Os melhores filmes sobre professores para você se inspirar

Os melhores filmes sobre professores para você se inspirar

Filmes sobre professores podem ser um bom tema para quem busca alguma inspiração na área da educação.

Um grande professor pode lapidar um diamante bruto. Quantas vidas ele pode mudar? Como um método de ensino pode transformar os meios de acesso a educação de um aluno?

O papel de um professor é fundamental na sociedade. E alguns filmes ilustram bem isso. O cinema pode fornecer alguns insights sobre a forma de ensinar e também de aprender.

A seguir, daremos algumas dicas de filmes sobre professores que podem ajudar você a ter mais familiaridade com o ensino e seus métodos, sendo eles convencionais ou não.

Filmes sobre professores que são inspiradores

1- Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society )

Esse é um clássico entre os clássicos. É praticamente impossível começar a falar de filmes sobre professores sem citá-lo. É incrível como essa obra é atemporal. Lançada há trinta anos, ainda é capaz de comover muitas pessoas.

Um professor, chamado John Keating, interpretado por Robin Williams, vai dar aula em uma escola tradicional. Seus métodos nada convencionais acabam atraindo os alunos para as paixões que esse professor cultiva, a poesia e a arte.

Dessa forma, os valores pregados pela escola são transgredidos pelo professor, pois para ele o que importa é fazer aquilo que se tem paixão. Essa seria uma forma de viver uma vida extraordinária, ou seja, ser especial e singular naquilo que move você.

De nada adianta você ter tradição, honra, disciplina e excelência se não for movido pela paixão.

Sociedade dos Poetas Mortos foi lançado em 1989 e venceu o Oscar de melhor roteiro original. É também uma das atuações mais brilhantes de Robin Williams.

O que podemos aprender com esse filme?

Ele ensina muito mais do que aproveitar o dia (carpe diem). Mostra que a arte pode transformar o meio em que vivemos e que é possível estimular o pensamento crítico através dela. Nesse sentido, é importante fazermos aquilo que se tem paixão.

Os métodos nada convencionais de John Keating inspiram os alunos a terem outros pontos de vista sobre a vida e inspirações quanto ao futuro e viver de modo que valha a pena, ou seja, ter uma vida extraordinária.

2-  A Voz do Coração (Les Choristes)

Esta produção francesa lançada em 2004 conta a história de Clément Mathieu ( Gérard Jugnot), um professor de música que vai dar aula em um reformatório chamado de “o fundo do poço”. Lá ele encontra um ambiente de muita resistência e indisciplina.

Porém, através de sua sensibilidade, ele consegue enxergar potencialidades nos alunos de uma forma que ninguém mais poderia. Começa a ensinar canto para os jovens rebeldes. Dessa forma, ele consegue conquistar o respeito dos internos e modificar o meio de ensino duro e bruto ao qual os jovens estavam acostumados. Ele consegue transformar um ambiente de pura repressão através do respeito.

Este filme sobre professor venceu o prêmio do cinema europeu na categoria Melhor Compositor.

O que podemos aprender com esse filme?

A lição mais importante que pode ser tirada desse filme é que não é possível ensinar ou aprender sem afeto. É fundamental que a educação seja transmitida com esse sentimento, caso contrário, não existe mediação entre professor e ensino, pois é através do respeito mútuo que um método de ensino tem efeito.

3- Coach Carter- Treino para a Vida

Esse filme é baseado em uma história real e foi lançado no ano de 2005.

O filme retrata a vida de Ken Carter (Samuel L. Jackson), dono de uma loja de esportes. Ao aceitar a proposta de ser o técnico de basquete de um time de sua antiga escola, em Richmond, ele encontrará sérios problemas de disciplina por parte dos alunos.

A partir dessa resistência, Carter resolve impor um regime rígido de disciplina, desse modo, seu método acaba gerando muita polêmica. Em contrapartida, consegue resultados satisfatórios logo nos primeiros jogos à frente da equipe.

Com as medidas rígidas de treino, ele também consegue fazer com que os alunos se interessem pelos estudos, outro fator que estava comprometendo o desempenho da escola.

O que podemos aprender com esse filme?

O filme mostra que um grande líder pode ser aquele que mais exige e alguém sempre pode melhorar os seus defeitos com a finalidade de cumprir um objetivo.

Disciplina e respeito podem andar lado a lado, mas para isso, o professor deve conhecer bem seus alunos para que possa extrair o melhor deles.

4- Gênio Indomável (Good Will Hunting)

Esse também é um clássico entre os filmes sobre professores. Lançado em 1997, ele também conta com a brilhante participação de Robin Williams.

O filme conta a história de Will Hunting, interpretado por Matt Damon. Um jovem e talentoso aluno com diversos problemas comportamentais. Will era um aluno órfão e servente de uma universidade tradicional em Boston. Até que em determinado momento, acaba atraindo a atenção dos professores ao resolver problemas matemáticos de alta complexidade.

Embora Will tenha as capacidades cognitivas extremamente avançadas, é um ser com diversos problemas comportamentais e sem perspectivas para o futuro.

Ao ser julgado e preso por agressão, a Justiça determina que ele passe a frequentar aulas de matemática e fazer terapias. Mesmo assim, ainda não é suficiente para controlar sua arrogância e gênio difícil. Durante as terapias, Will conhece o psicólogo Sean Maguire, interpretado por Robin Williams.

Ali ele se identifica com os meios nada ortodoxos do psicólogo e se identifica com seu futuro mentor. Sean e Will começam a aprender um com o outro. Portanto, o terapeuta consegue, através de maneiras pouco convencionais, domar o instinto agressivo de seu paciente.

O que podemos aprender com esse filme?

Primeiramente, o filme mostra que até mesmo alguém genial é um indivíduo com inúmeros problemas. Todos os diamantes brutos precisam de lapidação, porém não é fácil chegar a um método eficiente que faça o aluno perceber a sua genialidade.

Muitas vezes o que um aluno precisa é de um bom tutor. É através do afeto e da confiança que uma pessoa problemática conseguirá contornar os problemas.

 5- Escritores da Liberdade (Freedom Writers)

Lançado no ano de 2007, também é baseado em fatos reais. Esse filme retrata a maneira de transformar o cotidiano dos alunos.

Escritores da Liberdade retrata a história da professora Erin Gruwell, interpretada pela brilhante Hilary Sawank.

O filme aborda o meio de ensino deficiente, territorialista e marginalizado dos Estados Unidos. No entanto, a dedicação de uma professora para introduzir literatura nos hábitos dos alunos é fundamental para resolver as situações de conflitos sociais e trazer uma forma de se colocar no lugar do outro.

Através de seu método único, ela começa a trabalhar a escrita de um diário com sua classe. Nesse sentido, ela fornece um meio para que os alunos possam se comunicar e se libertar das angústias ao relatarem a sua realidade.

Para conseguir aplicar seu método de ensino, ela traça caminhos alternativos para sensibilizar os alunos. Ao trabalhar o livro Diário de Anne Frank, eles percebem que o preconceito transcende qualquer barreira, independente de origem étnica, social, religiosa, entre outras.

O que podemos aprender com esse filme?

O filme ensina que a exclusão e marginalização dos alunos nada resolve. Todos têm uma história em comum e que pode ser levada a sério, mas para isso, é preciso um olhar sensível do educador para que possa ser trabalhado.

A tarefa da educação é justamente mostrar a herança e a bagagem social que recebemos, que não se deve replicar aquilo que historicamente é desprezível.

Podemos ver que a educação é algo que faz o ser humano romper barreiras. Agora que demos algumas dicas de filmes sobre professores que são relevantes e inspiradores, boa maratona!

Depois nos conte nos comentários o que achou desses filmes.

Se você gostou desse conteúdo e se interessou em ler mais sobre educação, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.