Gestão comercial: conheça o curso e o mercado de trabalho

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Existem diversos cursos, na modalidade tecnológica, com foco em gestão. Por exemplo, é possível encontrar cursos relacionados à Gestão de Pessoas e também Gestão Financeira. Então, se você gosta da área comercial e quer fazer um curso que vai te preparar rapidamente para o mercado de trabalho, precisa conhecer mais sobre como é o curso de gestão comercial. Saiba que é a gestão comercial é totalmente ligada ao planejamento comercial e seu foco principal é o varejo. O que é uma boa notícia, já que o varejo é um dos setores que apresentou um certo crescimento nos últimos anos. De acordo com o IBGE, o setor comercial teve sua maior taxa de crescimentos dos últimos 5 anos, apresentando uma expansão de 2,3%. Sendo assim, muitos profissionais voltaram seus objetivos para novamente para o varejo. Mas, também é possível encontrar oportunidades em outros setores, como tecnologia e indústrias. Confira mais informações!

O que é a gestão comercial

Certamente um Gestor Comercial possui grandes características marcantes, como a capacidade de organização e administração do tempo, conhecimento sobre a estratégia da empresa, flexibilidade, habilidade de negociação, relacionamento e comunicação. Então, o profissional pode atuar em empresas de diversos tamanhos e segmentos, sendo responsável também por funções como:
  • Análise de Resultados;
  • Supervisão de vendas;
  • Representação comercial;
  • Gestão de vendas;
  • Gestão do relacionamento com o cliente;
  • Pesquisa de mercado;
  • Desenvolvimento de estratégias de vendas e marketing;
  • Gestão de relações comerciais;
  • Planejamento de investimentos;
  • Gestão financeira e tributária;
  • Consultoria de negócios.

Como é o curso de Gestão Comercial

O curso de Gestão Comercial pode ser encontrado na versão tecnólogo e também como especialização. Assim sendo, na modalidade tecnológica, o curso de Gestão Comercial tem a duração de 2 anos e pode ser encontrado na modalidade presencial ou EaD. Existem hoje cerca de 227 cursos superiores de tecnologia em Gestão Comercial que são autorizados pelo Ministério da Educação (MEC). Dentre eles, 221 são presenciais e 26 na modalidade Ensino à Distância (EaD). O curso prepara o estudante para lidar com as principais atividades econômicas de uma empresa, planejando estratégias para aumentar a rentabilidade do negócio. No curso, o estudante aprende a:
  • Cuidar de transações comerciais de compra e venda dentro da empresa;
  • Trabalhar no planejamento de vendas do negócio, estipulando metas e objetivos;
  • Criar estratégias para aumentar a lucratividade e a produtividade da empresa;
  • Coordenar e gerir equipes de vendas, trabalhando com o objetivo de ajudar os vendedores a alcançarem suas metas e se desenvolverem como profissionais;
  • Trabalhar o Marketing e a Logística do negócio, entre outras.

Tecnólogo em Gestão Comercial

Por ser um curso tecnólogo, ele apresenta disciplinas mais relacionadas ao dia a dia do mercado de trabalho. Sendo assim, é comum encontrar na grade curricular disciplinas como:
  • Administração de Vendas e Relacionamento;
  • Administração Estratégica;
  • Análise de Mercado e Concorrência;
  • Atividades Complementares;
  • Canais de Marketing e Distribuição;
  • Comércio Eletrônico;
  • Comportamento do Consumidor;
  • Comportamento Organizacional;
  • Custo e Formação de Preços;
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional;
  • Direito Empresarial;
  • Empreendedorismo;
  • Ética e Relações Humanas no Trabalho;
  • Estatística Básica para Negócios;
  • Filosofia;
  • Fundamentos da Administração;
  • Fundamentos da Contabilidade;
  • Fundamentos da Economia;
  • Fundamentos da Gestão Comercial;
  • Gerência de Equipe de Vendas;
  • Gestão de Custos e Preços;
  • Gestão de Serviços e Varejo;
  • Gestão do Relacionamento com Clientes e Fornecedores;
  • Gestão em Marketing;
  • Inovação em Gestão Comercial;
  • Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Inclusão;
  • Logística Empresarial;
  • Matemática;
  • Matemática Financeira;
  • Matemática Aplicada a Negócios;
  • Marketing;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Planejamento de Vendas;
  • Plano de Negócios;
  • Processos Gerenciais;
  • Responsabilidade Social e Meio Ambiente;
  • Técnicas de Negociação e Vendas;
  • Tecnologias de Gestão.

Especialização em Gestão Comercial

Já a especialização em Gestão Comercial pode ser encontrada em 35 diferentes cursos de Pós-Graduação, segundo o MEC. Os principais temas são:
  • Gestão Comercial;
  • Gestão Comercial e de Vendas;
  • Gestão Comercial e Marketing em Agronegócios;
  • Gestão Comercial Empreendedora;
  • MBA em Gestão Comercial;
  • MBA em Gestão Comercial de Serviços;
  • MBA em Gestão Comercial e Marketing;
  • MBA em Gestão Comercial: Varejo e Serviços.
Qual a diferença entre curso técnico e tecnólogo? Saiba clicando aqui.

Mercado de trabalho

Para ser um profissional bem sucedido na área, é preciso que o gestor comercial conheça muito bem o mercado no qual atua, e informações como o seu público alvo, estratégias de vendas, como definir onde o produto será lançado ou vendido, entre outros. Este é um profissional que deve sempre trabalhar com reavaliações do que já foi feito, para entender como o mercado está se comportando e então, fazer as mudanças necessárias, buscando sempre o sucesso comercial da empresa. Além disso, o Gestor Comercial pode trabalhar em conjunto com outras equipes, como a equipe de Marketing. Neste caso, o gestor pode auxiliar na criação de campanhas publicitárias, com informações importantes sobre o negócio, com o intuito de direcionar a outra equipe. Então, trabalhando em conjunto, as duas áreas conseguem definir de forma mais assertiva estratégias de praça, precificação, promoção, entre outras. É também o gestor comercial que vai gerir o time de vendas, definindo, por exemplo, o direcionamento dos vendedores em campo. Além disso, é sua função trabalhar na eficiência das vendas, buscando a lucratividade e a redução de gastos.

Diferença entre gestão comercial e de vendas

Então você pode estar se perguntando: qual é a diferença entre a gestão comercial e a gestão de vendas dentro de uma empresa. Fique tranquilo, essa é uma dúvida muito comum. Primeiramente, a maior diferença das duas áreas é a forma como elas atuam. O gestor comercial possui o objetivo de planejar e criar estratégias. Ou seja, ele vai criar e determinar as ações que são mais adequadas para determinados momentos e estratégias, levando em consideração vários aspectos de mercado, momento, sazonalidade, entre outros. Já o gestor de vendas é quem vai executar a estratégia que foi criada. Então, ele possui uma função mais tática, e deve colocar em prática as estratégias da empresa. Ou seja, é esta a área que normalmente possui as metas de vendas. Sendo assim, o Gestor deve trabalhar para o atingimento das metas, e para disponibilizar todos os recursos necessários para o time de vendas.

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