Estudar horas, dias, meses na espera da tão sonhada prova do vestibular. Quando o resultado sai, é uma alegria enorme. Tem festa para confraternizar com os amigos, outra com os parentes e quem sabe mais uma só com os professores. Mas, depois do êxtase da grande notícia positiva, vem a responsabilidade que, se você for de fazer faculdade em outra cidade, será maior ainda.

O desafio é grande e o medo pode paralisar alguns estudantes. Por isso, a primeira dica para quem for fazer faculdade em outra cidade é se apegar nas partes positivas. Você poderá ter mais independência, conhecer novos amigos, desbravar um novo município e ainda estudar o que sempre quis. Depois, pense nas responsabilidades. É preciso conseguir uma casa para morar, administrar o dinheiro do mês e ir até a farmácia buscar o próprio remédio em dias de dor.

Está confuso sobre todas essas possibilidades? Então, veja um pouco melhor os prós e contras de fazer faculdade em outra cidade. Entenda que o seu futuro pode ser completamente alterado dependendo da sua decisão. No entanto, antes de tomar qualquer medida, leve em consideração todas as dicas deste texto. Elas são fundamentais para você construir uma carreira de sucesso e sem imprevistos.

Vantagens de fazer faculdade em outra cidade

Todo mundo diz para pensar positivo. Então, vamos começar pela parte boa. É claro que estudar fora de casa tem muitas vantagens. Afinal, se não fosse assim, você mesmo não conheceria algumas pessoas que se aventuraram pelo mundo em busca de uma vida melhor. Então, as vantagens existem e você deve considerá-las.

Mais tempo para você

Estudar fora pode trazer um tempo maior para você prestar atenção no que realmente importa: você. Afinal, com menos pessoas conhecidas, você terá tempo livre para ficar sozinho. Isso inclui aprender a identificar novas atividades que dão prazer. Ocupar o tempo livre. Uma ida no campus para atividades extracurriculares, por exemplo. Em muitas universidades os alunos vivem no campus da universidade. Eles participam de clubes e associações de esportes, interesses acadêmicos, xadrez e idiomas. Descubra uma nova rotina para você.

Sabe a conversa que você ficava pouco interessado? Ou o programa do fim de semana que não estava a fim de fazer? Então, você não precisará mais de desculpas se for estudar longe de casa. Essa, é sim um vantagem. Afinal, você terá tempo para se conhecer, redescobrir suas vontades e limites. Será uma fase de autoconhecimento. Ela é importante e pode fazer você amadurecer muito.

Crescimento pessoal e autonomia

Um dos grandes pontos positivos de fazer faculdade em outra cidade é ter mais experiência. Você terá que sair da sua zona de conforto. Chegará a hora de decidir se o seu último real será para comprar pão ou margarina. Para decidir se vai de ônibus ou de uber para a faculdade. Se limpa a casa ou sai com os amigos. Lava a louça ou o banheiro. Serão coisas simples, mas que farão total diferença na sua vida. Ganhar autonomia significa também ganhar mais qualidade de vida e conhecimento pessoal.

Com o passar do tempo, você vai perceber que não abrirá mão da sua individualidade por pouca coisa. Aprenderá que é mais importante respeitar a sua vontade de ir para casa, do que aceitar, sem muita vontade, o convite de um amigo para um café. Isso é muito bom. Afinal, será um passo importante para a sua vida profissional e adulta. Principalmente pelo fato de que hoje, muitas pessoas simplesmente não sabem dizer não, porque não se conhecem. Então, você vai aprender a respeitar os próprios limites.

Novas formas de comunicar

Você vai aprender que isso é real, oficial. Mesmo em tempos tão conectados, o bom e velho mural presente em todas as faculdades costuma ter boas oportunidades para sua nova fase de vida. Se permita novas experiências. Além disso, tire o fone de ouvido, olhe no rosto das pessoas, sorria.

Encontrar novas formas de se comunicar vai abrir suas possibilidades de relacionamento. Se você é tímido, busque a roda dos tímidos. Se você gosta de agito, vai encontrar um grupo preferido. A boa notícia é que a faculdade oferece possibilidades para todo mundo.

Fazer novos amigos

Esse é um grande desafio. Não se apegue somente aos amigos antigos, fazer faculdade em outra cidade também abrirá um leque de alternativas para você conhecer novas pessoas, seja no ambiente universitário, como em bibliotecas, museus, festas e cinema. Se a grana está curta, uma boa opção para almoçar é no restaurante da instituição.

Sim! Será o momento ideal de fazer novos amigos. Com o tempo, você mesmo vai perceber que estará mais aberto, mais receptivo. Você ficará muito disposto ao novo. Isso é bom, trará ótimos e novos relacionamentos. Na faculdade, você criará novos laços que podem durar a vida toda.

Comunicação virtual

A boa notícia para quem ainda sofre pela possibilidade de ficar longe da família e dos amigos, é a tecnologia. Ela existe e facilita muito. Hoje em dia, felizmente, qualquer distância fica mais curta graças à tecnologia. Bastam dois smartphones conectados à Internet para que uma conversa “frente a frente” seja realizada sem grandes dificuldades. A conversa que antes você teria no sofá da sala ou na cama do filho fica virtual, mas ainda pode ser feita diariamente e, se for preciso, várias vezes em um mesmo dia.

Desvantagens de fazer faculdade em outra cidade

Nem só de positividade vive o estudante. Isso é normal e necessário. Então, encare o quanto antes essa realidade também. Você precisa saber que vez ou outra terá crise de ansiedade, saudades da família e até uma vontade de largar tudo. É normal! Saiba que todos passam por isso. Tem relação com o seu momento de evolução e autoconhecimento. Então, não se desespere e preste mais atenção no que está por vir.

Dificuldades na adaptação cultural

A adaptação cultural em outra cidade pode representar muitos desafios. Você pode não gostar do sabor da água que sai da torneira, do lanche vendido na rua, da tranquilidade da vizinhança. Além disso, pode não ter mais o restaurante preferido, o bar dos sonhos e a balada preferida. Os amigos não estarão tão perto assim. Talvez, você percebe que fazer novos colegas talvez seja uma tarefa mais complicada.

Além disso, em algumas regiões do país, a sua relação interpessoal pode ser afetada. É que grupos podem ser mais reservados e preferir o individualismo. Além disso, em outros casos, os introvertidos podem sofrer mais. Tem Estados que preferem grandes festas e ambientes aglomerados. Então, não tem muito jeito, de uma forma ou de outra você terá que se adaptar culturalmente e entender os seus limites.

Gasto com alimentação

A comida não chega sozinha até a geladeira, Acredite, é preciso ir até o supermercado e pagar, uma boa quantia, por ela. Então, talvez um ponto negativo de fazer faculdade em outra cidade seja a alimentação. Não só o preço, mas aprender cozinhar e comer coisas mais saudáveis. Com o passar dos meses, você entenderá que comer mais legumes e frutas faz toda a diferença. Comer corretamente e na hora certa vai dar mais força para os estudos. Mas, essa fase de adaptação, que poderia ser simples, pode render boas complicações.

Moradia em teste

As decisões sobre moradia vão influenciar sua rotina pelos próximos anos na nova cidade. Sendo assim, é importante não tomar atitudes precipitadas. Caso você não tenha condições financeiras de arcar com um aluguel procure a assistência à permanência estudantil de sua faculdade. As instituições públicas têm moradias universitárias destinadas a alunos de baixa renda. Além disso, as universidades federais e estaduais dão bolsas e auxílios como isenção de pagamento no restaurante estudantil e vale-transporte.

Solidão do fim de semana

Isso vai acontecer. Acredite. Mesmo para os mais extrovertidos, em algum momento, será preciso ficar sozinho. Você terá que saber lidar com o silêncio da casa quando os colegas forem para suas respectivas cidades. Gaste tempo para estudar. Aproveite a solidão para se conhecer.

Gostou das dicas sobre fazer faculdade em outra cidade? Tem muito mais conteúdo no site Vai de Bolsa. Aproveite!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui