Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
ead ou presencial

Faculdade EAD ou presencial: como escolher?

Dúvidas sobre escolher uma faculdade EAD ou presencial fazem parte da realidade de milhões de brasileiros que sonham em um curso superior. Afinal de contas, a popularização da educação a distância abriu uma série de oportunidades para quem quer estudar com um pouco mais de flexibilidade. Ao mesmo tempo, incertezas sobre os métodos de ensino das instituições que oferecem a opção a distância são constantes. Se você também tem dúvidas se deve optar por uma faculdade EAD ou presencial, continue a leitura do nosso artigo! Conheça, também, as vantagens e desvantagens de cada método e dicas para fazer a melhor escolha. Saiba mais: Certificado EAD: como o mercado vai receber meu diploma?

Faculdade EAD é mais fácil do que a presencial?

Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que cursar uma graduação à distância é mais fácil que cursar uma no modelo tradicional. Grande engano! Tanto a faculdade EAD quanto a faculdade presencial tendem a ter o mesmo nível de dificuldade e valor curricular. O grande diferencial neste caso é a dedicação e a organização do aluno de cada aluno. Assim, na faculdade EAD o nível de concentração é maior do aluno, afinal de contas, a flexibilidade permite que ele estude de qualquer lugar. Separamos algumas características para fazer uma faculdade EAD:
  • Capacidade de concentração;
  • Disciplina;
  • Facilidade no aprendizado;
  • Organização;
  • Responsabilidade.
É claro que essas características também são essenciais em uma faculdade presencial, contudo, quem opta por cursar a modalidade EAD precisa que elas sejam ainda mais fortes.

Faculdade EAD ou presencial: quais as vantagens?

Vamos entender que EAD e presencial tem diferenças, então conheça as vantagens e desvantagens existentes em cada modalidade.

Vantagens e desvantagens da faculdade EAD

Quando se fala em faculdade EAD, um dos principais benefícios associados é a flexibilidade do local para assistir as aulas, basta um acesso à internet. Contudo, grande parte das faculdades a distância permitem também que o aluno tenha horários flexíveis. Tudo isso é extremamente vantajoso para quem tem um dia cheio de compromissos ou que mora longe de uma instituição de ensino. Outra grande vantagem da faculdade EAD é que essa flexibilidade evita que o aluno tenha gastos com transporte e alimentação fora de casa. Igualmente vantajoso é o fato de que o valor da mensalidade também é reduzido se comparado a uma faculdade presencial. Por outro lado, a faculdade EAD pode apresentar algumas desvantagens, como por exemplo a maior chance de distração do aluno. Para isso é preciso que o aluno tenha um alto nível de organização e disciplina, de tal modo que crie rotinas de estudos. Algumas delas são:
  • Antes de sentar-se prepare seu material, deixe uma garrafa de água e um lanchinho para o intervalo;
  • A escolha do ambiente é importante, procure lugar tranquilo, iluminado e faça desse espaço seu local de estudo;
  • Desligue seu celular;
  • Faça pausas entre o período de estudo, caso seja mais de duas horas, levante-se, espreguice-se, alongue-se e fique atento com a postura;
  • Procure fazer interação nos chats e fóruns de discussões ao final de cada disciplina, isso fará com que desperte mais interesse e maior aprendizado;
  • Uma boa rotina faz parte de um bom planejamento.

Vantagens e desvantagens da faculdade presencial

Já a faculdade presencial tem como uma de suas principais vantagens o contato com outros alunos e professores, ampliando o networking do estudante. Ademais, por exigir o cumprimento de horários, a faculdade presencial auxilia na organização acadêmica do estudante, o que pode evitar a procrastinação e a dispersão. Dessa forma, o ambiente é considerado adequado e iluminado, o que favorece maior concentração e consequentemente melhor desempenho. Porém, a desvantagem que normalmente conta na hora da escolha é que os presenciais acabam tendo as despesas de transporte e alimentação. Os horários fixos estabelecidos em uma faculdade presencial também podem ser uma grande desvantagem, pois podem ser o impedimento para outros compromissos. E como nem sempre o estudante pode morar próximo da faculdade, esse deslocamento torna-se um impedimento para a conclusão dos estudos.

Dicas de como escolher uma faculdade EAD

Com a popularização do EAD, encontramos no mercado diversas faculdades que oferecem graduação e mesmo pós graduação a distância. Frente a esse cenário, é preciso escolher com cautela a faculdade em que você irá investir o seu tempo e o seu dinheiro. Confira algumas dicas para que você e faça a escolha mais certa:

1. Credenciamento e avaliação do MEC

Um dos pontos mais importantes ao escolher uma faculdade é verificar se a instituição é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Esse fator é considerado fundamental, pois só cursando uma faculdade credenciada o seu diploma é reconhecido e válido no território nacional Assim, para verificar se a faculdade EAD é credenciada, você deve acessar o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior e buscar pela instituição de interesse. Além disso, é válido verificar qual a nota do seu curso na avaliação do MEC. De tal forma, que você vai ter mais segurança em sua escolha .

2. Aulas presenciais

Muitas faculdades EAD exigem que o aluno participe de encontros presenciais, os quais podem ser semanais ou mensais. Assim, essa modalidade é chamada de semipresencial. Portanto, as atividades propostas são variadas. Uma oportunidade para o aluno interagir com seus colegas e professores, realizar provas ou participar de atividades coletivas, como seminários.

4. Material didático da faculdade EAd

Uma faculdade EAD de qualidade oferece aos alunos muito mais do que ebooks. Fazem uso de outros formatos de materiais:
  • videoaulas,
  • enquetes,
  • infográficos,
  • jogos didáticos,
  • apresentações interativas, entre outros.
Esse tipo de material possibilita uma melhor fixação do conteúdo. Além do mais, ajudam o aluno a desenvolver características importantes na sua atuação no mercado de trabalho, entre elas, independência, organização, iniciativa, gestão de tempo e foco. Além disso, é importante que a faculdade ofereça aos alunos uma biblioteca física ou virtual para realização de pesquisas e apoio didático.

4. Plataformas intuitivas no EAD

Para que os alunos possam aproveitar ao máximo do ensino à distância, é fundamental que a faculdade ofereça uma plataforma eficiente, intuitiva e sem problemas no sistema. A tecnologia é a grande parceira desse aprendizado e precisa ser desenvolvida com cuidado e qualidade.

5. Tutores e professores

Interessante observar o quadro de docentes da instituição. Pesquise se têm qualificação necessária através do seu currículo lattes. Aproveite para saber as linhas de pesquisa, os trabalhos desenvolvidos.

6. Polo presencial

Observe a localização do polo presencial e se contêm boa infraestrutura, com um bom auditório equipado com um sistema audiovisual, laboratórios, e computadores para uso dos alunos.

7. Canal de comunicação com os alunos

A instituição de ensino deve possuir um bom canal de comunicação com os alunos para tirar suas dúvidas, seja sobre o curso, conteúdo ou eventuais problemas existentes na plataforma de estudo.

8. Fale com quem já fez o curso

Falar com quem já fez o curso pode ser uma boa maneira de conhecer melhor o curso, os professores e a instituição. Para isso, utilize as redes sociais, lá pode conter depoimentos, experiências que auxiliaram na sua escolha. Saiba mais: Quando estudar em casa pode ser realmente um tiro no pé

EAD ou presencial: entendeu as diferenças?

O texto trouxe informações importantes para saber as diferenças entre o curso presencial e EAD o que auxiliará na sua escolha. A qualidade dos dois modelos é a mesma e o aluno será capaz de desenvolver as habilidades necessárias para aplicação do conhecimento. Mas atente-se sempre para cursos com aprovação pelo MEC! Assim, estará seguro para realizar seu sonho de ter uma graduação, um curso técnico, uma pós. Por isso, conte com plataformas e busque por conteúdos educacionais de qualidade para fomentar sua formação. Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais fique por dentro das novidades do ensino e conheça as melhores dicas de capacitação.
Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *