Administração com certeza é um dos cursos mais versáteis das universidades. Isso porque, depois de formado nas faculdades de administração, o profissional pode atuar em diferentes áreas. tais como: vendas, recursos humanos, marketing, mercado financeiro, comércio exterior, logística e muito mais.

Tudo isso sem contar que o estudante pode entrar em uma faculdade de administração porque pretende abrir uma empresa ou ainda atuar na administração pública. Este leque de possibilidades existe porque um administrador é o profissional responsável por definir estratégias, acompanhar metas e resultados da rotina de uma organização. Em outras palavras, seu papel é gerenciar os processos e os talentos da empresa.

Diante de tantas opções é muito importante que o candidato pesquise se a habilitação que ele quer seguir está disponível entre as tantas faculdades de administração. As universidade federais, por exemplo, costumam ter cursos mais amplos ou voltados para a administração pública. No entanto, as instituições particulares contam com uma gama maior de habilitações, como por exemplo: Administração com ênfase em Comércio Exterior, Administração com ênfase em Marketing, Administração com ênfase em Gestão de negócios, entre outros.

Quais são as melhores faculdades de administração do Brasil pelo RUF

O Ranking Universitário da Folha de S. Paulo (RUF) com certeza é uma excelente ferramenta para conhecer as melhores faculdades de administração do país. Na lista, ainda consta o link para o site das instituições de nível superior. Dessa forma, o estudante pode visitar estes domínios e pesquisar se existe a habilitação de seu interesse.

O jornal cria esta lista com as melhores faculdades de administração a partir de dados nacionais e internacionais, além de pesquisas de opinião do instituto Datafolha, levando em consideração cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

A pesquisa leva em consideração a produtividade dos pesquisadores como, por exemplo, o número de publicações, citações de publicações dos docentes e ainda a publicação em revistas nacionais ou internacionais. Já o ensino é baseado nas estatísticas do Ministério da Educação (MEC), as notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a quantidade de professores com mestrado e doutorado.

Já o mercado, considerada a opinião de quase 6 mil profissionais de Recursos Humanos que participaram da pesquisa nos anos de 2016 a 2018. Internacionalização, refere-se a média de citações internacionais dos trabalhos desenvolvidos pelos professores, além de levar em conta a co-autoria desses docentes em publicações internacionais, como a Web of Science.

Por fim, o nível de inovação das faculdades de administração é mensurado pelo RUF por meio do número de patentes pedidas pela instituição ou pelas publicações feitas em parceria com empresas. É importante ressaltar que esses trabalhos devem fazer parte do banco de dados da Web of Science, ou seja, uma grande biblioteca de citações acadêmicas fomentada por revistas de todo o mundo.

10 Melhores faculdades de administração – Ensino público

  1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  2. Universidade de São Paulo (USP)
  3. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  5. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  6. Universidade de Brasília (UNB)
  7. Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  8. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  9. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  10. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

10 Melhores faculdades de administração – Ensino privado

  1. Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP)
  2. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV-EBAPE)
  3. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  4. Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER)
  5. Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
  6. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
  7. Faculdade de Economia e Finanças Ibmec (FACULDADES IBMEC)
  8. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  9. Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  10. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Quais as melhores faculdades de administração pelo MEC

O MEC não tem distinção na hora de avaliar os cursos superiores. Independentemente da instituição ser pública ou particular ou oferecer cursos a distância, o ministério utiliza quatro critérios:

  • Conceito Preliminar do Curso: é uma avaliação inicial de documentos que são enviados para a instituição, como por exemplo, infraestrutura, currículo lattes dos professores, diretrizes pedagógicas, entre outros;
  • Conceito de Curso: é o momento em que o MEC envia para a instituição um profissional qualificado para confirmar as informações que foram enviadas anteriormente;
  • Enade: o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia os conhecimentos que os estudantes desenvolveram ao longo do curso. O objetivo é observar a eficiência das práticas pedagógicas e currículo do curso em questão;
  • IDD: é o indicador que visa acompanhar a evolução dos estudantes, pois leva em consideração as notas do Enem e do Enade, como a própria sigla já mostra: Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

Os quatro critérios juntos levam os cursos das instituições de nível superior a ter uma nota de 1 a 5. Os números 1 e 2, significam que o curso não tem estrutura suficiente para formar estudantes. Dessa forma, o MEC concede um tempo para que a direção da universidade possa fazer os ajustes necessários.

Já a nota 3, garante que o curso atende às expectativas e pode seguir funcionando. Por fim, 4 mostra uma ótima qualidade, já o 5 coloca a instituição em nível de excelência.

8 instituições que tiraram nota máxima com o curso de administração a distância

  • Centro Universitário das Américas (FAM)
  • Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)
  • Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG)
  • Centro Universitário Senac (SENAC-SP)
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Qual o futuro do profissional formado em Administração?

É difícil falar sobre o futuro das profissões em um mercado tão dinâmico. No entanto, as empresas estão entrando em uma nova tendência de flexibilizar processos e construir uma cultura organizacional que fomente a inovação. Dessa forma, o profissional tem o desafio de fazer parte de organizações em transição, que querem engajar talentos, criar espaços criativos e colaborativos onde os funcionários tenham orgulho de fazer parte.

Assim, o profissional depois de formado na faculdade de administração deve continuar investindo em desenvolvimento profissional por que meio de um MBA em administração ou cursos livres. Não apenas para continuar competitivo em sua área de atuação, mas também para estar preparado para conduzir as organizações rumo a transformação digital.

Além disso, se você quer entrar para a faculdade de administração para abrir sua própria empresa, aproxime-se do conceito de startup enxuta, crie networking, faça parceria, estude sobre o tema. Fazendo isso com certeza o seu futuro será brilhante!

Ficou alguma dúvida sobre o ranking das melhores faculdades de administração? Compartilhe conosco nos comentários. Acompanhe o nosso blog e leia outras notícias relacionadas a carreira e educação.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui