Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
faculdade de games

Faculdade de games: como trabalhar com jogos digitais?

Você sabia que a indústria de jogos digitais é uma das que mais cresce atualmente e que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de mercado de jogos eletrônicos da América Latina? É isso mesmo! E a segunda boa notícia é que esse mercado, além de estar em ascensão, possui uma carência gigante de mão de obra qualificada. Portanto, se você também é um fã de games e está pensando em que carreira ingressar, saiba que a faculdade de games é muito promissora! E continuará sendo nos próximos anos, pois há muito dinheiro sendo investido neste setor.

Se você ficou interessado, mas não sabe como entrar para esse ramo de atuação, não se preocupe. Continue a leitura e descubra quais são os cursos recomendados para seguir na carreira de games e outras informações muito úteis para o seu processo. Vamos lá?

Saiba mais: Faculdade EAD ou presencial: como escolher?

Cursos para trabalhar com games

Jogos Digitais

O curso número um da nossa lista é o próprio curso de jogos digitais. Sim! Existe um curso específico para quem é fanático por games e quer usar esse gosto pelos jogos para alavancar na carreira. Ele é um curso perfeito para quem quer saber tudo sobre a criação de um jogo, desde as primeiras etapas, como ideação, roteiro e criação de personagens, até a execução e finalização. Outra característica interessante é que este curso é um tecnólogo, portanto pode ser realizado em pouco tempo, deixando você pronto para atuar em menos de três anos. Você pode encontrar o curso de Jogos Digitais na faculdade Estácio, por exemplo, e garantir seu futuro nesta carreira!

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Design de Games

Outro curso muito interessante para quem deseja fazer uma faculdade de games é o de Design de Games. Ele também é um curso tecnólogo, também prepara o aluno para atuação em pouco tempo e pode ser realizado a distância. Diferentemente do curso de jogos digitais, ele tende a focar mais no segmento gráfico e criativo do ramo, não focando tanto na parte de programação. É ideal para quem gosta de jogos e possui a criatividade aflorada.

Leia também: Como estudar online? Conheça 4 métodos eficientes!

Design Gráfico

O curso de design gráfico se assemelha ao designer de games, por ambos serem cursos tecnólogos e focarem mais na questão gráfica e visual dos jogos. Entretanto, o designer gráfico focará exclusivamente em garantir uma boa experiência ao usuário do jogo, através da identidade visual. Para quem deseja se profundar mais, há também o bacharelado deste mesmo curso. É ideal para quem além de gostar da tecnologia, também ama se expressar através da arte.

Tecnologia da Informação

Partindo para uma área mais técnica, dentre as faculdades de games temos o curso de Tecnologia da Informação. É um curso tecnólogo, com duração média de dois anos e prepara o profissional para atuar no planejamento, estruturação dos jogos, execução e coordenação dos projetos. É ideal para quem gosta de tecnologia e das ciências exatas.

Ciências da Computação

O curso de Ciências da Computação é perfeito para quem gosta de jogos e do mundo digital! Pois por ser um curso bacharelado e possuir uma duração maior, prepara o graduando para atuar em todas as fases relacionadas ao desenvolvimento dos jogos e programação. Ele também atua no pós lançamento dos jogos, gerenciando e garantindo o bom desempenho e performance.

Engenharia da Computação

Uma faculdade excelente para trabalhar com games é a de Engenharia da Computação. Pois semelhantemente ao cientista da computação, ele é o profissional chave para o sucesso dos jogos. Ele projeta, executa e monitora toda a parte tecnológica e de código por trás dos jogos. Esta formação é mais longa, capacitando o profissional a atuar em qualquer empresa de jogos de forma bem sucedida.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Marketing e Propaganda

O cursos de Marketing e Propaganda são cursos excelentes para quem deseja atuar em qualquer ramo da tecnologia, afinal todas as empresas precisam se fazer presentes no mundo digital. E não poderia ser diferente no mundo dos jogos, não é? As empresas que produzem games precisam de profissionais para atuar na divulgação dos seus produtos, tornando-se assim, indispensável um profissional desta área.

Leia também: Vagas no ensino superior a distância superam a modalidade presencial

Como escolher a melhor faculdade de games?

Agora que você já conhece diversas opções de cursos que proporcionam aos seus egressos a oportunidade de trabalhar com jogos, como escolher a melhor opção para você? Bom, primeiramente você deve saber se você gosta mais da área de exatas ou de humanas. Por exemplo, se você ama jogar, mas detesta programar, os cursos que envolvem programação já devem sair do seu radar. Depois você precisa decidir se quer fazer um tecnólogo, podendo se formar em pouco tempo e já começar a trabalhar, ou se quer se aprofundar mais e fazer um bacharelado.

Independentemente da sua escolha, conta para a gente nos comentários sobre a sua decisão. E continue navegando no nosso blog, estamos sempre trazendo conteúdo de qualidade e dicas preciosas para que você se destaque no mercado de trabalho. Até o próximo conteúdo!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *