Filmes para estudantes: 6 longas que você deveria ver

Estudantes costumam ter uma rotina puxada, focada em aulas, exercícios e muita leitura. Não é fácil ter que assimilar todo o conteúdo para ir bem nas provas. Em muitos casos, é preciso ainda conciliar estudos com trabalho e família. O cenário fica ainda mais desafiador para quem que está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o vestibular. Isso porque são provas que exigem o máximo de concentração e dedicação nas aulas.

Por isso, em ambos os casos, é importante que o estudante separe um tempo para descanso. Para esfriar a cabeça mesmo. Isso porque não adianta focar totalmente nos estudos quando não se reserva um tempo para relaxar. Para ajudar você nesse momento, separamos seis filmes para estudantes que vale a pena assistir.

Os seis longas metragem têm histórias incríveis de superação e motivação que se encaixam no contexto que você está agora. Confira a lista abaixo e compartilhe conosco nos comentários o seu filme favorito.

1. A teoria de Tudo (2014)

O filme conta a incrível história de Stephen Hawking, astrofísico que possui uma doença incomum, chamada Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O filme emociona seus espectadores e mostra que, independente dos obstáculos que existem na vida, ainda é possível correr atrás de seus sonhos e superá-los. Ele é baseado no livro “A teoria de tudo”, escrito por Jane Wilde Hawking, esposa de Stephen Hawking. 

A história do jovem Hawking começa a mudar quando, aos 21 anos, no auge de seus estudos e descobertas sobre buracos negros, é diagnosticado com uma rara doença que atinge o sistema nervoso e enfraquece os músculos. A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) atinge todas as funções físicas do corpo humano. Normalmente quem possui essa doença tem uma expectativa de vida muito reduzida. Hawking, por exemplo, recebeu uma estimativa de dois anos, mas viveu muito além das expectativas. O astrofísico morreu em 14 de março de 2018, aos 76 anos. 

Mesmo com todas as adversidades, Hawking conseguiu realizar seu grande feito e publicou a teoria dos Buracos Negros. Ele conseguiu tudo isso com muito apoio da família e amigos. A Teoria de Tudo é, com certeza, um ótimo filme para estudantes continuarem motivados a buscarem os seus objetivos!

2. Para sempre Alice (2014)

O longa foi baseado no livro da Ph.D. em Neurociência pela Universidade de Harvard, Lisa Genova, e fala sobre o mal de Alzheimer. Uma temática delicada e importante, não só para os estudantes que buscam filmes para assistir, como para toda a sociedade. O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro, que acomete progressivamente a memória das pessoas.

A história contada é da linguista Alice Howland, que no auge de seu sucesso, aos 50 anos, é diagnosticada com o mal de Alzheimer. O longa aborda a trajetória de Alice, desde a evolução da doença, as preocupações de sua família, até a perda do controle da própria vida que a protagonista enfrenta.

É um filme tocante, envolvente e que não deixa a desejar em nenhum momento. Principalmente, para quem já se envolveu com algum caso dessa doença na família ou entre amigos e conhecidos.

3. Patch Adams, o amor é contagioso (1998)

Este longa de 1998 é sobre uma história real de amor e solidariedade. É um dos filmes mais indicados para estudantes de medicina. Os estudantes que são mais sensíveis com filmes já devem se preparar para chorar. O personagem principal é Hunter Adams. Interpretado por Robin Willians, Hunter é um estudante de medicina que busca por métodos e condutas médicas mais humanizadas depois de perceber a frieza e insensibilidade que seus professores da universidade lidam com os pacientes.

Adams então inclui em seus métodos, que são pouco ortodoxos, o humor e a alegria. Mas isso não agrada os demais médicos, que não acreditam que tais métodos podem trazer resultados. A história, cheia de preconceitos e descredibilização de Adams, é tocante e mostra sua perseverança para lidar com as situações.

Depois de se formar e se tornar médico, Patch e mais 20 colegas fundaram o Gesundheit Institute, na Virgínia, nos Estados Unidos. O hospital foi o primeiro a reunir todas as formas de terapia. Ao completar 12 anos, já havia atendido mais de 15 mil pacientes.

4. Whiplash – em busca da perfeição (2014)

Outro filme de 2014 que não poderia faltar nesta lista é “Whiplash – em busca da perfeição”. O longa conta a história de Andrew (Miles Teller), um jovem músico que sonha em fazer sua marca na história da música como o melhor baterista de jazz da sua geração.

Andrew consegue então entrar para a melhor escola de música do gênero e se torna aluno de um renomado músico, chamado Fletcher. Porém, Fletcher é o tipo de tutor que ninguém gostaria de ter. Seus métodos se baseiam em humilhação, xingamentos e treinos extremos. Tudo isso para que seus pupilos cheguem ao nível máximo de aproveitamento. E assim, mais perto da perfeição, custe o que custar.

É um filme desconfortável. E deixa a reflexão: até que ponto é saudável chegar para buscar um objetivo? É um ótimo filme para quem gosta da temática musical e também de temas como aperfeiçoamento de técnicas e eficiência.

5. A Condenação (2010)

Este é um longa que sempre aparece na lista de filmes para estudantes. É um clássico do Direito. O filme, baseado em fatos reais, conta a história de dois irmãos Betty Anne Waters (Hilary Swank) e Kenny (Sam Rockwell). Os dois sempre foram muito unidos e apegados e a trama do filme se baseia nesse amor fraternal.

Kenny sempre foi o irmão mais levado, que sempre se metia em confusões. Até que foi acusado de ser o principal suspeito de um assassinato. Sua condenação pelo crime o levaria à prisão perpétua. Diante dessa situação e acreditando na inocência do irmão, Betty então inicia sua busca para salvar o irmão da prisão perpétua. Com uma condição financeira que não possibilitava a contratação de um bom advogado, a solução que Betty Anne encontra é ir para a faculdade de Direito e defender pessoalmente o irmão.

Sua obsessão por encontrar provas para libertar o irmão faz com que Betty deixe seu marido e seus filhos em segundo plano. O que acabou causando grandes problemas para a personagem.

O longa possui uma trama que consegue prender o expectador, mesmo que angustiado, do início ao fim do filme. Vale muito a pena colocá-lo na lista!

6. Green Book (2018)

Muito parecido com a premissa de Conduzindo Miss Daisy, filme de 1989, o longa Green Book, de 2018, também apresenta discussões sobre racismo e desigualdade.

O filme é baseado em fatos reais. Ocorre nos Estados Unidos do início dos anos 60. Mostra a relação de Don Shirley, um músico negro que contrata Tony Lip, um homem branco e racista para ser seu motorista e assistente durante a a sua turnê pelo Sul dos Estados Unidos.

Durante a jornada dos dois acontece muita coisa. Tony passa por uma transformação bem grande. Ele deixa de ser um conservador racista e passa a ser mais aberto e tolerante, nutrindo até mesmo uma grande admiração por Shirley. O músico também passa por grandes transformações ao conviver com Lip. O nome Green Book faz alusão a um guia utilizado antigamente para indicar quais hotéis aceitavam negros nos Estados Unidos. 

Para estudantes que buscam filmes com a temática do racismo, ou desigualdade social, o longa é um prato cheio. É muito interessante entender como uma relação completamente extremista podia acontecer há pouco tempo atrás.

Já escolheu o seu filme?

E aí, gostou da sugestão dos filmes? Na lista acima, há filmes indicados para para estudantes de administração, direito, medicina e psicologia. Se você já assistiu algum dos filmes que separamos nesse post, deixe um comentários contando para nós.

Agora, caso você esteja se preparando especificamente para a prova do Enem, pode acessar outra lista de 18 filmes superindicados que vão te ajudar muito a se dar bem na prova.

Quer acessar mais conteúdo sobre educação? Explore o blog Vai de Bolsa!

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *