Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
filmes sobre Psicologia

Filmes sobre Psicologia para estudantes assistirem

Se você é estudante de psicologia e quer aprimorar seus conhecimentos, existe uma série de recursos disponíveis. São livros, vídeos, palestras e também filmes sobre psicologia. Ficou interessado? Vamos te passar uma lista de filmes que todo estudante de psicologia deveria assistir.

São filmes que abordam transtornos ou questões psicológicos, e que facilitam o entendimento dos problemas. Confira a lista! Leia também: Entenda o que é Psicologia do Esporte e veja se essa área é para você

10 Filmes sobre psicologia

Selecionamos 10 filmes sobre psicologia para você aprimorar seus conhecimentos.

1. Psicose (1960)

 
O filme, dirigido por Alfred Hitchcok, é baseado no romance de Robert Bloch e, dizem, inspirado em um caso real ocorrido na década de 1950.

Ele conta a história de Norman Bates, um homem tímido e misterioso, que vive com sua mãe super protetora e gerencia o um isolado motel. Também faz parte do enredo a secretária Marion Crane que rouba 40 mil dólares do patrão e foge para encontrar o namorado. Só que ela se perde na estrada por conta de uma chuva e decide se hospedar no Motel Bates, o motel da família de Norman.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

A partir daí começa toda uma história envolvendo Norman, sua mãe, a irmã de Marion, Lila Crane e um detetive particular. Se você não conhece a cena clássica do chuveiro ou não assistiu ainda esse filme, ele é um prato cheio para um bom estudo da psicologia.

São abordados temas como a psicopatia e também o comportamento de pessoas com dupla personalidade. Existe uma outra versão do filme feita em 1998, dessa vez colorido (o filme de 1960 foi filmado em preto e branco por escolha do diretor). Há também uma série de 2013, Bates Motel, que conta as origens de Norman.

2. O Milagre de Anne Sullivan (1962)

O filme conta a história de Anne Sullivan, uma professora que tenta fazer com que uma aluna cega e surda, chamada Helen Keller se adapte e entenda o mundo que a cerca. Para que isso aconteça, ela entra em confronto com os pais da menina que são super protetores sempre a mimaram e a privaram de tudo.

Baseado no livro de Hellen que conta sua história real, o filme é um retrato psicológico que mostra o quanto não sabemos sobre como lidar com limites físicos e que a realidade pode ser muito difícil. Mas ele carrega uma mensagem de conquista e apoio. Hellen cresceu e se tornou ativista pelo direitos das pessoas com deficiência e pelas mulheres.

3. A Ilha do Medo (2010)

A Ilha do Medo, ou Shutter Island, em inglês, é o local onde fica um hospital psiquiátrico, de onde supostamente fugiu uma assassina.

O detetive Teddy Daniels, vivido por Leonardo Di Caprio, e seu parceiro Chuck Aule (Mark Ruffalo), são levados até a ilha para investigar esse desaparecimento. Para desvendar o mistério, eles são assombrados pelas atitudes dos pacientes e planos desconhecidos dos médicos.

Este é um filme que trata da esquizofrenia, mostrando como é o ponto de vista do esquizofrênico sobre o mundo ao seu redor. Além de ser um suspense de tirar o fôlego!

4. O Enigma de Kaspar Hauser (1974)

Esse filme conta a história do alemão Kaspar Hauser que passou a vida toda dentro de um cativeiro sem ver o mundo do lado de fora. Ele nem sabe que existem outros seres e acha que a comida é algo que brota naturalmente quando ele fecha os olhos, já que a trocavam durante o sono.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Um dia ele é solto em praça pública e mal consegue falar ou andar. Muitas pessoas decidem ajudá-lo a se integrar na sociedade e ele acaba se transformando em uma atração popular.

O fato de Kaspar não entender o mundo que o cerca, questionar coisas como a fé dos religiosos, faz com que o filme nos sirva como uma reflexão do que é e o que não é normal na sociedade. Como definir o que é correto vindo de uma pessoa pura, sem culturas ou regras a seguir? Vale conferir.

5. O Silêncio dos Inocentes (1991)

Vencedor dos 5 principais prêmios do Oscar: melhor filme, roteiro adaptado, direção, ator para Anthony Hopkins e atriz para Jodie Foster, em 1992.

O filme é baseado no livro com o mesmo nome de 1988, de Thomas Harris. Conta a história do Hannibal Lecter que é um ex-psiquiatra que foi condenado à prisão perpétua por ter matado e comido suas vítimas. E de Clarice Starling, agente do FBI que precisa da ajuda de Hannibal para traçar um perfil psicológico de um assassino.

A cada diálogo entre os dois, Hannibal tenta ir a fundo na infância e juventude de Clarice para em troca, fornecer pistas sobre o perfil do assassino.

Este é um dos filmes sobre psicologia que trata sobre psicopatia e o quanto esses tipo de pessoa pode ser manipuladora e perigosa. Também discute o papel e as expectativas sobre as mulheres. Se ainda não assistiu, está perdendo!

6. A Experiência (2001)

A Experiência é baseado em um caso real. Trata-se de um experimento realizado em 1971 para investigar como o comportamento humano na sociedade pode ser definido através de grupos. Esse experimento foi realizado na Universidade de Stanford (EUA) e oferecia dinheiro para voluntários que quisessem participar.

Como funcionava o experimento: foi criado um ambiente igual ao de uma prisão e os candidatos foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos. Um grupo de prisioneiros e outro grupo de guardas da prisão.

Como cada grupo reagiu e interpretou seus papéis é exatamente o que o filme quer mostrar: que as pessoas agem diferente quando estão no poder.

7. O Abrigo (2011)

O Abrigo conta a história de Curtis LaForche que mora numa pequena cidade de Ohio com a esposa Samantha e sua filha de seis anos, que possui uma deficiência auditiva. A família trabalha bastante para dar conta das despesas da casa e das necessidades específicas da filha.

Até que Curtis começa a ter pesadelos com tornados e tempestades apocalípticas e sente a necessidade de construir um abrigo em seu quintal. Para isso, começa a usar todo o seu tempo e dinheiro, fazendo com que a esposa e seus amigos fiquem preocupados.

A história trata de esquizofrenia e obsessão e como esse desequilíbrio pode trazer prejuízos para a pessoa, a família e todos que o cercam.

8. O Lado Bom da Vida (2012)

Também baseado em um livro com o mesmo nome, de Matthew Quick, conta a história de Pat Solitano Jr, vivido por Bradley Cooper, que sofre de transtorno bipolar. Ele volta para a casa do pai, interpretado por Robert De Niro, após ter se separado de sua mulher e passado por um longo tratamento.

Pat tenta de todas as formas conquistar a ex-mulher e reconstruir sua vida. Durante um jantar na casa de um casal de amigos, ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence – que ganhou o Oscar de melhor atriz por esse papel), uma mulher também problemática mas que provocará grandes mudanças em sua vida.

O filme retrata o dia-a-dia das pessoas que convivem com este transtorno onde a pessoa muda subitamente de humor.

9. O Discurso do Rei (2010)

Este filme conta a história de George, vivido por Colin Firth, um integrante da realeza britânica que é gago. Isso lhe causa constantes constrangimentos pois ele frequentemente precisa fazer discursos.

Após inúmeras tentativas de tratamento, sua esposa Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue, interpretado por Geoffrey Rush, um terapeuta de fala de método pouco convencional.

Lionel acaba também atuando como seu psicólogo e amigo, utilizando exercícios e métodos que ajudam George a adquirir autoconfiança quando ele tem que assumir a coroa, quando seu irmão abdica ao trono.

10. A Caça (2012)

Lucas, vivido por Mads Mikkelsen, acaba de sair de um divórcio onde perdeu a guarda do filho. Ele tem muitos amigos e trabalha em uma creche onde é querido por todos.

Tudo está bem até que uma de suas alunas, de 5 anos, mente à diretora, dizendo que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas. A acusação faz com que ele seja afastado do trabalho e perseguido pela cidade.

O filme nos mostra uma grande crítica social e religiosa. Até onde as pessoas vão por conta de um boato, já que a sociedade, desde o início dos tempos, sempre esteve propensa ao apedrejamento coletivo.

Gostou da lista de filmes sobre psicologia?

Acrescentou esses filmes sobre psicologia na sua lista? Conta pra gente qual foi o seu preferido e continua acompanhando nosso blog para mais dicas como essas.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *