faculdade de direito

Faculdade de Direito ainda vale a pena? Descubra aqui!

A faculdade de Direito sempre foi uma das mais tradicionais e procuradas por estudantes de todo o Brasil que desejam ter uma formação superior e boas oportunidades de trabalho. Mas será que ainda vale a pena cursar uma faculdade de Direito?

Quando se escolhe um curso superior, independente da área, as expectativas são as mais altas possíveis, mas, infelizmente, nem sempre uma graduação significa sucesso profissional garantido.

Por isso, deve-se ter muita atenção desde o momento em que se decide por fazer determinado curso. O estudante deve pesquisar a área que deseja atuar, como é o mercado de trabalho e as opções profissionais.

E justamente por ser a faculdade de Direito uma das mais buscadas, trouxemos neste artigo um debate sobre essa formação, que irá ajudar você a conhecer um pouco mais do curso e das oportunidades dessa área de trabalho.

Leia também: Possíveis profissões para bacharéis em Direito

Vale a pena fazer uma Faculdade de Direito?

O Brasil é o país com o maior número de faculdades de Direito no mundo. Além de muitas vagas, esse dado também significa que a cada ano milhares de bacharéis em Direito se formam e vão para o mercado de trabalho em busca de oportunidades.

A boa notícia é que essa é uma carreira que se reinventa e segue atual. Além disso, o mercado de trabalho sempre oferece boas opções de trabalho para esses profissionais. 

Mas, apenas essas informações não são suficientes para afirmar com 100% de certeza de que vale a pena fazer uma faculdade de Direito.

É que para ter sucesso em uma carreira é preciso, antes de mais nada, ter afinidade com a profissão escolhida. 

Por isso, mesmo o Direito sendo uma profissão tradicional, sólida e que oferece boas oportunidades, antes de se decidir pela faculdade é preciso saber se essa formação está alinhada com seus objetivos futuros.

Como identificar se vale a pena seguir a faculdade de Direito?

Para identificar se vale a pena cursar tanto uma faculdade de Direito, quanto qualquer outra área pela qual você se interessar, é preciso conhecer a fundo não apenas a profissão, mas os detalhes da faculdade, como as disciplinas, por exemplo. 

Por isso, pesquise as faculdades de Direito e conheça a grade curricular do curso. Se possível, converse com estudantes e profissionais já formados e busque entender as principais atividades que eles executam.

Essa visão mais próxima dará a você mais clareza se está ou não fazendo a opção correta ao entrar em uma faculdade de Direito.

Leia também: 10 livros de Direito que todo o estudante deveria ler

Como é o curso de Direito?

O curso superior de Direito é do tipo bacharelado e tem duração de cinco anos. Durante essa graduação, o aluno terá uma grade curricular, em sua maioria, formada por matérias teóricas, o que exige muita leitura e concentração.

Entre as principais disciplinas deste curso estão: 

  • Sociologia
  • Ciência Política
  • Introdução ao Direito
  • Português Jurídico
  • Direito Romano
  • Psicologia Jurídica
  • Direito Civil, Penal, Constitucional, Econômico, do Trabalho, Administrativo, Penal, Processual, Tributário, Civil, Empresarial.
  • Prática Jurídica (Cível)
  • Prática Jurídica  (Penal)
  • Direito Eleitoral
  • Direito Internacional Público
  • Ética do Profissional Jurídico
  • Prática Jurídica  (Trabalhista)
  • Prática Jurídica (Administrativo)
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Na parte prática do curso, o aluno deverá trabalhar a oratória e capacidade de argumentação, habilidades consideradas fundamentais para o exercício dessa profissão.

A formação em uma faculdade de Direito dá ao estudante um amplo campo de atuação. Mas, para isso, é preciso dedicação aos estudos e uma boa busca pelas melhores oportunidades de trabalho.

Quais as principais áreas do Direito?

Durante a faculdade de Direito, o aluno conhece as principais áreas da profissão ao estudar as matérias específicas. E após a sua formação, costuma escolher uma dessas áreas para se especializar.

Entre as principais áreas do Direito estão: 

Direito Civil

Essa área do Direito é responsável pela defesa dos interesses individuais, ou seja, relacionados a bens e propriedades.

Direito Penal

Já o Direito Penal é a área que tem como foco a defesa ou acusação de envolvidos em ações de crimes e contravenções.

Direito Trabalhista

Esta área do Direito estuda os direitos e deveres das relações de trabalho e esse profissional pode representar tanto trabalhadores como empresas e até mesmo entidades sindicais.

Direito Ambiental

Área em que o advogado atua com processos burocráticos referentes a licenciamentos e infrações ambientais. Outra forma de atuação desse especialista é relacionada a processos judiciais civis e criminais relacionados ao meio ambiente.

Direito Empresarial

O advogado que opta por essa área atua na defesa de interesses de sociedades privadas e empresários e pode também prestar assistência para abertura e fechamento de empresas.

Esse profissional atua ainda na elaboração de contratos, estatutos sociais, marcas, patentes, entre outros documentos relacionados a uma organização.

O que você pode fazer após a faculdade de Direito?

Ao sair da faculdade de Direito, o aluno tem duas opções:

  • Tornar-se advogado
  • Exercer a carreira jurídica no setor público

Advocacia

Para atuar como advogado, é preciso que o estudante seja aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. 

Feito isso, esse profissional poderá trabalhar na defesa e representação de seus clientes e se especializando em um das áreas do Direito, como já citamos acima.

De forma bem simples, podemos dizer que entre suas principais atividades está a mediação de conflitos e a promoção do entendimento entre partes envolvidas em algum processo judicial. 

Carreira jurídica no setor público

Já o profissional que deseja seguir a carreira jurídica precisa ser aprovado em um concurso público.

Entre as carreiras jurídicas mais buscadas por profissionais do Direito estão:

  • Defensor Público: profissional do Direito que presta assistência jurídica a quem não tem condições de contratar um advogado.
  • Delegado de Polícia: responsável por presidir inquéritos, investigações e coordenar processos em delegacias ou demais órgãos policiais. 
  • Juiz de Direito: uma das carreiras mais desejadas por profissionais da área, tanto pela estabilidade quanto pelos altos salários. O juiz é responsável por dirigir processos e tomar decisões relacionadas a julgamentos e sentenças.
  • Promotor de Justiça: esse profissional atua no combate à criminalidade e defende interesses da sociedade e os direitos dos cidadãos como um todo.

Quais as melhores faculdades de Direito do Brasil?

Agora que você já sabe quais caminhos seguir para saber se vale ou não a pena ingressar é uma faculdade de Direito, é hora de conhecer as melhores  instituições de ensino que oferecem essa graduação.

Essa listagem foi feita com base nas últimas avaliações do Ministério da Educação (MEC). Confira:

  • Faculdade do Espírito Santo – (Multivix Cachoeiro) – ES
  • Faculdade São Geraldo – (Multivix Cariacica) – ES
  • Centro Universitário Espírito-Santense (FAESA) – ES
  • Centro Universitário São Lucas – RO
  • Universidade de Pernambuco – PE
  • Faculdade de Castelo (Multivix Castelo) – ES
  • Universidade Santa Úrsula – RJ
  • Faculdade de Balsas – MA
  • Universidade Cruzeiro do Sul – SP

Como já dissemos anteriormente, o Brasil é o país com maior número de faculdades de Direito. Por isso, além das dez instituições citadas acima, busque por faculdades próximas a sua residência e também aquelas que oferecem ensino a distância.

Além disso, aqui no Vai de Bolsa você tem acesso a diversas informações sobre faculdades, formas de ingresso e, principalmente, sobre financiamento estudantil e bolsas de estudos.

Pesquise sobre a sua carreira de interesse e conte com a gente para conquistar a sua vaga na faculdade!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *