Se você tem boa comunicação e poder de persuasão, certamente é alguém com aptidão pra vendas. Seria uma boa se existisse uma faculdade para vendedor, não? Afinal de contas, ajudaria desenvolver ainda mais as suas habilidades e traria um grau a mais nessa profissão. No entanto, não existe uma graduação com foco em direcionado para vendas no Brasil. Por outro lado, há uma série de formações superiores que tem relação a área de vendas.

É muito comum encontrar cursos livres ou rápidos com foco no setor de vendas. Em outras palavras, em como vender melhor por meio de técnicas na área. Contudo, não há cursos de graduação em vendas disponíveis no Brasil. Isso porque a aptidão em vendas está muito ligada a um talento natural das pessoas do que uma formação específica.

Nesse sentido, embora não exista uma faculdade para vendedor, talvez seja possível encontrar alguma formação que ajude você a construir uma carreira que tenha relação com vendas.

Veja a seguir e descubra alguns cursos de graduação que podem ajudar você a ser um vendedor de sucesso.

Leia também: Baixe grátis o nosso e-book Guia para conquistar o primeiro emprego

Algumas faculdades para vendedor

No Brasil, até o momento, ainda não existe uma faculdade para vendedor. Mas como qualquer bom brasileiro, saiba que é possível dar um jeitinho e investir em alguma graduação que tenha relação com vendas. Saiba que além de obter um diploma de ensino superior, ela pode ajudar você a aprimorar ainda mais o seu talento natural.

Ao obter o diploma de curso superior, você terá um conhecimento a mais na área de vendas e isso pode fazer de você um profissional diferenciado.

Pois a grande vantagem de obter o diploma é de também poder investir em uma pós-graduação futuramente. Ao fazer isso, você estará se qualificando ainda mais e aprimorando de forma consistente aquilo que você já sabe, fornecendo mais ferramentas de trabalho.

1- Marketing e propaganda

Marketing e propaganda talvez seja o curso que mais forneça conhecimentos a você na área de vendas. Pois esse é um dos grandes eixos dessa formação: criar projetos atrativos para clientes e esses clientes compram o determinado produto da campanha criada. Ou seja, esse projeto que você criou acaba sendo revertido em vendas.

Além disso, a faculdade de Marketing vai ajudar você a desenvolver técnicas para captar clientes, auxiliando na criação de uma imagem positiva. Nesse curso, você aprenderá também como se organiza o mercado, como atingir público-alvo. Portanto, vai direcionar você a entrar de corpo e alma na mente do cliente.

O curso de Marketing talvez seja um dos mais relacionados com vendas. Embora não exista uma faculdade para vendedor, o curso pode ensinar muito bem sobre as técnicas de captar cliente. Ou seja, além de aprimorar as suas habilidades, essa área está muito aquecida.

Isso que dizer que você também terá espaço para trabalhar em outros meios, como o marketing digital, por exemplo. Pois a produção de conteúdos pode ser uma área bastante promissora nesse segmento e fazer com que você tenha uma carreira de sucesso.

Esse curso tem uma duração média de 4 anos e oferece o diploma de bacharel no final. Isso quer dizer que é uma formação generalista, portanto, voltada para o mercado de trabalho. Além disso, é exigido que o aluno elabore um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). no final da graduação. Feito isso, o diploma é seu e boas vendas!

2- Administração

A graduação de Administração vai trazer vários conhecimentos relevantes para você atuar em vendas. Aliás, esse curso vai preparar você para entender sobre tudo aquilo que é importante em uma empresa. Saiba que muitos vendedores possuem essa graduação e atuam como representantes comerciais.

Sendo assim, esse pode ser um bom destino profissional, pois além de viajar, você terá contato com público e outros vendedores. Esse contato fará com que você acumule experiência em vendas e aprenda muito ao falar com as pessoas.

A grande vantagem de se formar em Administração é a possibilidade de atuar em vários segmentos da profissão. Uma boa opção para essa carreira pode ser abrir um próprio negócio. Além de garantir uma renda, você ainda ajuda a movimentar a economia da sua região ao gerar empregos.

O curso de graduação também tem uma duração média de 4 anos e fornece o diploma de bacharel. Outra grande vantagem são as variedades de pós-graduação na área.

Leia também: Pós-graduação em Administração: qual escolher?

3- Comércio Exterior

Se você tem interesse em trabalhar com importação e exportação, o curso de Comércio Exterior pode ser uma boa opção. Esse curso possibilitará que você entenda sobre tudo aquilo que é relevante para o comércio nacional e internacional. Ou seja, você irá aprender diversas questões que são relacionadas com compra e venda entre empresas de diferentes países.

Você vai aprender como identificar tendências e boas oportunidades de compra e venda. Portanto, essa formação permitirá que você aprenda sobre vários segmentos de venda e de compra, e isso fará de você alguém com um excelente conhecimento de todos os processos que são necessários para a entrada de um produto estrangeiro nos mercado do país e vice-versa.

Com tanta relação entre compra e venda de produtos, essa pode ser uma ótima faculdade para vendedor. Para isso, basta você prestar vestibular para alguma instituição que ofereça esse curso. Além disso, é importante lembrar que essa graduação também oferece o diploma de bacharel e dura 4 anos em média.

4- Gestão Financeira

A graduação de Gestão Financeira é o curso que garante uma formação para quem deseja saber tudo sobre finanças e orçamento. Afinal de contas, toda empresa precisa de um bom gestor e isso também pode ser aplicado para o comércio.

Portanto, você poderá aprender conteúdos fundamentais para aperfeiçoar suas habilidades nas vendas e que fará de você alguém bastante diferenciado para o mercado de trabalho em geral.

Essa graduação também tem uma duração média de 4 anos e é generalista. É focada para quem deseja atuar no mercado de trabalho. Sendo assim, essa pode ser um excelente faculdade para você se tornar um grande vendedor.

5- Economia

Se você quer saber mais como funciona o mercado e entender sobre teorias que fundamentam o movimento econômico, saiba que a faculdade de Economia pode ser muito útil para desenvolver as habilidades de venda. Além disso, é um curso que ensina você diversos segmentos econômicos que fazem parte de todo o mercado de compra e venda.

Esse curso aborda também disciplinas do comércio exterior, administração e contabilidade. Sendo assim, você pode aprender muito com esse curso e aplicar em alguma empresa todo o conhecimento que será adquirido.

Vale lembrar também que essa graduação dura em média 4 anos, fornece o diploma de bacharel e permite que você faça uma pós futuramente. Portanto, essa também pode ser uma boa faculdade para quem é vendedor.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre faculdades para vendedor, é interessante que você escolha uma que seja mais adequada ao seu perfil. Além de você estar aprimorando suas habilidades e competências para venda, estará também abrindo portas futuras para evoluir nos estudos e se tornar alguém muito diferenciado no mercado de trabalho.

Vale a pena conferir as opções de graduação acima em instituições de qualidade, como Estácio, FMU e IBMR, por exemplo. Escolher uma boa instituição de ensino também contará muito para ser um vendedor de sucesso.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa. Lá, você encontrará diversas dicas úteis para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui