filosofia enem

Filosofia Enem: os assuntos que mais caem na prova

  • Enem
  • 27/set/19
  • por Luiz Gustavo Silva

Separe os livros, uma boa xícara de café e tire um momento de reflexão. A filosofia exige uma pausa para interpretação. Você terá que relacionar o conteúdo do passado com o presente. No caso desta matéria de filosofia Enem, as questões podem ser mais técnicas e teóricas. Esteja preparado para usar o seu conhecimento específico para responder cada uma.

Aqui, separamos mais informações sobre os três principais pensadores: Platão, Aristóteles e Sócrates. São leituras indispensáveis para você que vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. O conteúdo de filosofia Enem está separado no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Vai ficar junto com os materiais de Sociologia e ocupa cerca de um terço das questões da prova.

Para você ter uma ideia da proposta, essas perguntas, geralmente, aparecem relacionadas com eventos históricos, atualidades ou até mesmo com Geografia e geopolítica.

Principais assuntos de filosofia no Enem

Antes de você começar a leitura dos livros e textos, preste atenção nessas dicas. Aqui, separamos o que mais cai de filosofia no Enem. Com base nisso, você pode facilitar o seu processo.

Saiba que o tema filosófico mais recorrente nas últimas edições do exame é a filosofia antiga. Você vai encontrar conteúdos de filósofos pré-socráticos e perguntas bastante detalhistas sobre eles. Então, se está precisando de uma dica para começar, esse é o tema. Busque na internet, biblioteca e apostilas tudo relacionado a ele. Aposte não só em conteúdos teóricos, responda questionários e simulados. Assim, você conseguirá colocar em prática o conceito e relacionar os assuntos. Isso será fundamental para a sua prova do Enem.

Além disso, na parte de filosofia do Enem, podem aparecer questões sobre o contratualismo, com John Locke, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau. São pensadores importantes para os especialistas na área. Se tiver um tempo, vale ler resumos sobre os assuntos. Afinal, você dificilmente conseguirá ler materiais tão completos, por causa do tempo.

Já o conceito de política é muito importante. Com certeza você deve reservar um bom período do seu plano de estudos para entender melhor essa área. Saiba que em perguntas sobre formas de governo e estruturas de organização social se destacam os autores clássicos, como Platão e Aristóteles. Eles são os que mais aparecem nas questões. Além disso, tem os teóricos do absolutismo como Thomas Hobbes e Nicolau Maquiavel, e do iluminismo, como Jean-Jacques Rousseau, Voltaire e Denis Diderot.

Para facilitar o seu processo, separamos aqui um trecho dos três principais filósofos. Vale a pena buscar outros conteúdos sobre eles. Você certamente vai precisar deste conteúdo durante a prova de filosofia Enem:

Sócrates

Ele criticava os sofistas por serem relativistas morais, não acreditando em uma verdade absoluta. O filósofo célebre pela frase “só sei que nada sei” é o criador da maiêutica, método dialético para aquisição de conhecimento a partir da reflexão e de perguntas simples. Para Sócrates, o verdadeiro conhecimento leva a uma ação correta.

Platão

Foi o discípulo mais próximo de Sócrates e é o motivo por este ser conhecido, já que nunca escreveu uma linha. Platão é conhecido pelo mito da caverna, uma forma de explicar a necessidade de conhecimento e a opção de muitos em viver na escuridão.

O filósofo também fez reflexões sobre a política e entende que é a partir dela que a sociedade pode se organizar de maneira justa.

Aristóteles

Discípulo de Platão, ele realizou estudos em diversos campos do conhecimento, como física, química, economia, e, claro, filosofia. Sua concepção de ética é pautada pelo utilitarismo, ou seja, é preciso encontrar uma ação equilibrada que seja baseada naquilo que trará maior felicidade.

Leia também: O que estudar para a prova de Sociologia do Enem

Dicas de estudos sobre filosofia para o Enem

Você já sabe os principais assuntos. Agora, precisa começar os estudos. A principal dica é ler revistas e jornais. É que o Enem tem relacionado muitos assuntos do mundo acadêmico com a realidade do dia a dia.

Temas como violência, guerras, direitos humanos da mulher, racismo, entre vários outros rendem muitas reflexões. Isso vai ampliar as possibilidades de abordagem. Então, são boas fontes de informação para você conseguir forma um pensamento crítico. Afinal, depois de ler sobre os filósofos, você poderá relacionar os conteúdos.

Outro canal para você revisar todos os temas é disponibilizado pelo próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No portal, você terá acesso às provas e gabaritos para estudar pelas questões anteriores do Enem.

Desde 2009, o Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. As provas são estruturadas em quatro matrizes de referência, uma para cada área de conhecimento, como as de fisolosofia. Então, há um caderno de questões para cada dia de aplicação. Entre 1998 e 2008 as provas eram estruturadas a partir de uma matriz de 21 habilidades, cada uma delas avaliadas por três questões. Assim, a parte objetiva era composta por uma redação e 63 itens interdisciplinares, em um único caderno.

Busque as questões do Enem que estão relacionadas com filosofia. Resolva os conteúdos e aproveite para aplicar o seu conhecimento. Com certeza essa será uma boa alternativa para você.

Leia também: História Enem: veja os temas que mais caem na prova

Materiais de apoio

Para conseguir ainda mais conteúdo, não apenas sobre filosofia Enem, mas sobre outras matérias, veja essas dicas:

Geekie Games

Essa é uma plataforma credenciada pelo MEC (Ministério da Educação). Você encontrará de um jeito simples e gamificado um conteúdo mais acessível, personalizado. É possível montar um plano de estudos individual com videoaulas, exercícios e simulados que identificam as suas dificuldades.

Na versão gratuita, você terá acesso ao acervo com todas as aulas, na aba “Outras Aulas”, e também pode realizar um simulado gratuito. A fase de testes gratuita dura sete dias. Depois, os planos custam a partir de R$ 30,99 por mês.

Questões Enem 2019

Se a proposta for colocar em prática o conteúdo dos livros, buque a plataforma Questões Enem 2019 e provas de vestibulares. Você terá a resolução de questões de provas de Enem de anos anteriores, além de questões do Enem com resolução e gabaritos completos. O aplicativo é gratuito e você pode baixar no seu celular

Para finalizar, tem uma proposta paga, mas por um preço acessível, que dará acesso a vários conteúdos. Você também poderá estudar filosofia Enem pelo celular. É uma coleção de alguns filósofos que podem facilitar a sua trajetória de estudos.

Youtube EDU

É um canal do YouTube que pode facilitar e muito sua trajetória de estudos. Afinal, você terá acesso a um conteúdo mais dinâmico e ilustrativo. Então, para os dias de mais preguiça, essa pode ser uma boa ferramenta.

A plataforma de vídeos educacionais gratuitos do YouTube reúne diversos produtores de conteúdo voltados para o ensino fundamental e ensino médio. Os vídeos são separados por disciplina e todos os conteúdos disponíveis no canal foram avaliados pela Fundação Lemann.

Além disso, só pelo descritivo do canal, dá para perceber que é de confiança. Esse é um desafio constante na internet. Então, antes de consumir qualquer conteúdo para estudos, certifique-se de que ele tem procedência. Caso contrário, você pode ter problemas na hora da prova.

Enem Inep

Para finalizar, tem mais um aplicativo que você pode usar no celular. O bom desse tipo de material é que é possível revisar a matéria em qualquer ambiente. Bastam dez minutos de intervalo para ler um trecho importante para o Enem. O app oficial do Inep traz orientações sobre local de prova e cronograma do Enem. Você pode baixar em Android e também em IOS.

Se você ainda está com dúvida sobre outros assuntos do Enem, acesse o blog do Vai de Bolsa. Temos um conteúdo completo, com outras dicas para você se inspirar.

Confira também quais são os assuntos que mais caem nas provas de Português, Química e Matemática.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *