Veja se vale a pena fazer faculdade de computação

Se você é antenado deve saber que já estamos vivendo na era da tecnologia. Além dos smartphones e aplicativos, a ciência por trás disso pode reservar um ótimo futuro. Fazer faculdade de computação pode ser a chave de sucesso da sua carreira.

Já não se tem mais opção e estamos inseridos em um universo mais inteligente, mais rápido e mais robotizado. E sabe quem está por disso? Os desenvolvedores. A maioria deles com graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação. Porém também encontramos profissionais na área com curso técnico e até pessoas sem formação alguma.

Ficou curioso e quer saber se optar por uma faculdade de computação vale a pena? Entenda as vantagens e desvantagens e que alternativas você poderá encontrar no caminho.

Como é o curso de Computação?

Uma faculdade de computação estuda hardware e/ou software e existem opções de cursos nessa área para você escolher. Você pode escolher Ciência da computação, Engenharia da computação, Análise de sistemas ou Técnico em Informática. A pergunta é: como saber qual vale mais a pena?

As graduações têm duração média de 4 a 5 anos e o curso técnico pode durar até 2 anos. Normalmente o curso superior em computação oferta bastante conhecimento teórico. Isso quer dizer que o aluno adquire bastante noção da lógica de como uma linha de código em programação é construída, por exemplo. Muitos profissionais relatam que a prática fica por conta da atuação no mercado.

Entenda o escopo de cada curso e descubra alternativas que também vão te oferecer espaço no mercado de trabalho. Mas antes de escolher uma das opções para fazer faculdade de computação, consulte a avaliação no MEC de cada curso.

Ciência da computação

Ciência da Computação usa matemática para criar algoritmos e sistemas para soluções de problemas lógicos. De acordo com o site da PUC/RS, a faculdade em Ciência da Computação foca em modelagem computacional. O curso aprofunda em linguagens de programação, sistemas operacionais, redes e sistemas distribuídos para a solução de problemas. Este curso não estuda funcionamento e manutenção de hardware, isso porque computação e computadores não são a mesma coisa.

Na UFRJ o curso de Ciência da Computação forma profissionais para o mercado profissional. Esta faculdade de computação tem foco tanto teórico quanto  em projetos e desenvolvimento de equipamentos e software. A grade curricular tem disciplinas como algoritmos, sistemas operacionais e inteligência artificial.

Engenharia da computação

A Engenharia da Computação integra ciência da computação e engenharia eletrônica. Permite trabalhar com hardware e software. Em resumo, é uma engenharia que usa sistemas computacionais para automatizar processos.

É uma faculdade voltada para tecnologias com foco em inteligência artificial e uma visão focada na Indústria 4.0. Esta faculdade de computação, para a PUC/Campinas,  forma pessoas mais críticas no desenvolvimento de hardware e software. O intuito é resolver problemas e contribuir com o avanço científico e tecnológico do país. Um engenheiro de computação pode atuar no campo da automação industrial e robótica, por exemplo.

A formação garante conhecimentos em eletrônica digital, inteligência artificial, programação e engenharia de software.

Sistemas de informação

Sistemas de Informação é uma faculdade de computação menos teórica e mais voltada para o mercado de trabalho. O curso desenvolve soluções usando linguagens de programação e a aplicação na prática.

De acordo com a UFSC, sistemas de informação é o curso ideal para criar novas opções de tratamento da informação. Isso significa, que o estudante tem domínio na concepção, construção e manutenção de sistemas informatizados. Um setor extremamente aquecido como o da TI, tem exigido profissionais qualificados.

Quem portar o diploma da graduação em sistemas da informação pode atuar em qualquer empresa. Projetos, desenvolvimento de sistemas, consultoria em TI são exemplos.

Técnico em Informática

Um técnico em informática é habilitado a configurar sistemas e instalar equipamentos. Além disso, tem conhecimentos para identificar falhas em programação de computadores. Se destaca em relação às faculdades de computação por ser bastante prático. O curso vai desde montagem de computadores até o desenvolvimento de sistemas, tendo duração máxima de 2 anos.

O curso técnico em informática oferece oportunidades diversas no mercado de tecnologia. Embora o mercado tenha muitas opções de trabalho, a concorrência ainda é acirrada e muitas vezes quem tem curso superior pode ter mais vantagem. Mas ainda assim, existem muitas empresas que estão abrindo mão de contratar profissionais formados. Tem valido muito mais a pena para as organizações contar com experiência e conhecimento do que com uma formação. Empresas como Grupo Movile e Nubank, por exemplo, já contam com um grande número de colaboradores sem formação acadêmica.

Alternativas em computação

Para quem não pensa em seguir uma carreira acadêmica ou técnica nas opções mencionadas, existem outras alternativas aceitas pelo mercado. Muitos jovens, têm contato muito cedo com a tecnologia e encontram nesse universo um hobby. Hoje em dia, é possível aprender a programar por conta própria usando materiais disponíveis na internet. Livros técnicos voltados para computação e programação podem ser facilmente encontrados nas livraria e em versões gratuitas online.

Plataforma de ensino online disponibilizam uma série de bons cursos conceituados com temas mais genéricos e também bastante específicos. Aprender uma linguagem de programação ou entender sobre robótica pode custar apenas a sua dedicação. 

Em resumo, uma faculdade de computação pode não ser o que você precisa. Antes de qualquer coisa, entenda muito bem as suas vontades e qual o seu perfil profissional.

Tudo que você precisa saber sobre computação

Nenhuma das opções vai ser melhor que a outra, pois sua escolha vai depender dos seus objetivos. Entenda suas preferências e em que mercado quer atuar. Use a internet como fonte de pesquisa para entender mais sobre cada tema.

Veja o perfil mais adequado para escolher uma faculdade de computação ou uma carreira no segmento.

 

Perfil do profissional em computação

Afinidade com números é um requisito, mas não é uma obrigação. Gostar de tecnologia e de tudo que vem sendo desenvolvido e pesquisado nesse universo é uma exigência para acompanhar o mercado. Ter disposição para aprender linguagens de programação e dedicar tempo em aprofundar os conhecimentos.

Capacidade de trabalhar sob pressão com prazos curtos vão fazer toda diferença, principalmente em quem atuar com projetos. A programação tem toda a sua base na língua inglesa, por isso, noção em inglês é importante

Qualquer carreira na área da computação, vai  exigir do estudante dedicação e muito estudo. Algumas disciplinas podem exigir um esforço extra para que você consiga acompanhar o ritmo das aulas. Estudar bastante fora das aulas e principalmente as matérias que tiver mais dificuldade ou que achar mais interessante. 

Computação e o mercado de trabalho em TI

Ao optar por uma faculdade de computação, com certeza você vai formar uma bagagem de conhecimento teórico importante para a carreira. No entanto, é importante ficar atento a como você será preparado para o mercado de trabalho. Se você sentir que os cursos não oferecem a devida ênfase prática, o ideal é procurar um estágio ou um trabalho de meio período.

Portar um diploma em qualquer um dos cursos, dá lugar nos mais variados mercados da indústria de software, que carece e mão de obra qualificada. Qualquer empresa hoje em dia, se não produzir a própria tecnologia, faz uso por meio de um fornecedor. Diante da evolução da indústria e do crescimento da tecnologia, a área da computação com certeza oferece espaço. Você precisa decidir por uma faculdade de computação, curso técnico ou ainda especialização por conta própria.

 

Gostou do conteúdo e quer continuar aprendendo mais? Acompanhe o Vai de Bolsa e fique por dentro de todas as novidades no universo da tecnologia.

 

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *