A Língua Portuguesa é presença certa em todos os concursos públicos. Por isso, ter uma boa bagagem e domínio da gramática para concursos vão facilitar muito o caminho para sua aprovação. Ou seja, se você quer passar em um concurso público, precisa mesmo ter a gramática da Língua Portuguesa na ponta da língua!

Esse tipo de conhecimento é especialmente importante para as provas discursivas. Elas exigem um conhecimento aprofundado sobre os mais diversos temas cobrados nas provas. Portanto, saber desenvolver a escrita, bem como a coesão e a objetividade do texto, são fundamentais para produzir uma boa argumentação. 

Neste artigo você confere algumas dicas práticas de como estudar essa disciplina tão fundamental para as mais variadas provas. Saiba mais sobre gramática para concursos e sai na frente dos seus concorrentes rumo à aprovação! 

Leia também: Confira os conteúdos de Português que mais caem no Enem

Crie uma rotina de estudos da gramática para concursos

Todo mundo sabe que estudar a nossa língua não é das tarefas mais fáceis. Justamente por isso é preciso criar um hábito de estudo para fazer bonito nos concursos públicos. 

Portanto, faça estudos gramaticais diários e com uma boa intensidade. Leia, escreva, faça exercícios, reveja as provas anteriores, entre outras coisas. Somente assim será possível desenvolver um hábito de estudo.

Não esqueça que para escrever bem e corretamente é preciso ter um planejamento de estudos sólido e treinar muito. No que se refere à gramática, de acordo com especialistas em concursos, as principais queixas dos alunos estão em acentuação, ortografia, verbos, conjunções, crase e regência.

Aliás, nossa próxima dica é exatamente sobre essas principais queixas. 

Principais dúvidas na gramática para concursos

Confira abaixo algumas explicações simples que poderão ajudá-lo a se sair bem na gramática para concursos

  • Verbo haver

Um dos pontos que mais geram dúvidas na Língua Portuguesa é o plural do verbo haver. Apesar de não ir para o plural quando é usado no sentido de “existir” (“Havia muitas pessoas no parque”), não é possível afirmar que o verbo haver não tenha forma no plural.

Quando funciona como verbo auxiliar, ou seja, com o sentido de “ter”, ele pode ficar no plural. Veja:

“Os diretores haviam comprado uma parte da empresa”. (Tinham comprado)

“As crianças já haviam saído quando o professor chegou”. (Tinham saído)

  • Particípios regulares e irregulares

Outro ponto importante é o uso do verbo em sua forma de particípio. Quando os verbos ter/haver são usados, a forma de particípio é regular. No entanto, quando os verbos ser/estar são usados, a forma do particípio é irregular. Veja:

“Eles já tinham imprimido o trabalho.”

“O trabalho será impresso amanhã.”

“Ele havia entregado a prova.”

“A prova será entregue pelo professor.”

  • Ortografia

Não se usa mais o hífen em palavras cujo prefixo termina em vogal e a palavra seguinte inicia-se com as consoantes R ou S. Portanto, o hífen desaparece e essas duas consoantes devem ser dobrados. Veja abaixo alguns casos antes e depois do acordo.

Anti-social – Antissocial

Anti-ruído – Antirruído

Anti-reflexo – Antirreflexo

Mini-saia – Minissaia

Ultra-sonografia – Ultrassonografia

Contra-regra – Contrarregra

Ultra-secreto – Ultrassecreto

Tópicos da gramática para concursos que merecem atenção

Você já sabe que estudar para concursos públicos requer muita dedicação, atenção e cuidado. A exigência de uma boa gramática não é exclusiva de apenas um concurso, mas sim da grande maioria. Por esse motivo, ela não deve ser deixada de lado – inclusive, pode ser responsável por eliminações. 

Confira alguns tópicos da gramática que merecem atenção dos concurseiros:

  • Morfologia: estudo da estrutura e toda a formação das palavras;
  • Sintaxe: conjunto de regras na disposição das palavras para a construção das frases;
  • Pontuação: recurso da ortografia que fornece às orações o ritmo, entonação e pausa;
  • Crase: corresponde à fusão de duas vogais iguais e apresenta diversas regras;
  • Concordância (nominal e verbal): confere harmonia aos elementos de uma oração.

A gramática pode aparecer de diferentes formas nos concursos. Ela pode estar em forma de questão objetiva e discursiva. Além disso, certamente é fundamental nas redações. 

Um dos pontos mais importantes e que vale ser praticado intensamente é a interpretação textual. No momento da avaliação, releia quantas vezes for necessário até ficar seguro o suficiente para dar a resposta correta.

A importância da nova gramática da Língua Portuguesa

A gramática se tornou ainda mais importante após a nova ortografia surgir, pois acabou exigindo ainda mais estudo e preparação por parte do candidato. 

No momento de organizar o seu cronograma de estudos, reserve um bom espaço para as regras do novo acordo ortográfico. Ele vem dificultando a vida de muitos candidatos em concursos públicos.

O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor em 2009, mas ainda continua gerando muitas dúvidas, principalmente no que se refere à ortografia e à acentuação.

É importante ter bem claro pelo menos as alterações principais e que costumam cair em diversos concursos renomados. Selecionamos algumas:

  • Ortografia: 
  • Hífen;
  • Acentuação gráfica;
  • Alfabeto;
  • Verbo “haver”;
  • Particípios regulares e irregulares.

Essas são somente algumas das regras da nova gramática que costumam ser abordadas nos concursos públicos. Pode ser que você ainda não esteja habituado a escrever de acordo com essas mudanças. Mas elas são cobradas em muitas provas e é preciso ter uma boa base para enfrentar as questões.

Comece pelos tópicos acima e não deixe de revisar outros pontos do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. 

Leia mais: Como iniciar uma redação? 4 ideias para você arrasar!

Aplicativos para aprender gramática

A tecnologia pode ser uma aliada importante na hora de estudar gramática para concursos. Compreender as regras da Língua Portuguesa não é tarefa fácil, por isso é importante ter dedicação e planejamento para aprender os conteúdos essenciais. Esses aplicativos podem ajudá-lo! 

  • Português para Concursos

Possui conteúdos sobre os temas que caem nos principais concursos públicos do país. O usuário também pode realizar testes online, para avaliar os seus conhecimentos e marcadores para não se perder nos estudos. Além disso, a plataforma conta com perguntas que já apareceram em exames de concursos.

  • Acentuando

O Acentuando é um aplicativo gratuito para quem deseja aprender as regras de acentuação gráfica da língua portuguesa. São diversas questões objetivas sobre os diferentes tipos de acento. O app também explica a regra de qual acento usar. Além disso, há um quiz com questões dos principais concursos do país.

  • Gramática de Bolso

Videoaulas, dicas e conteúdos diversos estão disponíveis no Gramática de Bolso. Por isso, estudantes do Enem, demais vestibulares e concursos públicos encontram na plataforma o auxílio ideal para aprender sobre a Língua Portuguesa, com sugestões de livros, links e artigos para ampliar os conhecimentos. 

  • Dicionário Sinônimos Offline

O aplicativo tem como objetivo fornecer sinônimos para diferentes palavras do nosso vocabulário. Ele é fundamental na hora de escrever a sua redação, pois pode ajudar a evitar as repetições de termos. Você pode utilizá-lo até mesmo quando estiver offline, além de ter a possibilidade de salvar os sinônimos pesquisados na categoria de favoritos.

Gostou do assunto? No blog do Vai de Bolsa você encontra tudo sobre concursos e outras provas. Por isso, não deixe de conferir outros conteúdos por lá! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui