faculdade semipresencial

Faculdade semipresencial: vantagens dessa modalidade

Quando se fala em fazer uma graduação, o estudante se vê em meio a alguns dilemas. Isso porque é um investimento grande de tempo e dinheiro. Qual a melhor modalidade? Como escolher? Presencial ou EAD? O que é uma faculdade semipresencial?

Essas perguntas são feitas por pessoas diferentes, a partir de situações diferentes. Portanto, vai ter mais de uma resposta certa. O que este artigo vai tentar ajudar é a encontrar a melhor opção para você.

Se a sua dúvida é entre a graduação presencial ou à distância, saiba que existe um meio termo. Isto é: a graduação semipresencial. Ela é mais barata e prática do que o presencial, porém sem perder alguns dos recursos didáticos desta opção.

Dessa forma, talvez a melhor opção seja esse meio termo. Ficou interessado? Então segue na leitura, pois vamos mostrar 10 vantagens da modalidade semipresencial.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o MEGAVESTIBULAR Estácioque está chegando com 70%* de desconto em todo curso. Provas nos dias 17 e 18 de setembro!

Leia mais: Quer um desconto na faculdade? Veja como conseguir!

O que é a faculdade semipresencial?

Vamos começar do começo. Uma faculdade semipresencial é aquela que tem uma carga horária presencial, mas é feita em parte à distância. Pode parecer simples, porém existe mais de um tipo de curso semipresencial.

De um lado, a faculdade semipresencial pode ter sido desenvolvida a partir de uma presencial que permite que algumas matérias sejam feitas à distância. O Ministério da Educação autoriza para que até 20% da carga horária seja feita desta forma. Assim, a maior parte do curso será presencial.

Existe também o oposto: faculdades EaD que optaram por fazer parte das aulas presenciais. Algumas aulas podem ser transmitidas ao vivo em um polo de estudos no seu estado, onde os estudantes se reúnem.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Temos, então, uma modalidade que combina vantagens do EaD e do presencial. No primeiro caso, pendendo mais para o presencial. No último, para o EaD. Sem mais delongas, vamos falar agora quais vantagens são essas.

1. Mais contato com os professores

Um dos medos que estudantes têm em relação ao EaD vem justamente da distância. Isto é: da aprendizagem ficar prejudicada, por não ter como resolver dúvidas e levantar questões mais diretamente. Embora o EaD seja uma forma totalmente legítima de aprendizagem, de fato esse não é seu forte.

Bom, a modalidade semipresencial oferece uma solução para este problema. Sem perder a praticidade de fazer a maioria das aulas à distância, você mantém um contato periódico com os professores. Dessa forma, o melhor de duas formas de ensino se completam.

2. Economia

Se o curso totalmente à distância é de fato a opção mais barata, o semipresencial tem um preço intermediário que não é muito maior. É preciso pesar na balança o fato de que você não perde o contato com os professores, por um preço menor do que o de um curso presencial.

Além disso, boa parte da economia é feita nos deslocamentos. Você não precisa pegar às vezes um ou dois ônibus para chegar à universidade. Com uma frequência menor, muitas viagens são poupadas. Ao mesmo tempo, você pode resolver suas dúvidas nos momentos presenciais do curso.

3. O diploma vale o mesmo

Não, você não vai ser discriminado no mercado de trabalho. Essa é uma ideia um tanto ultrapassada. Os empregadores olham para um conjunto de fatores e não vão deixar de contratar alguém por causa da modalidade do curso. Isso se dá, também, pela própria generalização da educação à distância.

Além disso, com o dinheiro poupado com uma modalidade de ensino mais barata, você pode investir na sua formação. Ou, como veremos a seguir, ingressar no mercado de trabalho.

4. Mais fácil de conciliar com emprego

Sejamos realistas: é cada vez mais difícil não trabalhar durante a graduação. Essa é a realidade de milhares de estudantes brasileiros que precisam de um sustento, mas não vão deixar de investir na própria formação.

Com a modalidade semipresencial, você não precisa necessariamente fazer um curso à distância para ter uma graduação. Isso propicia maior conforto financeiro durante o período do curso e tem também outra vantagem: experiência. Sair da graduação já tendo trabalhado é um grande adianto em termos de empregabilidade.

5. Você não perde os recursos do campus

Poucos pensam nisso quando começam um curso, mas todos acabam tendo que pensar em algum ponto dele: mas e o acesso à biblioteca? Um curso à distância, por melhor que seja, tem recursos limitados, não oferece a estrutura que um campus físico pode te dar.

Imagine, por exemplo, um estudante de sociologia. Nessa faculdade, se leem centenas de páginas por semana. Ele pode ter acesso a ebooks, ou ler no computador. Porém, principalmente para fazer trabalhos, a estrutura física de uma biblioteca é muito melhor. Da mesma forma, algumas pessoas preferem ler livros físicos do que digital – uma questão de gosto mesmo.

A faculdade semipresencial proporciona esses recursos sem que você precise abrir mão da praticidade do EaD. Mais uma vez, o melhor de dois mundos.

6. Variedade de opções

Parando para pensar um pouco, você vai perceber que em cursos totalmente presenciais ou totalmente à distância, não tem muito espaço para dúvida sobre como vai ser. Em cursos semipresenciais, ao contrário, a coisa varia muito. Isto é: pode ser 20% presencial, pode ser 50% ou pode ser 80%, entre outras possibilidades.

Isso carrega uma vantagem muito grande. Você poderá, basicamente, escolher o quão presencial vai ser seu curso. Entretanto, é óbvio que vai ser entre as opções existentes. Porém, só o fato dessa escolha ser possível é uma grande vantagem, pois permite um curso mais adaptado às suas necessidades e limites.

7. Os momentos decisivos serão presenciais

Outra vantagem dessa modalidade é que ela só é EaD quando interessa ser EaD e só é presencial quando interessa ser presencial. O que queremos dizer? Que momentos de autoaprendizagem, estudo, pesquisa – coisas que podem ser feitas à distância – são feitos à distância. Agora, as provas finais e até as aulas mais importantes, dependendo do curso, são presenciais.

É quase repetitivo explicar como isso é conveniente. Afinal, isso te dá autonomia para que estude em casa. De outro lado, as aulas presenciais garantem que você não perca o ritmo. Isso, aliás, nos leva ao próximo ponto.

8. Você estuda para valer

Apesar de serem cada vez mais comuns, muitas pessoas têm preconceitos contra modalidades de ensino remotas. Acontece com tudo aquilo que é novo. No entanto, é necessário separar a realidade da bagunça.

O EaD de fato exige que a pessoa se empenhe mais para conseguir conhecimento. Isso porque ela aposta na autonomia do estudante. Assim, quem não é mais disciplinado acaba de fato tendo problemas. O ensino semipresencial tem uma resposta para isso.

Como uma parte das aulas é presencial, o maior contato com professores ajuda a ter uma noção de que o curso está ali, de que ele é real. Além disso, entre uma aula presencial e outra, haverá muitas atividades. Elas ajudam a dar ritmo, para você não se perder na graduação!

Leia mais: Faculdade de Direito ainda vale a pena? Descubra aqui!

Próximos passos

Agora que você sabe o que é uma faculdade semipresencial, pode dar os próximos passos em direção à carreira dos sonhos. Quais são esses passos? Bom, depende muito de você, mas podemos dar algumas dicas.

Caso você tenha gostado da ideia, é bastante recomendado que comece a ver opções. Tomar uma decisão, dar um passo a frente, pode ser difícil, mas é um caminho entre nós e nossos objetivos. Existem muitas opções por aí, mas s temos uma dica.

Agora, se essa opção não é para você, fique tranquilo. Você pode olhar outras e refletir melhor sobre o que quer para o futuro. Uma possibilidade é a graduação flex, ideal para quem tem pouco tempo para os estudos. Ela é uma forma de ensino semipresencial, mas tem algumas especificidades que podem ser interessantes.

Outra dica é continuar acompanhando os posts do blog Vai de Bolsa. Isso porque nós disponibilizamos diversas dicas sobre mercado de trabalho e educação. Todos sabemos como é necessário se manter atualizado no mercado hoje em dia. Nós estamos aqui para ajudar você nisso.

Então, continue no nosso blog e veja outros conteúdos que vão ajudá-lo a tomar a melhor decisão!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *