Entender a relação humana com os contextos sociais, econômicos e ambientais. Se você gosta de pessoas e de estudar, coletar dados e emitir análises, a faculdade de sociologia pode entrar na sua lista de cursos preferidos. A proposta dessa profissão é sempre acompanhar o desenvolvimento social e os impactos que ele causa. Como formado na faculdade de sociologia, você poderá buscar emprego em escolas, faculdades, prefeituras, ONGs, empresas e centros de pesquisa.

As áreas são bem variadas e oferecem diferentes oportunidades. Aliás, para se adaptar a cada uma delas você precisará encarar pelo menos quatro anos de faculdade de sociologia. Se for o caso, ainda uma especialização na área. Tudo depende da carreira que você escolher.

Quer saber mais? Confere com a gente.

Objetos de estudo da faculdade de sociologia

Antes mesmo de entrar no mercado de trabalho, você precisa entender como estará preparado para ele depois de passar pela faculdade de sociologia. Você vai aprender a identificar como a sociedade se organiza por hábitos, costumes e inter-relacionamento. Com as técnicas da faculdade de sociologia será possível explicar os fenômenos sociais que estão sempre relacionados a cultura, artes, religião, ciência e economia, por exemplo.

Para isso, você terá disciplinas na faculdade de sociologia que apoiem você na construção de pesquisa, técnicas de levantamento, análise e interpretação de dados. A partir de então, saberá fazer essa relação do homem com a família, o trabalho e até a sua religião.

Como cada um desses aspectos influencia no individuo e depois na comunidade que ele convive. Assim, aos poucos, você enquanto profissional formado na faculdade de sociologia poderá fazer pareceres e identificar comportamentos sociais.

Para ficar um pouco mais claro, separamos as principais áreas da faculdade de sociologia. Existem muitas outras, mas abaixo poderá ter uma ideia dos eixos de atuação no mercado de trabalho, veja:

Sociologia ambiental

Você será capaz de entender a relação dos humanos com o ambiente. Estamos falando aqui de problemas mundialmente conhecidos, como poluição, extinção de animais, aquecimento global, descarte irregular de lixo, enchentes, deslizamentos e desastres ambientais.

Você poderia estudar e pesquisar, por exemplo, sobre o rompimento da barragem em Brumadinho/MG. Saber quais os motivos que levaram ao desastre e qual a relação dele com a comunidade local. Sua missão na sociologia ambiental sempre é a de relacionar os acontecimentos com a sociedade.

Além disso, é claro, dependendo da sua área de trabalho, terá que propor análises com soluções e mais ações práticas.

Sociologia Econômica

Qual a relação da sociedade com o dinheiro? Poder? Conquista? Apego? Sua missão depois da faculdade de sociologia e dentro dessa área de trabalho será a de contestar a ideia de que as pessoas agem com racionalidade perante suas condições econômicas.

É preciso estudar e analisar para entender desde quando o dinheiro influencia a sociedade e levar em consideração o contexto social do indivíduo para justificar suas ações? Esse é só um questionamento que você vai encontrar na área de trabalho.

Sociologia Jurídica

Estamos falando nesse eixo da relação da faculdade de sociologia com o mundo jurídico. Então, sua missão será sempre a de observar como as instituições atuam e como os indivíduos se comportam perante as maneiras de controle social.

O seu objetivo será encontrar relações entre o direito, a sociedade e as mudanças sociais.

Sociologia da Religião

Escolher uma religião pode ser algo muito mais profundo do que apenas a identificação pessoal. A proposta é entender como as pessoas identificando o que é sagrado e o que é profano. Qual a relação que elas fazem com a infância e a forma que foram criadas? Como a religião afeta o contexto social e a visão de mundo dos indivíduos?

Como formado na faculdade de sociologia e atuante nessa área, você precisará desenvolver pesquisas e análises sobre o tema.

Sociologia do Esporte

O esporte já é uma paixão mundial, mas qual a relação dele com a sociedade? Será que os indivíduos enxergam como um esporte ou uma oportunidade de vencer profissionalmente? É uma realidade ou ilusão? Entendendo esses contextos, você poderá fazer relações com a sociedade.

A proposta é saber o motivo pelo qual o esporte causa tanta comoção.

Sociologia da Saúde

Se uma comunidade adoece com frequência, qual a relação da saúde com o contexto social? Além disso, sua missão será sempre observar como a comunidade se comporta perante as crises e epidemias.

Qual a relação com os doentes, idosos e pessoas mais frágeis? Será que a sociedade está preparada para lidar com esse contexto? Como é o comportamento familiar em momentos saudáveis? E em momentos de doença?

Sociologia Rural

Ao sair da faculdade de sociologia você poderá entender e estudar sobre as famílias e sociedades do meio rural. Dá para atuar na observação da produção do agronegócio e o impacto de grandes empresas em pequenas comunidades rurais. Como está a migração rural?

Quais os casos de violência mais comuns nesse contexto social? As respostas podem ser reveladas através de pesquisas de campo e muitas análises comportamentais e estatísticas. Tudo isso, você aprende na faculdade de sociologia. Além disso, pode fazer uma especialização na área.

Sociologia da violência

Já que falamos em violência rural, vamos partir para essa área tão temida entre os estudiosos e formandos da faculdade de sociologia. Nesse meio de trabalho a sua função será a de entender as relações entre as estruturas sociais e a violência.

Quais são os quesitos culturais e os fatores sociais interligados? Quais relações sociais envolvem a violência e os casos de poder e intimidação?

Mercado de trabalho

Agora que você entendeu as áreas possíveis depois de formado na faculdade de sociologia, vamos para os locais de trabalho. Dá para você buscar oportunidades para produzir informações e diagnósticos para órgãos do governo. Assim, o seu trabalho servirá como base para ações práticas e melhora o seu currículo.

Além disso, se você optar pela faculdade de sociologia com formação em licenciatura poderá dar aulas em faculdades, universidades, colégios e centros de ensino. Existem matérias especificas dentro da sua grade curricular da faculdade de sociologia.

Outra área, pouco explorada, é prestar assessoria para dramaturgos. Isso mesmo! Como profissional formado na faculdade de sociologia, você pode participar da construção de novelas e filmes que tenham algum viés social. Você pode ser o responsável por pesquisar e validar informações sobre o tema.

Pesquisas

Dá para atuar em áreas, como:

  • Sociais
  • Eleitorais
  • Científicas
  • De mercado
  • De opinião pública

Existem muitas outras áreas e possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Separamos mais algumas, veja:

  • Criação de políticas públicas
  • Assessoria a partidos políticos
  • Elaboração e revisão de textos sobre assuntos sociais e políticos
  • Consultoria para empresas
  • Coordenação e avaliação de projetos sociais

Se você pensou que as ONGs estavam fora da realidade profissional das pessoas formadas na faculdade de sociologia, se enganou. Você poderá trabalhar em áreas administrativas e captação de recursos, além do desenvolvimento de projetos.

Dá para atuar em sindicatos, movimentos sociais, partidos políticos e outras atividades que tenham caráter político. Além disso, sempre aparecem vagas em grandes institutos de pesquisa como o IPEADATA e o IBGE.

Voltando para empresas privadas, você pode usar os estudos da faculdade de sociologia para dar subsídios para empresas multinacionais. Por fim, você poderá dar subsídios para os administradores dos motivos pelos quais a empresa não tem bons resultados.

Qual o contexto dos trabalhadores? O que eles esperam? Como impulsionar melhores resultados levando em consideração o contexto social dos empregados? Tudo isso serve de análises para você dentro de uma empresa.

Faculdade de sociologia

​Falamos de todas as suas possibilidades de atuação. Mas e sobre a faculdade de sociologia? O curso é de ensino superior e tem duração de pelo menos quatro anos. Você pode escolher entre o bacharelado e a licenciatura.

Lembrando que com essa última formação é possível dar aulas. Durante o período você verá as seguintes disciplinas:

  • Antropologia Brasileira
  • Economia Aplicada
  • Estado e Cidadania
  • Fundamentos da Ciência Política
  • Fundamentos da Sociologia da Educação
  • Pensamento Político Brasileiro
  • Pensamento Político Moderno
  • Pensamento Social Brasileiro
  • Sociologia Rural e Urbana

Gostou da área da Sociologia?

Como podemos observar, a faculdade de Sociologia abre um campo profissional bem interessante. Confira mais informações no blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui