filmes historia do brasil

8 filmes que te ajudarão a entender a história do Brasil

  • Enem
  • 31/out/19
  • por Thais Gonçalves

A preparação para o Enem e vestibular não precisa ser exaustiva com muitas horas de aula e exercícios de fixação. Aliás, o indicado é justamente intercalar momentos de intensa concentração com descanso. Nessas horas, nada como um filme que permita que você relaxe e estude ao mesmo tempo. Pensando nisso, preparamos uma lista com os melhores filmes história do brasil.

Nela, você vai retomar os estudos sobre colonização, ditadura militar, Brasil império, guerra dos canudos e muito mais!

Confira os melhores filmes história do Brasil

1. Quanto vale ou é por quilo (2005)

O drama dirigido por Sérgio Bianchi faz um paralelo e marca a semelhança entre o comércio de escravos do século XVIII e a exploração da miséria, pelo marketing social, nos dias de hoje. O longa é baseado no conto “Pai contra mãe” de Machado de Assis. É possível encontrar várias referências ao conto, ao longo da história.

No filme, no século XVIII, onde negros eram transformados em mercadoria pela escravidão, uma escrava grávida foge e é pega por um capitão do mato. Depois disso, aborta o filho que espera.

Já nos dias atuais, uma ONG superfatura computadores para um projeto de informática na periferia. Uma de suas idealizadoras tem a vida posta em cheque, após a descoberta do desvio.

Enquanto isso, Candinho, um jovem desempregado que será pai em breve, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro.

Este é um dos filmes que contam uma parte da história do Brasil. Ele escancara a desigualdade social e racial vividas no país. Além disso, deixa uma boa reflexão sobre os problemas vividos no país.

2. Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995)

Filme de Carla Camurati, lançado em 1995, conta a história de Carlota Joaquina, de forma histórica e satírica. A história começa na Escócia, onde Yolanda escuta a história de Carlota Joaquina de Bourbon, contada por seu tio.
A história vai desde a explicação sobre a monarquia portuguesa, a colonização do Brasil, até o país de tornar um reino unido com Portugal, fato que tornou Carlota Joaquina Princesa do Brasil.
Situações como a morte do Rei de Portugal D. José I de Bragança, em 1777, e a insanidade declarada da Rainha Dona Maria I, em 1792, levaram D. João de Bragança, até então príncipe, e sua esposa Carlota Joaquina, ao trono real português.
Já em 1807, com o intuito de fugir das tropas de Napoleão, o casal foge de Portugal. Então instala-se no Rio de Janeiro, onde a nobreza e a família real portuguesa estavam exiladas há 13 anos.
No Brasil, enquanto colônia, os desentendimentos entre Carlota Joaquina e D. João se amplificam, após a morte da mãe do monarca. Este é um dos filmes que mostram a história do Brasil, desde a sua colonização.

3. Mauá – O Imperador e o Rei (1999)

Longa de 1999, é um dos filmes da história do Brasil dirigido por Sérgio Rezende e mostra a vida de Irineu Evangelista de Sousa.

O gaúcho, órfão de pai e considerado o primeiro grande empresário brasileiro, seria o responsável por várias iniciativas de modernização para a economia nacional, ao longo do século XIX.

Com o passar dos anos, deixou de ser apenas Irineu Evangelista de Sousa e passou a ser Barão de Mauá e em seguida, Visconde de Mauá.

Visconde de Mauá tornou-se alvo das intrigas dos Conservadores e passou a ser alvo de sabotagens criminosas. Seus negócios foram fatalmente abalados pela redução das taxas de importações de máquinas e ferragens.

Em 1875, o Banco Mauá declara falência. Então, Visconde de Mauá é obrigado a vender a maioria de suas empresas a capitalistas estrangeiros para liquidar suas dívidas.

Este é um dos filmes que conta a história do Brasil. Além disso, ajuda a refletir sobre a relação que as elites brasileiras têm com o poder público.

4. Olga (2004)

O drama Olga foi lançado em 2004 pelo diretor Jayme Monjardim. Ele foi inspirado na biografia da alemã, judia e comunista Olga Benário, escrita por Fernando Morais.

O filme recebeu três prêmios no Grande Prêmio Brasileiro de Cinema de 2005. Foi também um grande sucesso de bilheteria. Mais de 385 mil pessoas assistiram ao filme apenas no primeiro final de semana de estreia no Brasil. Porém, o longa não foi bem recebido na Alemanha.

O filme conta a história do romance entre a militante comunista Olga Benário e o brasileiro Luís Carlos Prestes. O romance aconteceu durante o governo constitucional de Getúlio Vargas e a Segunda Guerra Mundial.

Este foi o único momento histórico brasileiro em que realmente existiu um plano de tomada de poder comunista no país, segundo registros históricos.

Depois disso, a “ameaça comunista” foi usada como argumento para o Estado Novo, em 1937, com a tentativa de impedir a posse de João Goulart, em 1961, e para o Golpe Militar de 1964. Dentre todos os filmes que contam a história do Brasil, Olga é um grande nome.

Leia mais: Os melhores filmes sobre professores para você se inspirar

5. Batismo de Sangue (2007)

O longa é baseado no livro homônimo de Frei Betto, lançado em 1983 e vencedor do prêmio Jabuti de literatura.

Dirigido por Helvécio Ratton, o filme se passa na década de 1960, na cidade de São Paulo, e conta a história de um grupo de frades dominicanos que passa a apoiar o grupo de guerrilha Ação Libertadora Nacional, da oposição à Ditadura Militar, liderado por Carlos Marighella.

Após apoiar politicamente o grupo de guerrilha, os frades precisam de dispersar. Alguns deles, partem para o Rio de Janeiro e são pegos pelos oficiais brasileiros.

Depois de muita tortura e a acusação de traição perante a igreja e a pátria, os frades passam informações cruciais sobre o local de reunião do grupo, onde o líder Marighella costumava estar. Depois disso, Marighella é surpreendido e executado por policiais do DOPS paulista, sob o comando do delegado Sérgio Paranhos Fleury.

A obra é muito importante e se torna essencial para o momento atual, onde alguns pedem intervenção militar no país.

6. Ônibus 174 (2002)

Este é um dos documentários que mostram períodos da história do Brasil dirigidos por José Padilha. Ele conta mais sobre o sequestro do ônibus 174 por Sandro Barbosa do Nascimento. O sequestro aconteceu nos anos 2000, na zona sul do Rio de Janeiro. Em 2015, o filme entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, criado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Padilha mostra todo o processo de transformação do sequestrador, desde quando era uma criança de rua, sobrevivente da chacina da Candelária, até o início de sua vida nos crimes. Um dos argumentos do documentário, é que Sandro, assim como milhares de outros brasileiros, são fruto de um processo forte de exclusão social e abandono das autoridades. Dessa forma, a entrada para a vida do crime, não foi uma opção, e sim o resultado de toda a sua vida.

O sequestro do ônibus 174 foi amplamente divulgado pela televisão, com imagens ao vivo, que são mostradas no filme documentário de Padilha. A obra é uma aula de sociologia e critica sobre como a imprensa tornou o sequestro do ônibus em um espetáculo midiático.

7. Jango (1984)

O longa de Silvio Tendler conta a história de João Goulart, presidente brasileiro deposto em 1964. Este foi um dos documentários brasileiros com a maior bilheteria da história. Ficou em sexto lugar de bilheteria e contou com mais de meio milhão de espectadores.

O filme mostra toda a trajetória política de Jango, como era chamado popularmente. O 24º presidente do Brasil foi derrubado do poder por tentar realizar reformas profundas no país. Reformas das quais, afetaram os interesses da elite, que se articularam para criar um clima de histeria, com a propaganda anticomunista.

O longa conta com imagens de arquivo e entrevistas com importantes personalidades políticas, como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Carlso Furtado, Frei Betto e Magalhães Pinto.

Com o slogan “como, quando e por que se derruba um presidente”, o filme mostra o contexto histórico dos anos 60, com a Guerra Fria. Além disso, mostra detalhes sobre o golpe militar brasileiro.

A obra ainda apresenta os movimentos de resistência e termina com a morte de Jango, já no exílio e, portanto, é um excelente filme sobre história do Brasil para dar uma força com o Enem e os demais vestibulares.

8. Guerra de Canudos (1997)

Este é mais um drama dirigido por Sérgio Rezende e foi baseado num conhecido episódio da história brasileira, a Guerra de Canudos.

No Nordeste do século XIX, onde a fome, a seca, miséria, a violência e o abandono político era uma realidade, com o agravante do fanatismo religioso, foi desencadeado um grave problema social.

No sertão da Bahia, em 1896, foi iniciado o conflito civil, onde o exército brasileiro enfrentou os integrantes de um movimento religioso liderado por Antônio Conselheiro. A Guerra de Canudos durou de 1896 a 1897 e terminou com um massacre.

Gostou das indicações dos filmes história do Brasil? Então acompanhe mais conteúdos como este no Blog Vai de Bolsa.

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *