Conheça os melhores filmes e séries sobre filosofia

Conheça os melhores filmes e séries sobre filosofia

Estudar filosofia em frente ao computador ou televisão: parece uma realidade distante para você? Então prepare-se porque separamos uma lista completa para você rever matérias de filosofia em filmes e séries.

Prestando bastante atenção no contexto das narrativas, você vai perceber que existem muitas teorias de pensadores da filosofia. Então, é possível vislumbrar na prática tudo o que os livros costumam mostrar para você durante o estudo. Rever a filosofia em filmes e séries pode ser mais divertido do que você imagina.

Leia também: 10 clássicos da filosofia que todo mundo deveria ler

I am Mother

Essa é uma trama da ficção científica. Conta a história de uma adolescente (Clara Rugaard) que foi criada por um robô (Rose Byrne). A trama se passa depois de uma extinção da humanidade. Por isso, esse robô foi programado para ajudar a repovoar a terra. No entanto, a reviravolta acontece quando a suposta filha entende que a ajuda da mãe pode ser bem diferente do imaginado.

Com base nisso, é possível verificar que o filme aborda uma questão ética e social muito grande. Assim, ao estudar filosofia em filmes e séries dá para perceber como esse contexto acontece na prática.

Leia também: Assuntos de filosofia que mais caem no Enem

Merlí

Essa é uma série que tem como protagonista Merlí Bergeron (Francesc Orella). Ao estudar filosofia em filmes e séries, você precisa considerar esse material. Afinal, o ator é um professor que ajuda seus alunos a pensarem sozinhos. Para isso, ele usa sua disciplina sem seguir os padrões tradicionais de conceitos. Então, o professor mostra aos estudantes que é possível colocar em prática todo o conteúdo de uma forma única.

A filosofia entra de modo direto na narrativa do professor. O roteiro aborda o tema de uma forma ainda melhor quando dedica cada episódio da série a um pensador, passando por Platão, Aristóteles, Maquiavel, Sócrates, Foucault, Shopenhauer e outros. A proposta dessa trama é ajudar pessoas a entender seus problemas e resolver suas próprias questões por meio da filosofia.

Matrix

Toda essa trama é fantástica para você entender um pouco mais de filosofia em filmes e séries. Matrix conta a história de um jovem engenheiro de software e hacker. Ele sempre desconfiou que o mundo fosse bem mais complexo do que os humanos conhecem. Então, ele embarca em uma viagem para descobrir mais sobre uma conspiração sinistra.

Quando o assunto é filosofia, podemos aprender com o eixo central do Mito da Caverna de Platão. Assim, o personagem quer se livrar do que a sociedade vende como um mundo real, mas que pra ele não é. Então, ele se sujeita a sair da caverna e romper com esse mito.

The Eichmann Show

Essa é a história da vida real dos personagens que tentam capturar depoimentos de um dos nazistas mais notórios da guerra, Adolf Eichmann. Com base nisso, apresenta muitos conflitos e é exatamente por esse motivo que pode ser encarado como mais um estudo da filosofia em filmes e séries. O roteiro nos faz imaginar se somos o que sempre acreditamos ser ou se somos apenas o resultado de tudo que nos cerca. Será que realmente temos humanidade? Tire suas próprias conclusões.

A Origem

Esse é mais um longa de ficção-científica e também de muita ação. É uma viagem pelo planeta e pelo sonho. A trama conta a história de um ladrão diferente. Ele espera a vítima dormir e retira das mentes os mais profundos segredos. O vilão é intensamente cobiçado e procurado para fazer espionagem corporativa. No entanto, por causa dos problemas causados com o que seria um dom, ele também se torna um fugitivo internacionalmente procurado.

Como uma reviravolta, o personagem recebe o que seria uma segunda chance. Dessa vez, não mais pra roubar segredos, mas para implantar uma ideia na mente.

Levando em consideração todo esses roteiros, vemos que a filosofia em filmes e séries pode ser relacionada ao mesmo princípio da questão do platonismo. Ou seja, o que vemos e vivemos nada mais é do que uma forma de reviver todas as nossas ideias. Será isso mesmo? É mais uma reflexão para você se aprofundar durante os minutos dessa trama de ficção.

Show de Truman

Ele vive um show. Tudo o que conhece é uma farsa, uma encenação. O personagem vive dentro de uma cidade cenográfica. A casa, a esposa, o trabalho e tudo o que conhece é dirigido por um famoso e talentoso cineasta. Todos os conhecidos são atores. Só que aos poucos a mentira contatada para ele vira farsa. Então, com maestria, ele transforma a descoberta em um misto de riso, choro e aplausos. Uma narrativa perfeita para quem gosta de cinema.

Quando o assunto é a filosofia em filmes e séries podemos rever o contexto social. O motivo pelo qual vivemos e nos comparamos com as regras sociais. Podemos refletir sobre a imposição da sociedade na nossa rotina e na nossa consciência, transformando em sonho um desejo por prêmio, sobre o fato de renunciar à própria privacidade por um pouco de aceitação e até fama. Esse roteiro mistura o mundo imaginário com o real.

O Bom Lugar

Aonde as pessoas vão depois da morte? Será o paraíso ou o inferno? O que leva você a considerar ser um ou outro? Uma narrativa intrigante e empolgante. O livro relata ainda o contexto social. Atitudes simples e gestos inocentes podem impactar toda uma comunidade. Tudo isso é retratado pela interpretação dos personagens que vivem no espaço do filme.

O roteiro também tem um pouco de drama e de crítica. A falsa bondade é encarada com desconfiança e gera mais benefícios para quem a pratica. O que seriam ações bondosas passam a ser apenas meios para se ganhar vantagem.

Assim, a filosofia em filmes e séries mais uma vez passa a ser vista por aqui. Nesse filme especificamente, a trama tenta refletir sobre o que é bom. Será que depende de cor, raça ou sexo? Ou será apenas que ser bom tem relação com as atitudes que tomamos para proteger e beneficiar nossa sociedade? Mais um conflito de ideias e narrações que vão levar você a outro destino.

Inteligência Artificial

Será que um robô pode ser programado para sentir? Quão sociável ele pode se tornar? O filme passa pelo XXI. O homem conseguiu desenvolver uma máquina para ajudar no combate ao derretimento das calotas polares e do aquecimento global. O robô é tão bem desenvolvido que chega a conseguir se comportar de forma absurdamente humana. A proposta então é trabalhar com a inteligência artificial. Uma viagem para que um robô consiga sentir algo além do que uma máquina sentiria.

Com essa narrativa, ao pensarmos sobre a filosofia em filmes e séries, podemos refletir sobre a construção do conhecimento e da percepção. No caso do robô, por exemplo, ele mesmo vai construindo suas verdades na hora em que começa a relacionar os fatos e o que seriam os sentimentos. E nós? Como fazemos tudo isso? Como construímos a nossa verdade? Com quais aspectos ela está relacionada? Faz parte de um contexto social muito maior?

A Vila

O longa se passa em uma zona rural. Uma pequena cidade com não mais do que 60 habitantes e rodeada de muita natureza. A data é 1987 na Pensilvânia. O vilarejo tem um líder que tem uma filha. É pelo olhar dela que se passa essa história. Ninguém do vilarejo tem contato com o mundo externo. Todos acreditam que na mata vivem seres ruins. Passar por ela não está na programação das pessoas.

No entanto, quando considerarmos o contexto de filosofia em filmes e séries, podemos perceber que a história vivida pelos moradores do vilarejo não é tão comum. Será que é a verdade? Quem contou todos esses contos para reprimir uma vila inteira? O que espera pelos corajosos depois de uma mata? Quem foi que encarou o desafio para ter certeza que o monstro existe depois das barreiras? Uma trama intrigante e cheia de segredos e novas descobertas. Prepare-se para refletir sobre sua vida e o seu mundo.