Melhores filmes de guerra para estudar história

0
2

Está cansado da rotina de estudos e quer encontrar uma forma diferente de assimilar e compreender os conteúdos? Que tal assistir alguns filmes de guerra para estudar história? O blog Vai de Bolsa separou uma lista com 10 ótimos filmes que te ajudarão a entender mais o contexto histórico das guerras e ainda vão te proporcionar um ótimo momento de lazer.

Pegue a pipoca e vamos lá!

Filmes sobre a Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial foi a primeira guerra do século XX e durou entre os anos de 1914 e 1918. A batalha, que aconteceu em território europeu, foi resultado de rivalidade econômica e ressentimentos por acontecimentos passados e questões nacionalistas.

Com duas grandes fases divididas entre a Guerra de Movimento e a Guerra de Trincheira, esta mais longa, que durou entre 1915 e 1918, a Primeira Guerra foi um acontecimento que culminou em cerca de 10 milhões de mortos e transformou completamente a Europa.

Confira filmes sobre essa época:

1. Lawrence da Arábia (1962)

O longa de David Lean conta os feitos do tenente inglês T.E. Lawrence e foi considerado uma das melhores obras cinematográficas de todos os tempos.

O filme é baseado na biografia de T.E. Lawrence, que foi escrita em seu livro chamado Sete Pilares da Sabedoria. A história começa em 1916, quando o jovem tenente pede transferência do Cairo para a península arábica, onde torna-se oficial de ligação entre os rebeldes árabes e o exército britânico. Esse exército era aliado contra os turnos, que desejavam anexar seu Império Otomano a Península Arábica.

Lawrence, que era um admirador do deserto e do estilo de vida beduíno, se oferece para ajudar os árabes a se libertarem dos turcos. O filme aborda a vida de Lawrence em quatro grandes blocos: a conquista de Aqaba, o momento em que é raptado e torturado em Deraa pelos turcos, o massacre de Tafas e o fim do sonho árabe de Damasco.

2. Glória feita de Sangue (1957)

Este também é um clássico do cinema mundial, dirigido pelo renomado diretor Stanley Kubrick. É um ótimo filme para entender as péssimas condições de combate aos quais os soldados eram submetidos.

O episódio narrado no longa, conta a história de um ataque suicida contra os alemães, ordenado pelo general francês Paul Mireau. Para abafar a participação no incidente, o general atribui o fracasso da operação a três soldados que são julgados e condenados à morte.

Filmes da Segunda Guerra Mundial

Assuntos relacionados à Segunda Guerra Mundial estão sempre presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É comum encontrar questões que falam sobre nazismo, antissemitismo e também sobre as consequências da Segunda Guerra Mundial.

Em 1939 se iniciou o maior conflito da história da humanidade quando o exército nazista invadiu a Polônia e quebrou o Pacto de Não Agressão Germano-Soviético. Neste momento, havia a seguinte separação no mundo: Alemanha, Itália e Japão eram as Potências do Eixo, enquanto Inglaterra, URSS e Estamos Unidos, as Potências Aliadas. 

Em 1945, a Alemanha e a Itália já estavam derrotadas, mas o Japão ainda seguia na disputa. O marco para o encerramento da Segunda Guerra foram as bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, ainda no ano de 1945. Então, no dia 2 de Setembro de 1945 o Japão declara rendição incondicional. 

Encontre uma lista abaixo com filmes sobre a Segunda Guerra Mundial para você estudar História.

1. A lista de Schindler (1993)

Este filme de Steven Spielberg é um clássico sobre a Segunda Guerra Mundial. O filme aborda o tema do holocausto e do antissemitismo, que é o ódio contra judeus.

O longa conta a história de Oskar Schindler (Liam Nesson), um conhecido negociante e oportunista, muito simpático e sedutor, que também era membro do Partido Nazista. Mas, apesar de tudo, era um homem que amava o ser humano, e viu sua vida mudar depois de conhecer os campos de concentração de judeus.

Schindler passou a vida lutando para manter seus trabalhadores judeus longe dos campos de concentração, feito que lhe causou algumas prisões. Mas como era membro do Partido Nazista, sempre conseguia ser liberto. Viu a perda de sua riqueza, pois utilizou todo o dinheiro que possuía para subornar os oficiais alemães, com o objetivo de mantê-los longe dos judeus.

Oskar, com seu empenho e luta, conseguiu salvar mais de mil judeus. Em dado momento da Guerra os oficiais emitem uma ordem que diz que todos os judeus, incluindo os trabalhadores, devem ser enviados para o campo de Auschwitz. Schindler então muda sua fábrica de localidade e cria uma lista de trabalhadores indispensáveis para o funcionamento de operações. Esta lista, conhecida como Lista de Schindler salvou mais de mil judeus, que deveriam ser enviados para Auschwitz.

2. Dunkirk (2017)

Este emocionante filme de Christopher Nolan conta a história da Operação Dínamo. O episódio aconteceu no início da Segunda Guerra Mundial. Esta operação tinha como objetivo resgatar cerca de 400 mil soldados aliados que estavam cercados pelas tropas nazistas na cidade de Dunquerque, na França. Os aliados não teriam condições de vencer os soldados nazistas, e estavam presos no litoral, sem ter por onde fugir.

Foi então que, a retirada heroica dos soldados acontecem. Com o apoio de civis ingleses que utilizaram embarcações, pequenos navios, pesqueiros e navios comerciais para chegarem ao litoral da França e resgatarem os soldados, levando-os de volta a Inglaterra.

O longa conta com poucos diálogos e tem seu roteiro dado através de três perspectivas: terra, ar e água.

Filmes da Guerra Fria

A Guerra Fria se iniciou em 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. A disputa, que se deu entre os Estados Unidos e a União Soviética foi travada pela hegemonia política, econômica e militar do mundo.

A Guerra fria foi causada pela diferença dos sistemas políticos implantados nos Estados Unidos e na União Soviética. Enquanto a União Soviética buscava implantar o regime socialista em outros países. O objetivo era então expandir a sua ideologia que era baseada em um partido único, igualdade social e economia planificada. Já os Estados Unidos, baseava-se no sistema capitalista.

Com o intuito de reforçar o sistema capitalista, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, apresenta então o Plano Marshal. O plano visava oferecer empréstimos e investimentos para países que foram prejudicados durante a Segunda Guerra Mundial, com juros baixos, visando a recuperação econômica dos países. Em contrapartida, a União Soviética cria, em 1949, o Comecon, que impedia seus aliados de participarem do Plano Marshal.

Diante desse cenário, foi iniciado os conflitos da Guerra Fria. Durante o período da Guerra Fria, não foram realizados conflitos armados. Afinal, as duas potências possuíam um forte armamento nuclear. Fato que poderiam causar um grande massacre, e até mesmo o fim dos dois países. A Guerra então foi marcado por conflitos ideológicos e políticos

Conheça alguns filmes que falam sobre a Guerra Fria.

1. Adeus Lênin (2003)

Este filme, do diretor Wolfgang Becker, relata os momentos finais da Guerra Fria na Alemanha. O filme conta com uma trama leve, focada no cotidiano das pessoas que viveram neste período.  É uma boa pedida para quem quer assistir filmes de Guerra, mas sem tanta violência.

O período retratado no filme, mostra o desmantelamento da União Soviética, a queda do Muro de Berlim e a Reintegração da Alemanha Ocidental e da Alemanha Oriental.

A história contada é de Alexander e de sua mãe, Christiane. Ela sofre um ataque cardíaco, desmaia e fica em coma durante oito meses em um hospital. Quando finalmente desperta, Christiane não tem conhecimento dos acontecimentos dos últimos meses, que culminaram na queda do Muro de Berlim e na Reintegração das Alemanhas.

Alexander tem então a missão de preservar o apartamento da família como um museu do socialismo. Dessa forma, ele busca evitar que a mãe tenha outro ataque cardíaco ao perceber que o país está se moldando ao sistema capitalista.

2. Todos os homens do Presidente (1974)

O drama dirigido por Alan J. Pakula foi baseado no livro homônimo dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein que participaram do caso Watergate.

A investigação que descobriu a rede de espionagem e também lavagem de dinheiro, levou a renúncia do Presidente Nixon. É um ótimo filme, baseado em fatos reais, para entender melhor o escândalo do Presidente Nixon, no caso Watergate.

Filmes são um grande aprendizado!

Gostou da ideia de estudar assistindo filmes? Então, agora que você já viu nossa lista de filmes de guerra para estudar história, confira os 18 melhores filmes de história para se preparar para o Enem. Veja também as nossas dicas de séries que podem te ajudar a desenvolver pensamentos críticos sobre questões que podem ser abordadas na redação.

Veja também, quais os outros assuntos, além das principais guerras mundiais, que mais caem na prova de história do Enem.