Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
Filmes de história

Conheça os 18 melhores filmes de história para se preparar para o Enem

Você não precisa estudar apenas em sala de aula ou com livros e apostilas. Existem muitas filmes de história que ajudam a entender o passado e podem ser uma boa distração ao mesmo tempo. Afinal, quem não gostaria de estudar jogado no sofá assistindo televisão?

Além disso, variar as formas de estudar ajuda a reter melhor o conteúdo, acumula para a sua bagagem cultural e, claro, alivia o estresse antes das provas. Então confira a lista que separamos e veja alguns bons filmes de história para estudar!

Mas antes de começar, vale avisar: certas obras são baseadas em fatos reais, mas outras são totalmente de ficção. Mesmo assim, os filmes de histórias que ajudam a entender o contexto de uma época, questionar e despertar o interesse pelo conteúdo. O importante aqui é usar o cinema como base para traçar paralelos entre os conteúdos de aula e as narrativas. 

18 filmes de história para estudar comendo pipoca

Pré-história

10.000 a.C. (2008)

Nossa lista vai seguir uma ordem cronológica, então começamos pela pré-história. Para estudar esse período, vale assistir ao filme 10.000 a.C., um épico que conta a história de um caçador de mamutes tentando proteger a sua tribo e sua amada de um grupo de guerreiros perigosos.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Nesse caso, a dica é observar os furos históricos do roteiro e comparar com o que você sabe sobre o período.

Outras dicas: A Guerra do Fogo, O Elo Perdido

Antiguidade

300 (2006)

Para entender um pouco mais sobre a Antiguidade e a Grécia Antiga, vale assistir ao filme 300. A obra conta a história da Batalha das Termópilas, na qual o Rei Leônidas e apenas 300 espartanos lutaram contra o persa Xerxes e seu exército, com mais de 30 mil soldados.

Essa batalha foi determinante para a história da Grécia e esta obra é um dos filmes de história com o melhor espetáculo visual!

Asterix  e o Domínio dos Deuses (2014)

Além disso, se você quer estudar outro povo da história antiga, vale também ver Asterix  e o Domínio dos Deuses. A animação francesa de ficção conta a saga do gaulês Asterix e seu parceiro Obelix contra uma invasão romana na Gália (território que hoje corresponde à França, Itália e Bélgica). Uma opção leve e divertida para estudar essa época!

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Outras dicas: Alexandre, Tróia, Gladiador, Átila, o Huno

Idade Média

O Nome da Rosa (1986)

É um dos filmes de história mais comentado nas salas de aula. Esse filme narra a história de um monge franciscano encarregado de investigar uma série de mortes em um mosteiro.

A obra mostra a época da inquisição e como determinados comportamentos eram punidos pela Igreja. Além disso, ele é baseado no livro clássico de Umberto Eco, que também é uma ótima pedida para estudar história!

Joana d’Arc (1999)

Ainda sobre a inquisição, uma ótima pedida é o filme Joana d’Arc, baseado na história real da heroína francesa, que se vestiu de homem e lutou na Guerra dos Cem Anos. Joana alegava ter visões divinas que a diziam para lutar pela França e acabou queimada viva na fogueira, acusada de bruxaria. Séculos depois, foi canonizada pela Igreja Católica e hoje é uma figura lembrada no mundo todo!

Outras dicas: Coração Valente (1995), Cruzada (2005), O Sétimo Selo (1959)

Idade Moderna

 

O Homem da Máscara de Ferro (1998)

A Idade Moderna foi marcada na Europa pelos reinados absolutistas e um ótimo filme para estudar esse período é O Homem da Máscara de Ferro. Na obra, o cruel rei francês Luís XIV manda prender em uma masmorra seu irmão gêmeo, que ninguém sabe existir. Mas um mosqueteiro e seus companheiros decidem resgatar o prisioneiro. 

Lutero (2002)

É um dos melhores filmes de história para entender melhor a época da Reforma Protestante. Lutero conta a história do personagem de mesmo nome, responsável por denunciar as práticas da Igreja Católica e dar início a uma nova igreja. Além de uma ótima biografia, é uma oportunidade interessante para conhecer esse contexto histórico.

Maria Antonieta (2007)

Conhecida por suas extravagâncias, Maria Antonieta é outra personagem que marcou a história da França. Envolta em polêmicas, a princesa austríaca foi enviada para se casar com o monarca Luis 16 enquanto ainda era adolescente e acabou guilhotinada junto com ele quando a Revolução Francesa eclodiu. No filme de Sofia Coppola, a história ganha contornos pop e uma trilha sonora bem contemporânea. 

Outras dicas: Shakespeare Apaixonado (1998), Agonia e Êxtase (1965), Danton – O Processo da Revolução (1983)

Idade Contemporânea

O período desde a Queda da Bastilha (1789) até hoje é chamado de Idade Contemporânea e essa é a época mais retratada pelo cinema, por motivos óbvios. Então, se você quer filmes de história para estudar os últimos séculos, não vão faltar opções!

Revolução Industrial

Tempos Modernos (1936)

Mais um clássico amado por professores de história, esse filme de Charles Chaplin retrata a realidade dos operários nos primeiros anos do século XX. Nele, o protagonista é levado à loucura pela repetição do trabalho, é internado e, quando sai do hospital, acaba preso por engano como um agitador comunista. Uma ótima opção para ilustrar as condições de trabalho da época e as contradições da modernização industrial.

Outra dica: Germinal (1993)

Revolução Russa

O Encouraçado Potenkim (1925)

Produzido nos primeiros anos da União Soviética, esse filme trata dos eventos que antecederam a Revolução de 1917. Ele narra um motim de marinheiros que sofriam com maus tratos contra os oficiais do navio e sai do controle. Uma opção muito interessante para entender o contexto da revolução e da Rússia czarista. 

Outra dica: Rasputin (1996)

Primeira Guerra Mundial 

Cavalo de Guerra (2011)

Você gosta de um filme emocionante sobre a relação entre animais e seus donos? Então este é uma ótima pedida! Além de mostrar detalhes dos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial, esta obra conta a história do garoto Albert e seu cavalo Joey, vendido para as tropas britânicas. 

Outra dica: A Fita Branca (2009)

Segunda Guerra Mundial 

A Lista de Schindler (1993)

Outro clássico da lista de de filmes de história, baseado na história real do polonês Oskar Schindler, o filme mostra como o empresário ajudou a salvar a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto. Um filme emocionante e premiado, bom para saber mais sobre os horrores do nazismo e entender como a sociedade alemã lidava com as ações do governo. 

Pearl Harbor (2001)

Narrando a história de dois amigos que se envolvem com a guerra e acabam servindo nas forças armadas estadunidenses, o filme de 2001 mostra o bombardeio japonês em Pearl Harbor, que levou os Estados Unidos a entrarem efetivamente na Segunda Guerra. 

Outras dicas: O Grande Ditador (1940), A Vida é Bela (1997), O Resgate do Soldado Ryan (1998), A Queda (2004)

Guerra Fria

Boa noite e boa sorte (2006)

Durante a Guerra Fria, o governo dos Estados Unidos comandou uma caça aos comunistas dentro do próprio país. Contando essa história, o filme Boa Noite e Boa Sorte narra o embate entre um senador reacionário e um âncora de televisão contrário às ações. 

Outras dicas: Dr. Fantástico (1964), Os 13 Dias que Abalaram o Mundo (2000)

Ditadura Militar no Brasil 

O que é isso, companheiro? (2004)

Depois do golpe militar que derrubou o governo democrático no Brasil, muitos militantes contra a ditadura aderiram à luta armada. Neste filme, conhecemos um desses grupos, que comandou o sequestro do embaixador norte-americano no país. Baseado no livro de Fernando Gabeira, também é uma excelente dica para entender o período.

Outras dicas: Pra Frente, Brasil (1982), Zuzu Angel (2006)

Guerra em Ruanda 

Hotel Ruanda (2004)

Em 1994, um conflito político levou ao genocídio de quase um milhão de pessoas. Sem ajuda internacional, a população do país teve que encontrar seus próprios meios para sobreviver e uma das histórias mais famosas é do gerente do hotel Milles Collines, que abrigou mais de mil pessoas durante a guerra. 

Conflitos entre Israel e Palestina

Paradise Now (2005)

A história dos conflitos no Oriente Médio pode ser bem complexa, então nada melhor do que alguns filmes para entender melhor, certo? Uma das opções é Paradise Now, que mostra a história de dois amigos palestinos recrutados para um atentado suicida na capital israelense. 

 Outras dicas: Lemon Tree (2008), Promessas de um Novo Mundo (2001)

Agora que você já conhece os melhores filmes para estudar história para o Enem, saiba o que é estudado na faculdade de História e veja se esta graduação pode ser uma boa opção para você.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *