Google Sala de Aula: o que é e como funciona

Não importa se você é professor ou aluno. Essa ferramenta é para quem está cansado de passar horas desenvolvendo tarefas sem muita organização. Chega de papéis, atividades impressas, relatório de notas e análise de frequência. O Google Sala de Aula substitui tudo isso e muito mais.

Com esse dispositivo, que é gratuito para instituições de ensino, dá para montar uma sala de aula online. Tudo o que você precisa na palma das mãos. Para isso, o Google trabalhou com vários professores até chegar ao aplicativo final. Uma ferramenta simples e fácil de usar que ajuda os professores a gerenciar atividades. Só para você ter uma ideia, dá para criar turmas, distribuir tarefas, dar notas, enviar feedbacks e ver tudo em um único lugar.

Entenda melhor o Google Sala de Aula

Antes de você baixar essa ferramenta e sair distribuindo tarefas, entenda melhor o Google Sala de Aula. A missão dela é ajudar alunos e professores a organizar as tarefas, aumentar a colaboração e melhorar a comunicação.

Para você entender como funciona o Google Sala de Aula, é preciso pensar de forma virtual. Ele é um aplicativo, então os professores e alunos podem fazer login de qualquer computador ou dispositivo móvel. É isso mesmo! A sala de aula passa a ser virtual e bem mais inclusiva. Dá para acessar as tarefas da turma, os materiais do curso e os feedbacks. Tudo com alguns cliques ou toques no celular.

Além disso, toda a turma consegue economizar tempo. Os professores, principalmente, já que é possível copiar os tópicos e as tarefas de uma turma para outra. Assim, dá para fazer ajustes, conforme necessário, e postá-los em outras seções e novas turmas.

Exemplo

Pense em um professor de matemática. Dá para montar o conteúdo sobre fórmula de Bhaskara e postar tudo no Google Sala de Aula.

Depois de checar o conteúdo, com um clique é possível compartilhar com os alunos que foram inseridos na sala de aula virtual. Nesse material, você pode disponibilizar vídeos, resumos, links e tudo o mais que achar adequado ao seu método de ensino.

Então, o material vira multiplataforma e o estudante pode escolher como aprender. Além de acessar de qualquer local e qualquer dispositivo móvel com conexão à internet.

O mesmo pode acontecer com trabalhos e exercícios. O professor pode adicionar os exercícios e os alunos realizam e entregam também pela plataforma. Sem precisar de papel ou esperar o momento do encontro na sala de aula para devolver o material.

Isso é mais agilidade para todo mundo. Assim, o professor pode acompanhar em tempo real quem já entregou a tarefa e fazer suas correções e comentários também online.

Vantagens do Google Sala de Aula

 

Ainda está em dúvida sobre quais possibilidades essa plataforma oferece. Então, olha só as vantagens:

– Dê feedbacks melhores e com mais rapidez usando a central de comentários;

– Atribua e avalie atividades com segurança, reutilize esse material ou colabore;

– Poste, comente e facilite as discussões na sala de aula;

– Mantenha os materiais e recursos organizados na página “Atividades”;

– Gerencie e veja os responsáveis, alunos e professores auxiliares na página “Pessoas”;

– Elimine as distrações aplicando os testes no modo bloqueado

Inclusão virtual

Usando o Google Sala de Aula você, professor, estimula a inclusão virtual. Afinal, muitos dos seus alunos vão desenvolver tarefas no trabalho que ainda nem existem. Quanto mais conectados com a tecnologia, melhor eles vão desenvolver essas habilidades. No entanto, a plataforma também foi pensada para inclusão de pessoas com deficiência.

Os recursos do Chromebook, como o ChromeVox e a opção “Selecionar para ouvir”, ajudam aqueles que precisam de assistência visual ou auditiva. Assim, todos podem ter a possibilidade de acessar as informações.

Afinal, depois de personalizar as configurações em um Chromebook, as tarefas serão aplicadas sempre que um aluno fizer login em qualquer dispositivo.

Além disso, usando recursos como ampliação de texto, digitação por voz e suporte a braille, dá para garantir mais inclusão. Todos os alunos conseguem aprender facilmente acompanhando os colegas com os produtos do Google for Education.

As extensões do Google Chrome criam ainda mais possibilidades para experiências de aprendizado individualizadas e inclusivas.

Você, como professor, terá inúmeras maneiras de usar a internet ao seu favor. Afinal, o aplicativo Google Sala de Aula é integrado com outras plataformas.

Utilizando mais aplicativos

Falando em interação, centenas de aplicativos externos funcionam com o Google Sala de Aula. Com essas integrações, os alunos e professores poupam tempo e compartilham informações facilmente. A relação de possibilidades é enorme. Veja algumas:

Com o pacote de produtividade Additio App, os professores podem se organizar e entrar em contato com os alunos e familiares de forma eficiente. Ele tem muitas ferramentas úteis, como um diário de classe cheio de recursos e um planejador de aulas avançado.

O GoGuardian Teacher permite que os professores copiem as turmas que configuraram no Google Sala de aula. Assim, dá para sincronizar as inscrições dos alunos, o período da aula e a matéria em todas as plataformas. Os alunos e professores podem aproveitar seus Chromebooks ainda mais com a configuração e utilização simplificadas.

Como usar o Google na Sala de Aula

Até aqui você viu que a ferramenta e ótima para integrar processos e facilitar a sua sala de aula. No entanto, se você ainda não entendeu como usar o aplicativo, saiba que existe uma capacitação oferecida pelo próprio Google. O conteúdo é gratuito e disponível na internet.

Assim, existe a possibilidade de você encontrar um instrutor individual ou parceiro certificado de desenvolvimento profissional. Todas as regiões do país possuem alguns. Eles podem dar suporte e treinamento presencial ou virtual.

Além disso, na plataforma, existem tutoriais em vídeo para você dar os primeiros passos. Tem sempre uma nova dica ou algum truque para facilitar o seu dia a dia.

Para você ter uma ideia, a Central de professores do Google for Education é uma plataforma online interativa e gratuita. Com um currículo criado por educadores para educadores. Se você já usa tecnologia na sala de aula ou está apenas dando os primeiros passos encontre cursos para ampliar a aprendizagem em qualquer nível.

Treinamento básico

Para saber como integrar e usar na sua sala de aula. Ele foi desenvolvido para educadores que estão começando a conhecer a ferramenta. O curso ensina as melhores estratégias para integração do Google Sala de Aula;

Treinamento avançado

Para saber todas as ferramentas disponíveis na plataforma e para que servem. Você vai além das noções básicas. Vai aprender estratégias revolucionárias para integração;

Treinamento sobre dispositivos

Para dominar fluxo de trabalhos, como interpretar os dados dos alunos. Aqui, você saberá como usar o Chromebooks e tablets na sua sala de aula;

Curso para instrutores

Para se tornar um multiplicador da plataforma e ensinar outros professores. Assim, você vai aprender a criar e realizar sessões de treinamentos inspiradoras;

Curso de Cidadania Digital e Segurança

Para aprender a se proteger online. Aqui, você pode preparar os seus alunos para se tornarem usuários digitais e responsáveis;

Treinamento sobre ferramentas

Para diferentes tipos de alunos. Usando o Chromebooks há diversos recursos de acessibilidade integrados que melhoram as interações dos alunos com os dispositivos.

Profissional certificado

Agora, tenha uma certificação para ser reconhecido pelo trabalho realizado. O Google  oferece duas certificações para educadores para que você demonstre seu nível de conhecimento.

Use o conteúdo da teacher center e sua própria experiência de ensino para se preparar para os exames de desempenho.

Quando você se sentir preparado, poderá fazer os exames disponíveis online e receber as certificações de educador. Além de poder apoiar outros professores com o nível 1 ou avançado da ferramenta, tem mais cursos.

Você pode ser um instrutor certificado, um inovador ou mesmo um especialista na ferramenta G Suite. Tudo de forma gratuita.

Gostou das dicas sobre o Google Sala de Aula? Tem muito mais conteúdo pra você no blog Vai de Bolsa.

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *