Ganhar dinheiro na faculdade pode ser uma maneira de você conseguir bancar seus estudos e acumular experiência.

Em tempos de crise, é preciso encontrar meios alternativos para fazer uma renda extra. Ela pode auxiliar você no transporte, alimentação, vestuário, material ou demais despesas. Saiba que existem algumas maneiras para ter uma renda ou incrementar o salário durante o período acadêmico.

Se você você pensa em ganhar dinheiro na faculdade, mas não sabe como, esse texto poderá ser útil a você. A seguir, você encontrará 10 dicas que podem lhe ajudar a ter insights para quem sabe, garantir uma renda na universidade.

Como ganhar dinheiro na faculdade

Não existe uma fórmula mágica que fará você garantir uma renda na faculdade, mas existem atitudes que podem ajudar a conseguir uma grana extra. Vale lembrar que isso depende exclusivamente de você, por isso não deixe suas crenças limitantes criarem barreiras. Ganhar dinheiro na faculdade pode exigir que você vença a timidez para apresentar ou vender um produto, por exemplo. Veja a seguir 10 dicas:

1- Bolsas de estudo e monitoria

Você sabia que é possível ganhar dinheiro na própria faculdade? Para isso você deve conhecer a instituição que estuda. Muitas vezes elas oferecem cursos de extensão e bolsas para estudo. Portanto, fique de olho no edital da graduação para saber quais bolsas estão sendo ofertadas.

Se envolver em projetos de iniciação científica também pode ser uma forma de ganhar dinheiro. Esse é um projeto voltado para alunos desenvolverem algum projeto de pesquisa voltado para todas as áreas do conhecimento.

O estudante pode fazer sua pesquisa com ou sem auxílio de bolsas através do CNPq ou CAPES. A desvantagem é que depende de investimento do governo. Dessa forma, pode variar a quantidade de vagas oferecidas para bolsa.

Alguns cursos oferecem bolsas para monitores. Monitoria acadêmica é uma função que o aluno exerce na faculdade para apoiar alunos que têm dificuldades em determinada disciplina. A monitoria permite que o aluno monitor ganhe uma remuneração mensal, além de abater horas extra curriculares.

Ela é realizada através de um processo seletivo, sendo determinada por cada instituição os critérios avaliativos e o tempo de duração. Essa é uma forma de você expandir o networking e dar plantão nas dependências da faculdade, isso facilitará muito a sua jornada acadêmica. Fique de olho nos editais do seu curso para saber se estão selecionando bolsistas para monitoria.

2- Aulas particulares

Essa pode ser uma modalidade que talvez você ainda não tenha pensado, mas certamente você deve ter um conhecimento que pode ajudar outras pessoas. Se por acaso você tem pleno domínio sobre alguma disciplina, esse conhecimento pode ser passado adiante através de aulas particulares. Certamente, isso ajudará você a ganhar dinheiro na faculdade.

Por exemplo, matemática, língua estrangeira, português, redação. Geralmente tem alguém que necessite aprender mais sobre essas matérias. Para divulgar suas habilidades, seria interessante utilizar as redes sociais, divulgar entre os amigos, distribuir folders, etc. Existem grupos nessas redes que são compartilhados por vários usuários e divulgados publicamente.

3- Vender cursos online

Se você é bom professor, tem uma boa didática e ainda domínio sobre um certo conteúdo, saiba que algumas plataformas online permitem que pessoas criem cursos dos mais diversos assuntos, podendo vender através delas. Veja algumas:

4- Informática

Se você sabe editar, formatar e revisar textos, essa também pode ser uma maneira de ganhar dinheiro. Para muitas pessoas a informática ainda é um bicho de sete cabeças, certamente mesmo o pouco que você sabe, poderá ser muito útil a alguém. Trabalhar com a digitação também pode ser um caminho, pois muitas pessoas não têm tempo para executar essa tarefa e acabam contratando serviço de terceiros.

Se você sabe formatar e fazer backups em computadores também pode ser uma forma de garantir uma renda extra de forma fácil e ainda trabalhando no conforto de casa. Para isso, é importante dominar as regras da ABNT, que explicamos aqui neste outro artigo.

5- Empreendedorismo

Se você possui uma alma empreendedora, talvez essa seja uma ótima forma de ganhar dinheiro. Saiba que hoje existe a possibilidade de trabalhar com e-commerce. Nesse sentido, a desvantagem dessa modalidade é que você precisará dedicar um tempo para colocar em funcionamento o seu e marketing.

Você também deverá estudar sobre as possibilidades de mercado e desembolsar um dinheiro para comprar mercadorias. Para essa modalidade, também é necessário fazer um cadastro de MEI (Micro Empreendedor Individual). Portanto, essa pode ser uma maneira de trabalhar sem sair de casa e administrar seu próprio tempo.

Confira algumas dicas sobre esse ramo no site da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Você também pode trabalhar com alimentos, caso tenha habilidades gastronômicas. Vender doces pode ser uma maneira de garantir uma renda extra com baixo custo. Comercializar salgados também pode ser uma opção para garantir um dinheiro extra, pois a maioria das pessoas comem fora.

6- Artesanato

Se você tem alguma habilidade manual e sabe confeccionar peças únicas, o artesanato pode ser um caminho. Existem feiras para esse tipo de habilidade, tanto nas faculdades, quanto nos centros da cidade.

Além de vender as peças, você pode ganhar dinheiro ensinando o que você sabe para a confecção delas. Muitas pessoas procuram essa modalidade como terapia, pois fazer artesanato é uma válvula de escape para diversos problemas. Criar um perfil em uma rede social pode ajudar você a divulgar seus produtos.

7- Consertos

Outra modalidade que pode ajudar você a ganhar dinheiro na faculdade é fazer pequenos consertos caso você saiba. Trocar um chuveiro pode ser algo impossível para muitas pessoas. Fique atento a suas capacidades e ofereça seus serviços. Certamente, alguém precisará e o chamará para realizar algum reparo.

8- Consultoria de vendas

Hoje em dia está em alta esse tipo de prestação de serviço. Muitos usuário consomem produtos dos mais diversificados catálogos, como Natura, Avon, Hinode e outros. Essa também é uma maneira de fazer uma renda residual. A forma de se cadastrar é fácil e online. A consultoria de venda pode ser uma forma de expandir seu networking, pois você entrará em contato com diversas pessoas.

9- Trabalhar aos finais de semana

Trabalhar aos finais de semana também pode ser uma forma de garantir uma renda extra. Muitos bares, restaurantes e lojas contratam pessoas para cobrir quem está de folga. Para isso, é preciso você ir atrás e entregar seu currículo para os donos desses estabelecimentos.

10- Desapegue-se ou venda através das plataformas

Se por acaso você tem utensílio, livros, CDs ou qualquer coisa que não lhe serve mais, uma forma de levantar uma grana é vender estes itens pela internet. Para isso, existem sites como: OLX, Enjoei e Mercado Livre. 

Essa pode ser uma forma muito útil de você se livrar daquilo que não usa mais e ainda ganhar um espaço em casa, além do dinheiro que pode render o desapego desses produtos.

Planejamento financeiro

Agora que você tem as dicas de como ganhar dinheiro na faculdade, é importante que você planeje suas finanças para não desperdiçar seu tempo. Para isso, pode ser que um curso online em alguma plataforma digital possa ajudar você. Por exemplo, a Fundação Bradesco oferece curso nessa área.

Se você gostou desse assunto e tem interesse por outros relacionados à educação, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui