do ensino médio precisa decidir o que quer para sua vida profissional. Via de regra, o estudante quer ingressar na faculdade, no entanto, concurso público também é uma opção. Mas e agora, qual é a melhor opção? Prestar vestibular para faculdade ou estudar para concurso público?

O mercado de trabalho é concorrido e se especializar é um diferencial na hora da contratação. Concluir um curso superior, além de qualificar um estudante, abre portas para acesso a outras oportunidades, incluindo bons salários na área pública. Ao mesmo tempo que estudar para concurso pode dar acesso a vagas de nível médio com uma boa renda que pode ajudar a bancar o estudo superior.

Agora vamos te ajudar a entender qual é o seu momento e qual pode ser a melhor escolha para você.

Estudar para concurso x fazer faculdade

Para quem quer seguir carreira na área pública existem dois caminhos principais: nível médio ou nível superior. Portanto se você quer sair do ensino médio e prestar concurso público, é possível. Ao passo que existem muitas vagas públicas municipais, estaduais e federais e você precisa se preparar para essas provas tanto quanto se prepararia para uma prova do vestibular.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Os melhores cargos e salários serão encontrados para quem tiver formação superior ou nível técnico. Ou seja, se você preza por uma boa remuneração para ter uma vida financeira saudável, encarar uma universidade fará parte do caminho.

Antes de escolher ser concurseiro o melhor caminho é conhecer e desbravar os editais das áreas públicas. Dessa forma, você terá acesso às possibilidades de carreira para cada nível, salários e possibilidade de crescimento. Imagine que você está no último ano do ensino médio e pensa em prestar concurso. Então, no meio do caminho descobre que áreas de nível superior têm melhores oportunidades de mercado e de remuneração. De repente é o momento de pensar em primeiro ter um curso superior e depois buscar ingresso na área pública.

Outra possibilidade é prestar concurso público para nível médio, que oferece boa remuneração. Você pode aproveitar o salário para pagar os estudos do nível superior ou técnico. Tudo vai depender do momento em que você está e das necessidades que você tem.

Acompanhe algumas situações comuns e veja se alguma delas é parecida com o que você está vivendo.

Faculdade e concurso público ao mesmo tempo

Quem tem a oportunidade, pode prestar vestibular e estudar em uma faculdade para se especializar, enquanto se prepara para um concurso público. O contrário também é possível, ou seja, você pode ser concursado e fazer uma faculdade.

Mesmo que pareça impossível fazer faculdade e concurso público ao mesmo tempo, com muita disciplina é possível conciliar os dois. Dessa forma, você não precisará optar por um ou outro, podendo fazer os dois. 

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

É importante lembrar que se você prestar um concurso para nível superior, enquanto estiver na faculdade, deve concluí-la em tempo hábil. Caso você tenha passado no concurso e não a conclua no tempo estabelecido, perderá a sua vaga.

O mais conveniente é evitar passar pela frustração de ser aprovado em um concurso de nível superior e não poder cursar porque não concluiu a faculdade. Se for um concurso que você deseja muito ser aprovado, a decepção pode ser ainda maior. Preste atenção nos cronogramas para que eles andem juntos e tudo aconteça no tempo certo e você não tenha que esperar anos pela carreira que desejou.

Lembre-se que estudar para concurso e para a faculdade envolve formas diferentes. Cada um deles trata sobre um assunto e nem sempre você poderá unir os estudos. Normalmente o que acontece é o contrário, você terá que separar as rotinas. O mesmo conteúdo de estudo será reaproveitado apenas se forem concursos específicos.

Do ensino médio direto para concurso público

Será que vale a pena cortar caminho e estudar para concurso ainda no ensino médio? Isso dependerá de muitas variáveis. Você precisará colocar na balança as suas necessidades no momento e suas intenções para o futuro. Depois deverá analisar as oportunidades de mercado para quem prestar concurso público nível médio. 

Concursos de nível médio exigem menos conteúdos de estudo e, consequentemente, a aprovação pode ser mais rápida. Mesmo não oferecendo salários tão altos quanto os de nível superior, é possível encontrar um equilíbrio ao escolher essa opção.

Além disso, acessar a carreira pública após a conclusão do ensino médio pode ajudar a economizar. Dessa forma, você terá mais condições financeiras para pagar uma faculdade e no futuro traçar uma nova carreira.

Dicas de como estudar para concursos públicos

Fazer concurso público não é algo que se pode decidir da noite para o dia, é preciso planejamento e preparação. Antes de mais nada saiba o cargo e para qual o nível de formação você vai estudar. As provas de concurso variam por cargo e nível de formação, por isso os candidatos precisam se preparar corretamente.

Defina métodos de estudo

Você pode estudar para concurso público sozinho ou procurar um curso preparatório presencial ou online. Saber como você vai começar a estudar vai ajudar a montar a sua rotina. Use sempre materiais de pesquisa atualizados. Não caia nas notícias falsas da internet, já que ela será sua principal fonte de estudos.

Se relacione com pessoas que estão vivendo o mesmo momento que você. Dessa forma é possível trocar experiências e dicas que poderão fazer a diferença.

Segundo Damásio de Jesus, um dos principais nomes da preparação de concursos do Brasil, em entrevista à Exame, “quando você está estudando para concurso, você tem que alterar o ritmo da sua vida. Se não mudar, não chega a lugar nenhum”.

Comece por disciplinas básicas

Mesmo que você vá se preparar exclusivamente para um concurso público ou conciliar com os estudos do ensino médio ou faculdade, precisa saber por onde começar. Ao saber qual área de sua preferência, comece a estudar para concurso sempre pelas disciplinas básicas como por exemplo: língua portuguesa, raciocínio lógico e disciplinas de direito. Depois de estudar o básico você consegue se organizar para partir para conhecimentos mais complexos.

Consulte editais anteriores e faça provas como teste

Consultar editais anteriores de concursos semelhantes aos que você almeja vai te dar subsídios e entendimento sobre a estrutura da prova. Reúna provas de concursos anteriores para fazer como forma de se testar e conhecer temas mais abordados. A prática é uma das melhores formas de aprendizado, pois permite você conhecer o grau de dificuldade em que as provas se baseiam.

Vale a pena até mesmo bater um papo com o professor sobre grau de dificuldade do conteúdo, exercícios e mais.

Faça sacrifícios

Estudar para concurso não é nada fácil, no entanto sabemos que a longo prazo será recompensador. Para isso acontecer, ao longo da preparação para um concurso você vai precisar fazer alguns sacrifícios no seu dia a dia.

Organize uma rotina de estudo e um cronograma visível. Cumpra o máximo que puder e só saia do planejado em caso de urgências. 

Para estudar para concurso você vai ter que adaptar a sua rotina acordando mais cedo e estudando aos finais de semana. Mesmo que você tenha que abrir mão de algumas coisas, não deixe de socializar com família e amigos, mas afaste-se de pessoas que não respeitam sua rotina.

Um dos erros mais comuns dos concurseiros é não se planejar e organizar para os estudos. E, independente do nível que você vai prestar concurso, não estudar da forma correta, vai atrapalhar os seus resultados. 

Em resumo, só é aprovado em concurso, independente do nível escolhido, quem estudar e se preparar antecipadamente. Escolher qual carreira, consultar os editais anteriores e realizar provas como teste são estratégias importantes para aprovação rápida de um estudante de concurso.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Fique de olho no Vai de Bolsa e não perca nenhuma novidade.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *