Já pensou em turbinar seu currículo com uma experiência de ensino superior em uma faculdade nos EUA? Nos Estados Unidos, o ensino costuma ser de qualidade e a infraestrutura oferecida pelas instituições é de excelência. Você pode ter acesso às instituições americanas por meio de programas de intercâmbio. Mas há outras alternativas e vamos abordar algumas nelas nesse post. É importante dizer que o processo seletivo para ingressar em uma faculdade nos EUA é diferente e inovador em relação ao Brasil. Tem entrevista em inglês, prova, carta de recomendação e muitas outras etapas que você só encontra nas instituições americanas. Então, para conseguir realizar o sonho de estudar fora do Brasil é preciso se preparar. Organização é tudo. Ela pode garantir o seu sucesso. Além disso, você pode ter o apoio de algumas empresas especializadas. Por isso, nós separamos várias dicas para apoiar você nessa jornada.

Prepare a documentação para a faculdade nos EUA

Grande parte das universidades americanas privadas recebem estudantes de outros países, inclusive, do Brasil. Para ingressar em uma delas, é importante acessar o site da faculdade e obter informações. A etapa de ingresso mais importante passa pela documentação. Entregar todos os documentos solicitados pela universidade que você escolher é fundamental para você avançar no processo seletivo. Caso isso não aconteça, você será desclassificado no primeiro momento. Então, fique atento aos requisitos. Todas as informações necessárias estão no site da faculdade nos EUA que você escolher. Cada instituição tem a sua documentação específica. Sendo assim, aqui está a primeira diferença entre a faculdade nos EUA e a do Brasil. Você precisa se candidatar para cada uma das universidades para escolher entre graduação ou pós. Então, se tiver alguma dúvida para conseguir toda a documentação, que precisa estar em inglês, busque uma assessoria especializada no assunto. Existem vários requisitos, entre eles, o seu histórico escolar. Afinal, é com esse documento que a faculdade nos EUA conseguirá ter acesso a suas notas e as disciplinas cursadas. Ou seja, esse é o resumo de todo o seu período como estudante. E eles avaliam tudo, pode ter certeza.

Carta de recomendação

Além disso, você precisa apresentar uma carta de recomendação. Aliás, dependendo da faculdade nos EUA, serão três cartas. Então, fique atento ao que é solicitado. Essas cartas podem ser escritas pelos professores ou diretores da sua escola. É preciso que eles indiquem o seu perfil, o seu desempenho e reforcem todo o seu contexto estudantil. Lembre-se que o material precisa estar em inglês. Por fim, garanta o seu visto de estudante no passaporte. Ele deve ser solicitado no consulado americano no Brasil. Siga todas as orientações, pague as taxas e faça as entrevistas. Com essa documentação em mãos você conseguirá ter mais acesso a uma faculdade nos EUA.

Como é o processo seletivo da faculdade nos EUA

Depois que você passar pela etapa de reunir toda a documentação necessária, será preciso se preparar e encarar o processo seletivo. Saiba primeiro que o ano letivo na faculdade nos EUA começa em agosto ou setembro. Essa, então, é a mesma época para você começar o processo seletivo. Durante esse período é muito importante você comprovar, por exemplo, a prática de trabalhos voluntários, projetos pessoais e outros tipos de programas que demonstrem o relacionamento com a comunidade. Acredite que a faculdade nos EUA avalia isso, diferente do que acontece no Brasil.

Provas específicas

Além disso, é claro que você precisa ter e comprovar a fluência no inglês. Afinal, todas as aulas seguirão nesse idioma. Para isso, a principal recomendação é você fazer o Test of English as a Foreign Language (TOEFL). Ele é aplicado por várias instituições no Brasil. Você estuda todo o conteúdo e depois faz a prova. Com a aprovação e a classificação em mãos, você anexa tudo no site da instituição. Outro requisito para entrar na faculdade nos EUA é a prova Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Test (SAT). Ela é dividida em perguntas sobre interpretação de texto, matemática e redação. Dá para acessar o site da instituição e ter acesso ao conteúdo para se preparar e estudar. Saiba que a principal dica nessa etapa é você ler com atenção o requisito de cada etapa. Caso contrário, quando enviar a documentação, terá muitos problemas. Aliás, vale a pena ler o regulamento da faculdade nos EUA que você escolher. Assim, você poderá saber com mais clareza se existe algum outro processo necessário para você realizar.

Contato com a faculdade nos EUA

Para dar sequência na sua entrada na faculdade nos EUA é preciso enviar tudo pelo site das instituições. Digitalize todo o material e envie com cuidado, seguindo o passo a passo da plataforma. Lembre-se que cada instituição tem a sua. Sendo assim, o processo nunca será o mesmo. Além disso, saiba que dependendo da sua faculdade nos EUA é preciso realizar uma entrevista. Ela pode ser presencial ou online. Isso também será apresentado para você na documentação disponível no site. Essa é uma etapa muito importante. Você deve estar preparado para prestar muita atenção ao que o entrevistador fala e valorizar o seu comportamento social. Isso é bastante importante. Aliás, costuma ser fundamental. Também esteja muito preparado com relação ao idioma. Lembre-se que a entrevista será em inglês. Você precisa demonstrar conhecimento sobre a cultura e também sobre o idioma. Algumas aulas de conversação podem ajudar você em mais essa tarefa. Uma boa dica é procurar por sites e aplicativos gratuitos na internet, ou no Youtube, por exemplo. Tem boas opções para você. Existe até a possibilidade de fazer algumas conversar com nativos. Aproveite mais essa facilidade para dar um up na sua carreira.

Conheça a rotina da faculdade nos EUA

Ela é bem diferente do Brasil. Afinal, no exterior o aluno costuma passar todo o dia na universidade. Isso inclui atividades extracurriculares e esportivas, por exemplo. Sendo assim, a infraestrutura oferecida costuma ser bem desenvolvida. Existem restaurantes, alojamentos, vestiários e muito mais. Os campi são verdadeiras cidades a céu aberto. Você encontrará programações sociais, musicais, educativas e esportivas. Existe sempre uma comunidade bastante organizada e engajada em oferece mais informação e experiência. Afinal, já falamos aqui que a faculdade nos EUA pensa em formar seres integrais. Então, essa realidade afeta a sua visão de mundo.

Bolsas de estudos

Se você está pensando em fazer uma faculdade nos EUA, mas ainda não tem o recurso financeiro necessário, não precisa desistir. Existem sim algumas opções para você realizar o sonho. Igual acontece no Brasil, você pode conseguir uma bolsa de estudos. Existem pelo menos três possibilidades. A primeira é conhecida como BE USA Acadêmico. Ela é bem direcionada para quem quer requisitar uma bolsa de estudos levando em consideração o desempenho acadêmico. Sendo assim, a banca avaliadora vai examinar, principalmente, o seu histórico escolar. Lembre-se que no caso da faculdade nos EUA eles também consideram a sua postura social. Então, você precisa estar com os projetos voluntários descritos. Isso pode render pontos positivos. Também existe o BE USA Master. Esse é o caso de quem precisa de uma pós-graduação. Os requisitos são diferentes e o conteúdo da sua entrevista, para conseguir uma bolsa na faculdade nos EUA também. Além do curso, o processo leva em consideração a quantidade de alunos e até a sua condição financeira. Além disso, eles avaliam o seu contexto social e o seu engajamento com a sociedade. As notas do seu histórico também serão levadas em consideração. Por fim, você pode optar pelo BE USA Atlético. Esse processo seletivo é para quem tem habilidades esportivas. Além de avaliar suas notas e o seu comportamento, você pode ser chamado para um teste. Aliás, a faculdade nos EUA costuma ter bons times de esportes. Pode ser ainda a sua chance de seguir uma carreira esportiva profissional e estudar de graça. O processo seletivo, nesse caso, tem critérios bem definidos e seguem um rigor. Tenha mais informações no site da faculdade nos EUA. Gostou das dicas? Tem mais conteúdo esperando por você no blog Vai de Bolsa. Acesse o portal e confira o material gratuito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui