Ainda que os estudantes estejam longe uns dos outros fisicamente, é importante que quem faça uma graduação a distância se sinta próximo dos colegas, tutores e professores. Essa aproximação costuma acontecer, principalmente, por meio de debates virtuais, usando ferramentas de comunicação que permitem interagir e ir além da simples correção de exercícios.

Em uma graduação a distância, toda conversa entre professores, tutores e estudantes acontece pela internet. Por isso, é importante usar esses espaços virtuais da melhor forma possível. É sobre isso que falaremos neste post, que traz 5 dicas de como você pode participar de debates virtuais com a sua turma e, assim, aproveitar ainda mais o seu curso EaD.

Dicas para você marcar presença durante a sua graduação a distância

Você acha que apenas em uma graduação presencial você conseguirá tirar todas as suas dúvidas com os seus professores e ter uma convivência bacana com os seus colegas? Você tem dúvidas se conseguiria o mesmo se fizesse uma graduação a distância?

Neste texto, vamos mostrar para você como é possível ter um excelente contato com seus professores, tutores e colegas utilizando o ambiente virtual de aprendizagem. Para isso, basta que você tenha interesse em utilizar as ferramentas disponíveis para se fazer presente nos debates e trocar ideias e experiências.

Confira 5 dicas que vão ajudá-lo a participar mais dos debates do seu curso ao optar por uma graduação a distância:

1. Aproveite o contato com os professores

No ambiente virtual oferecido por uma graduação a distância estarão reunidos, além de seus colegas e tutores, os professores das disciplinas que fazem parte da grade curricular da sua formação. Esses docentes são especialistas em sua área de estudo. Por isso, é fácil concluir que você tem muito a aprender com eles.

Aproveite então a sua graduação a distância para, naquelas aulas em que você tenha ficado com alguma dúvida, utilizar o ambiente virtual de aprendizagem para sanar as suas dúvidas com quem entende do assunto.

Estreitar laços com os professores é importante em qualquer experiência de aprendizado. Isso não é diferente em uma graduação a distância. Nessa modalidade, os mestres estão frequentemente disponíveis online. Aproveite essa facilidade para aproximar-se dos especialistas da sua área e estreitar os seus laços com eles!

2. Peça ajuda sempre que precisar

Além do auxílio dos professores, os estudantes de graduação a distância podem contar com outros profissionais para sanar as suas dúvidas e dar apoio, como é o caso dos monitores e dos tutores. Eles são o braço direito dos educadores e podem ajudar a tirar dúvidas e acompanhar o seu desempenho. Não hesite em procurá-los quando for necessário!

Vá além dos conteúdos das aulas na hora dos debates. Compartilhe suas dúvidas e ideias, fale sobre temas complementares e procure não ficar apenas no conteúdo básico das disciplinas. Assim você aproveitará todo o potencial das plataformas que sua graduação a distância dispõe.

3. Faça contato com os colegas

Você e seus colegas podem estar longe fisicamente, mas continuam sendo pessoas com os mesmos interesses. Por isso, por que não fazer contato com eles e iniciar um networking para a sua carreira?

Ter contatos em diversos lugares do País ou até do mundo pode fazer a diferença para sua entrada ou para a sua recolocação no mercado de trabalho. Esse contato também propicia uma rica convivência com pessoas vindas de contextos diferentes do seu.

Debata conteúdos, tire dúvidas, elabore trabalhos em grupo. Aproveite esses momentos para fazer contatos e aprender com os seus colegas!

4. Prepare-se para as discussões

Para contribuir com os debates da sua graduação a distância, é importante se preparar. Por isso, leia bastante. Esse hábito vai ajudar na sua graduação e na vida, pois desenvolve o senso crítico, o vocabulário e o raciocínio lógico.

Além da leitura em geral, estude cada assunto específico. Assim, você conseguirá contribuir com pontos relevantes para a discussão, o que agrega conhecimento a você e aos seus colegas.

Além dos seus argumentos, preste atenção no que os seus colegas têm a dizer. Muita gente entra em uma discussão sem levar em conta a opinião dos demais ou não levando em consideração que o assunto inicial pode tomar um rumo diferente. Esteja aberto a outras visões!

5. Siga as boas práticas para um debate saudável

Em qualquer conversa ou debate presencial, é importante respeitar todos os envolvidos. Por que seria diferente no ambiente virtual? Nele, também é importante que estudantes, tutores e professores sigam algumas boas práticas para um debate saudável.

Em primeiro lugar, busque uma comunicação clara. Em um fórum, por exemplo, não é possível captar algumas sutilezas do contato interpessoal, como as expressões faciais e a entonação da voz. Dessa forma, as mensagens ficam mais sujeitas a ruídos. Por isso, o que você for dizer prefira ser direto e claro.

Da mesma forma, evite o sarcasmo e a ironia. São atitudes que vão prejudicar a forma com que você se comunica, a sua mensagem e, dependendo do caso, podem até afetar a sua reputação. E, é claro, seja respeitoso com todos!

Esperamos que as dicas deste post tenham sido úteis para tornar os debates da sua graduação a distância mais proveitosos. E você, tem alguma dica? Compartilhe com a gente! Aproveite também para navegar por outros conteúdos do nosso blog. Até a próxima leitura!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui