Manter o foco e a energia em meio a tantas atribuições diárias não é algo muito fácil de se fazer. Quem estuda, trabalha e cuida da família acaba tendo ainda mais dificuldades. Diante dessas situações, quem deseja estudar para uma prova de vestibular ou concurso público acaba sofrendo. No entanto, é possível colocar em prática algumas estratégias para que você otimize todo foco e energia para se concentrar nos estudos.

Em suma, se você tem sofrido para manter a disposição para estudar, fique tranquilo que todo mundo passa por isso. Afinal de contas, a correria do dia a dia está cada vez maior e isso faz com que o indivíduo se renda às distrações. Hoje temos a tecnologia a nosso dispor para ajudar a organizar os estudos. Como por exemplo, em apps pelo celular.

Veja a seguir alguns passos importantes que você pode seguir para ter uma rotina de estudos eficiente e aumentar a produtividade. Descubra também alguns exercícios que podem manter a sua mente ativa, com todo foco e energia para lidar com a rotina extenuante dos estudos. Isso pode fazer a diferença para ingressar em uma instituição de ensino de qualidade, como Estácio e FMU, por exemplo.

Confira!

Leia também: Vestibular 2020: o que revisar nas semanas que antecedem a prova

Como manter o foco e a energia na hora de estudar

Com tanta coisa em volta, ficar disperso é algo muito fácil, não é mesmo? Essa é uma realidade dura de encarar, mas necessária. Pois, para quem deseja ter uma bom desempenho nos estudos e nas provas, é fundamental direcionar todo foco e energia de forma correta.

Manter a mente focada pode ser um desafio ainda maior para quem não possui o hábito de estudar ou está começando agora. Para o cérebro, na maioria das vezes, é questão de hábito, que muitas vezes não é tão simples de ser adquirido.

Isso acontece porque é comum o ser humano encontrar dificuldades em coisas que são aparentemente novas para ele. No entanto, com um pouco de treino e condicionamento, a tarefa de estudar se torna habitual e uma consequência natural.

Para saber mais, acompanhe as dicas a seguir:

Leia também: Rotina de estudos: como montar uma eficiente

1- Treine o cérebro

Saiba que o cérebro é dotado de uma capacidade muito interessante. Ela se chama plasticidade neural. Nada mais é do que a capacidade que o indivíduo tem em estabelecer novas conexões sinápticas. E, com isso, aprender e desenvolver novas habilidades. Isso acontece a cada experiência e do comportamento do ser humano e a partir dessas relações, o cérebro encontra novas conexões neuronais.

Com base nessa plasticidade e com a capacidade inata de desenvolver o aprendizado, saiba que é fundamental desenvolver o raciocínio e treinar o cérebro. Além de fazer muito bem para a saúde mental, isso permite que você tenha mais foco e energia na hora de estudar.

Para treinar o cérebro, você pode encontrar diversas ferramentas. Uma boa dica pode ser a de buscar aplicativos que auxiliam isso ou realizar atividades de raciocínio lógico, palavras-cruzadas, jogos de enigma, de tabuleiro, entre outros.

Além de ser uma atividade muito prazerosa, você estará condicionando o seu cérebro para a aprender mais e melhor.

2- Aprenda a controlar a ansiedade

A ansiedade é uma grande vilã para a concentração. Realmente, nem sempre é muito fácil manter o foco e a mente centrada em uma atividade. Ela pode tomar conta nas vésperas de uma avaliação ou se você pensar que o estudo não está rendendo e as atividades se acumulando.

Além disso, a ansiedade pode minar você de pensamentos negativos, o que não é nada bom se você está buscando um bom desempenho nos estudos. Lembre-se de que isso não ajuda em nada a melhorar seu desempenho e ainda pode comprometer a sua rotina. Saiba que é muito comum as pessoas aumentarem o problema do que realmente ele é.

Para controlar a ansiedade, invista seu tempo livre em atividades ao ar livre, mantenha a sua mente ocupada com atividades saudáveis e mantenha o pensamento positivo. Outra coisa que pode ajudar nesse quesito é elaborar um cronograma de atividades.

Além disso, estipular metas que seja tranquilas de serem cumpridas. Isso evita que você acumule atividades e se sabote com pensamentos ruins sobre o seu desempenho.

3- Aproveite as horas de descanso

Esse é um quesito fundamental para você manter o foco e a energia para estudar. Lembre-se de que o descanso é fundamental para um bom desempenho. Afinal de contas, é preciso se desligar um pouco das atividades de estudo para retomar logo após com força total.

Você pode aproveitar as horas de descanso fazendo aquilo que mais gosta. Dedique esse momento para ver filmes leves, entre outras.  Se você puder, vá para lugares que sejam agradáveis e tragam tranquilidade e descanso, isso pode ajudar a dar uma boa oxigenada no cérebro e a desligar das obrigações por um curso período.

4- Cuide bem da sua saúde

Essa é uma coisa não apenas importante para a sua saúde física, mas também mental. Além de trazer enormes benefícios para os seus estudos. Quem é saudável tem uma qualidade de vida melhor, que acaba refletindo em todo o entorno da vida da pessoa.

Para cuidar bem da saúde tenha noites de sono proveitosas e mantenha uma alimentação saudável. Isso faz com que você tenha um poder de concentração maior e pode dedicar todo foco e energia para os estudos de maneira muito eficiente. Pois, além de um físico saudável, você terá uma mente em ótimas condições para aprender.

5-  Faça pausas estratégicas

O cérebro também precisa de descanso, não se esqueça disso. Para melhorar a produtividade nos estudos, organize um cronograma flexível, de modo que você consiga dedicar uma parte do tempo para pausas estratégicas. Isso permite que você mantenha o ânimo para estudar e evita a fadiga mental.

6- Mantenha seu ambiente de estudo organizado e limpo

essa pode ser uma maneira bastante eficiente de manter o foco nos estudos. Afinal de contas, é muito mais agradável estudar em um ambiente que esteja em ordem e higienizado. Isso permite que você tenha tudo que precisa ao alcance e evita que a falta de organização tire sua concentração.

7- Invista em jogos de estratégia e tabuleiro

Além de serem muito divertidos, jogos de tabuleiro são grandes exercícios de concentração. Um grande exemplo disso é o xadrez. Pois, com a tecnologia atual, você pode baixar aplicativos e também jogar online gratuitamente. Estudar xadrez é uma atividade muito saudável, que vai fazer você ter um raciocínio lógico melhor e mais poder de concentração.

Além do xadrez, você pode encontrar inúmeros jogos de tabuleiro de estratégia hoje em dia. A única dificuldade é conseguir alguém para jogar com você. Portanto, avalie de você tem tempo para se dedicar a esses jogos e parceiros para participar.

8- Tenha paciência

Manter a concentração é algo que necessita de paciência e isso pode ser um pouco difícil algumas vezes. Se você tem enfrentado esse problema, saiba que talvez seja hora de dar uma relaxada e respirar fundo. Você pode praticar a paciência através dos jogos citados no tópico anterior.

Pois, nem sempre você será vitorioso nas partidas, e saber perder, é também exercitar a paciência.

9- Leia continuamente

A leitura também é uma ferramente muito poderosa para manter o foco e a energia. Afinal de contas, essa atividade exige tanto disposição, quanto concentração. Além de exercitar essas duas coisas, também é válido lembrar que ler faz com que você expanda o conhecimento e escreva melhor.

Portanto, isso vai auxiliar você a estudar mesmo que de forma inconsciente.

10- Pratique exercício físico

Quando você estiver com a mente cansada, uma atividade física pode ser uma ótima válvula de escape. Esse tipo de atividade ajuda a oxigenar o cérebro e a se desligar daquilo que está exigindo muito de você. Além de ser algo prazeroso, o investimento pode ser baixo, exigindo apenas um calçado e roupas confortáveis.

Um bom exemplo de atividade física é caminhar, por exemplo. Isso pode ajudar você a pensar e se exercitar ao mesmo tempo. Quem sabe ao retornar aos estudos, você não tenha ideias que até então não tinha pensado?

Conclusão

Agora que você conhece algumas estratégias interessantes para manter o foco e a energia para estudar. Certamente, ficou mais fácil de encarar essa rotina. Portanto, não deixe de praticar e de se desenvolver intelectualmente. Isso fará você ir longe tanto na sua vida pessoal ou profissional.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui