Como está o mercado de trabalho para freelancer

Como está o mercado de trabalho para freelancer

Nem sempre o freelancer é uma etapa passageira. Ela deixou de ser a salvação do trabalho extra para complementar a renda. Muito profissionais, aliás, ótimos profissionais, estão investindo nessa carreira.

O mercado de trabalho costuma oferecer boas oportunidades e ganhos relativamente altos, se comparado com o mercado formal. Além disso, o freelancer deixou de ser algo eventual, sem estrutura, e passou por um processo de profissionalização.

A internet como ferramenta tem apoiado, promovido e beneficiado esse aumento organizado. O exemplo mais claro é o Freelancer.com. Uma única ferramenta que já tem mais de 14,5 milhões de profissionais cadastrados.

Todos atuam em diferentes vertentes profissionais e podem atender de qualquer lugar do mundo e em qualquer horário. O freelancer tem à disposição mais de 7 milhões de projetos e vagas publicados pelas empresas parceiras. No entanto, para conquistar uma delas é preciso organização.

A vida de freelancer

É preciso ter muita vontade de empreender. Afinal, hoje já se sabe que o freelancer nada mais é do que um empresário. Significa trabalhar sem vínculos empregatícios, ou seja, ser um profissional autônomo.

Sendo assim, você deve buscar e conquistar clientes e novos projetos. Então, igual a um empreendedor, vai enfrentar todos os desafios do mercado de trabalho. É preciso oferecer seus serviços para várias empresas e clientes diretos.

Sendo assim, o freelancer profissional trabalha de forma independente e pode atender tanto pessoas físicas quanto jurídicas. A flexibilidade é a melhor vantagem. Afinal, sem precisar se deslocar até um local para realizar o seu trabalho, você ganha tempo e pode buscar mais projetos.

Além disso, como freelancer, seus contratos são feitos por tempo determinado, de acordo com sua disponibilidade e com a demanda do cliente. Então, o fluxo de trabalho de um freelancer pode crescer.

Se você tem disponibilidade, pode buscar mais oportunidades profissionais. Assim, consegue conquistar mais clientes e ampliar sua carteira e seus ganhos.

A conta é tão simples que muitos profissionais já deixaram seus empregos de carteira assinada, abriram o próprio negócio e estão contratando outras pessoas para apoiá-los. Ou seja, freelancer é sim empreendedorismo.

Vantagens de ser um freelancer

Existem muitas vantagens para começar nesse mundo do freelancer. Primeiro, porque você ganha por projeto. Então, quanto mais tempo e disposição, maior poderá ser o seu ganho. Isso significa que o seu tempo vale dinheiro.

Ou seja, você não precisará apenas cumprir horário na empresa se não tem atividades para desenvolver. Também significa que cada tarefa cumprida é mais dinheiro no bolso. A conta é simples.

Além disso, o seu conhecimento aumenta. Afinal, trabalhando com mais clientes e de diferentes áreas, mais informação nova. É possível conhecer novas técnicas, aprimorar seu conhecimento e ficar mais especializado. Cada trabalho de freelancer será uma oportunidade de ampliar o conhecimento. Encare tudo como aprendizado.

Outra vantagem é que como freelancer a sua veia empreendedora vai ficar mais forte. Sim! Você terá que encarar o mercado e buscar clientes, organizar as finanças, cumprir prazos e dar satisfações. É o início no mundo dos negócios.

É uma ótima área para quem odeia o tédio. Ser freelancer implica em conhecer diferentes áreas de atuação, diferentes perfis de cliente, diferentes prazos e até entregas. Então, cada dia é uma atividade diferente. Dificilmente você passará o dia todo executando a mesma tarefa.

Para finalizar, ainda pode ter mais tempo livre para desenvolver o que gosta. Se você está fazendo ou pensa em fazer um mestrado com aulas no período da tarde, pode se organizar para isso. Se quiser almoçar com a família, sem problemas. Prefere deixar a segunda-feira livre, ótimo. Tudo é possível para um freelancer.

Desvantagens de ser um freelancer

O desafio começa pelo financeiro. O seu salário raramente vai ser estável. Ou seja, um freelancer ganha pelo que produz e entrega. Se você tem job, tem trabalho. Caso contrário, é preciso se ajeitar com as economias. Então, ter uma boa noção de controle de gastos é fundamental. A maturidade financeira é importantíssima para quem quer entrar nessa área.

Outra desvantagem é que você não tem férias e nem folga remunerada. Se estiver pensando em aproveitar um tempo na praia, montanha ou na casa dos parentes, vai ter que juntar dinheiro para isso, combinar prazos maiores de entrega e pronto. Não ache que o mundo dos negócios vai apoiar a sua vida aventureira.

Além disso, você não tem plano de saúde, auxílio doença ou qualquer outro benefício oferecido pelas empresas. Então, também precisa organizar o seu patrimônio financeiro e até a sua agenda em caso de doença. Sim, parece trágico, mas é real.

Outra desvantagem é o esforço de buscar mais e mais clientes. Os profissionais freelancer também têm que estar sempre em busca de trabalho.

Os clientes não aprecem de uma hora para outra. É preciso investir tempo e energia na captação de novos projetos. É preciso se organizar, fazer o marketing pessoal e contar com um pouco de sorte e talento.

Além disso, nessa rotina de Jobs e freelancer, pode ser que você fique um pouco solitário. Afinal, geralmente você trabalha de casa. Então, não terá o apoio de um amigo da empresa para tomar um café ou combinar aquele happy hour.

Perfil profissional e pessoal

Para começar a ser um freelancer o seu primeiro passo é manter a organização. Você terá que dar conta de montar sua agenda, responder os clientes com agilidade, divulgar seu serviço e executar todos os jobs que conquistou. Ser um profissional organizado está intimamente ligado ao seu sucesso como freelancer. Assim, você passará uma imagem de credibilidade para os clientes.

Garantir uma boa comunicação também é fundamental para se dar bem na carreira. É preciso saber se expressar e transmitir confiança ao conversar com seus potenciais clientes.

Dominar o conteúdo e ter uma linguagem clara e objetiva fazem parte do empreendedorismo. Então, desenvolva mais essa habilidade para ampliar os negócios.

Por fim, é preciso ter o dom da negociação. Saiba que não é apenas produzir bons materiais. É preciso saber vender. Então, o bom freelancer é aquele que sabe negociar para chegar a um preço justo para as duas partes.

Desenvolva sua vitrine profissional

Ter um portfólio é a melhor maneira do freelancer mostrar um pouco de sua trajetória profissional. O currículo não se encaixa nessa modalidade profissional, mas existem outras possibilidades de valorizar sua trajetória. Então, crie ferramentas que são capazes de mostrar seus principais trabalhos e clientes.

Aliás, sempre que possível recorra a seus próprios clientes ou colegas de profissão. Peça para eles alguns depoimentos. Isso é fundamental para dar mais credibilidade para sua carreira e para o seu material.

Essas pessoas podem falar de seu potencial, compartilhar experiências positivas que tiveram com você e te indicar para novos trabalhos. Suas oportunidades de freelancer podem aumentar com essa estratégia.

Antes de começar, estude bem o perfil dos seus clientes. É preciso saber primeiro o que eles procuram. Quais são suas debilidades e como você pode apoiar. Depois, descubra onde eles estão, quais materiais consomem e como costumam fazer suas contratações. A partir daí, lance sua estratégia de marketing pessoal e de vendas.

O bom freelancer online é aquele que está constantemente estudando. Então, fique atualizado. Cursos online e às vezes gratuitos podem apoiar você.

Sites para trabalho freelancer

Agora você já sabe tudo o que precisa fazer para se dar bem no mercado freelancer. Então, anote os sites que podem apoiar você na conquistar de novos trabalhos:

Workana

Um site que disponibiliza diversos trabalhos e reúne diferentes profissionais.

Freelancer.com

Diariamente, mais de 8.000 projetos são publicados. Pelo menos 100 deles estarão em português. O site também cria uma espécie de perfil profissional. Então, as avaliações de outros Jobs ficarão disponíveis. O que pode elevar sua conquista de novos trabalhos.

Comunica freelancer

Esse é um site destinado à projetos freelancer ligados às áreas de programação (TI, webdesign, backend, frontend,sistemas,desenvolvimento).

Deu para perceber que sempre existe uma maneira de ampliar o seu negócio. Boa sorte e ótimas oportunidades!