Nem todo mundo é especialista em física. Para alguns, a matéria é complexa e exige um pouco mais de atenção na hora dos estudos. No entanto, a disciplina é fundamental para conquistar uma boa classificação. Então, para ajudar no tema física Enem, você vai compreender neste texto que existem sete áreas que você precisa dominar para a prova.

Considerando o material divulgado pelo Ministério da Educação, o que mais cai de física no Enem são as seguintes áreas: conhecimentos básicos e fundamentais; O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas; Energia, trabalho e potência; A Mecânica e o funcionamento do Universo; Fenômenos Elétricos e Magnéticos; Oscilações, ondas, óptica e radiação, O calor e os fenômenos térmicos. Para compreender um pouco melhor o que estudar e onde encontrar o conteúdo adequado, lei este texto até o final.

Conteúdos de física Enem

Esta disciplina fica no eixo Ciências da Natureza e suas Tecnologias, dentre as inúmeras matérias cobradas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se dar bem na prova, você deve estudar no mínimo, o seguinte conteúdo:

Leia também: Podcast guia de profissões: como é a carreira de um engenheiro civil

Conhecimentos básicos e fundamentais

Neste tema você terá que dominar noções de ordem de grandeza, notação científica e o sistema internacional de unidades. Além disso, precisa dedicar um tempo para rever as metodologias de investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. Bem como fazer observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis.

Para isso, você será cobrado por ferramentas básicas como gráficos e vetores. Será precisa dominar a conceituação de grandezas vetoriais e escalares, além de operações básicas com vetores.

O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas

Você terá que dominar as grandezas fundamentais da mecânica, como o tempo, espaço, velocidade e aceleração. Também precisará revisar conteúdos que abordem a relação histórica entre força e movimento. Assim, conseguirá fazer descrições do movimento e sua interpretação com relação a quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica.

No tema física Enem também serão cobrados conceitos de inércia e noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais. Tem ainda noção dinâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear). Além, é claro, da força e variação da quantidade de movimento, leis de Newton, centro de massa e a ideia de ponto material.

Vale dedicar mais um período para rever conceitos de forças externas e internas, lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso.

Além de momento de uma força (torque), condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos, força de atrito, força peso, força normal de contato e tração e diagramas de forças. Você terá que saber identificar as forças que atuam nos movimentos circulares, ter noção de força centrípeta e sua quantificação.

Com relação à hidrostática, vale estudar os aspectos históricos e variáveis relevantes. Bem como o Empuxo, princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática.

Leia também: Confira os conteúdos de matemática mais cobrados no Enem

Energia, trabalho e potência

Nesse conteúdo, a física Enem tem menos conceitos para você revisar. No entanto, eles são bem importantes e merecem a sua atenção. Se dedique na conceituação de trabalho, energia e potência, de energia potencial e de energia cinética. Além da conservação de energia mecânica e dissipação de energia, trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional. Para finalizar, revise as forças conservativas e dissipativas.

A Mecânica e o funcionamento do Universo

Comece a sua missão pelo conteúdo de força peso. Depois, pode avançar para a aceleração gravitacional, lei da gravitação universal, leis de Kepler e movimentos de corpos celestes.

Também vale se aprofundar em conceitos sobre a influência na terra, como marés e variações climáticas, além de concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.

Fenômenos Elétricos e Magnéticos

Dentre os conteúdos de física Enem, aqui caem assuntos sobre carga elétrica e corrente elétrica. Tem ainda a lei de Coulomb, campo elétrico e potencial elétrico e linhas de campo. Você precisa revisar ainda as superfícies equipotenciais, poder das pontas, blindagem, capacitores, efeito Joule e lei de Ohm.

Quando terminar, vale uma olhada em assuntos como resistência elétrica e resistividade, relações entre grandezas elétricas como tensão, corrente, potência e energia.

Inclua nos estudos os circuitos elétricos simples, correntes contínua e alternada, medidores elétricos e representação gráfica de circuitos. Além dos símbolos convencionais e potência e consumo de energia em dispositivos elétricos.

Para finalizar, tem ainda o campo magnético, imãs permanentes, linhas de campo magnético e campo magnético terrestre.

Leia também: Os assuntos que mais caem na prova de Química do Enem

Oscilações, ondas, óptica e radiação

Entre os assuntos de física Enem, leve em consideração, nesse tema, feixes e frentes de ondas, reflexão e refração, óptica geométrica como lentes e espelhos. Você ainda deve revisar conceitos sobre a formação de imagens, instrumentos ópticos, fenômenos ondulatórios e pulsos e ondas. Além de período, frequência e ciclo. Já sobre a propagação, revise a relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda, além de ondas em diferentes meios de propagação.

O calor e os fenômenos térmicos

Para finalizar o seu estudo de física para o Enem, reveja conceitos de calor e de temperatura e escalas termométricas. Vale ainda checar as transferências de calor e equilíbrio térmico, a capacidade calorífica e calor específico e a condução do calor.

Tem ainda a dilatação térmica, mudanças de estado físico e calor latente de transformação. Além de comportamento de gases ideais, máquinas térmicas, ciclo de Carnot e leis da termodinâmica. Finalize então com as aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano. Depois, pela compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.

Como estudar

Agora que você já anotou todos os conteúdos de física que mais caem no Enem, precisa saber como revisar. Então, separamos algumas dicas para você encontrar materiais de qualidade e sempre atualizados.

Hora do Enem, da TV Escola

A primeira forma de estudar é pelo programa a Hora do Enem. Assim, você consegue acompanhar o programa de TV, criar um plano de estudos, baixar vídeos ou ter tudo isso praticamente ao mesmo tempo pela plataforma feita por eles.

Por esse canal, você vai acessar notícias, receber orientações de como se preparar para a prova, ver questões que já caíram nos anos anteriores comentadas por professores. Além disso, dá para conhecer estudantes que estão vivendo essa mesma experiência e trocar algumas ideias.

Portal Inep

Outro canal para você revisar todo o conteúdo de física Enem é disponibilizado pelo próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No portal você terá acesso as provas e gabaritos para estudar pelas questões anteriores do Enem.

Desde 2009, o Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. As provas são estruturadas em quatro matrizes de referência, uma para cada área de conhecimento, como as de física, que você já viu. Então, há um caderno de questões para cada dia de aplicação. Entre 1998 e 2008 as provas eram estruturadas a partir de uma matriz de 21 habilidades, cada uma delas avaliadas por três questões. Assim, a parte objetiva era composta por uma redação e 63 itens interdisciplinares em um único caderno.

Canais YouTube

Além desse materiais, tem outra plataforma que é muito desejada pelos estudantes: o YouTube. Sim, de uma forma mais dinâmica e, claro, ilustrativa, é possível revisar tudo. No entanto, sempre existe a preocupação de escolher canais de conteúdo que são confiáveis.

Por isso, antes de apertar o play, pesquise sobre o autor e também sobre a credibilidade do canal. Como dica, sugerimos aqui o canal Youtube EDU. É uma plataforma de vídeos educacionais gratuitos do Youtube, que reúne diversos produtores de conteúdo voltados para o ensino fundamental e ensino médio.

Os vídeos são separados por disciplina e todos os conteúdos disponíveis no canal foram avaliados pela Fundação Lemann. Ou seja, dá para confiar e estudar também com base nessa outra plataforma.

Gostou das dicas sobre como estudar física Enem? Veja também quais os assuntos que mais caem nas provas de Português, Biologia e História.