Durante a última a última conferência da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), ocorrida em Nova York, no mês de setembro deste ano, nada gerou mais repercussão do que o discurso da jovem Greta Thunberg. Após a sua fala inflamada, o Brasil entrou na mira da ativista sueca. A jovem foi a principal voz contra o aquecimento global no mais importante evento sobre mudanças climáticas.

Como esse é um tema atual e afeta toda a sociedade, pode ser um assunto em potencial a ser cobrado na Redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por essa razão, confira nesse post quem é Greta Thunberg e como as palavras da jovem sueca podem estar relacionadas com o tema mudanças climáticas para essa parte da prova.

Quem é Greta Thunberg

Greta Ernman Thunberg nasceu em Estocolmo, Suécia, no dia 3 de janeiro de 2003. Ela ficou conhecida por ser uma das vozes mais importantes e jovens atualmente sobre o combate ao aquecimento global. Além disso, Greta é conhecida por ser líder de um movimento internacional de estudantes que lutam por medidas de combate para o aquecimento global.

A fama da jovem sueca propagou-se quando decidiu não ir mais as aulas para protestar. Esse fato ocorreu no dia 20 de agosto de 2018, após as recentes ondas de incêndio e calor que afetavam a Suécia.

Ativismo

Esse protesto, inicialmente, foi solitário e durou até o dia das eleições gerais da Suécia, que ocorreu no dia 9 de setembro de 2018. Para chamar a atenção dos governantes, Greta sentou-se em frente ao parlamento sueco com um cartaz. No material, havia as seguintes palavras: “Skolstrejk för klimatet“,  que significa em “greve escolar pelo clima”. Após isso, decidiu continuar a greve protestando todas as sextas-feiras. Esse fato atraiu a atenção mundial e protestos semelhantes foram organizados em outros países.

Mas a grande repercussão veio após o discurso de Greta Thunberg, na conferência da ONU (Organização das Nações Unidas), durante a Cúpula do Clima. Desse modo, ela conseguiu atrair os holofotes para esse problema e incomodar muita gente. Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, por exemplo, chamou a jovem de “histérica”.

Além disso, a jovem foi bombardeada por fake news. Foi acusada de ser financiada por ONGs e empresas que querem lucrar com o mercado verde. Além dessas acusações, a imagem de Greta também foi amplamente divulgada como memes através das mídias sociais. Isso fez com que o discurso da jovem fosse deturpado.

Ataques sofridos por Greta Thunberg

Após protagonizar as principais discussões sobre as mudanças climáticas, a jovem sueca sofreu ataques de todos os lados. Donald Trump, novamente, ironizou a jovem fazendo a seguinte declaração no Twitter: “Ela parece uma garota jovem e muito feliz que espera um futuro brilhante e maravilhoso. Tão bonito de ver!”.

Em contrapartida, Greta não se sentiu intimidada e mudou a descrição de seu perfil no Twitter. Ela abraçou a ironia de Trump e com bastante bom humor. “Uma garota jovem e feliz que espera um futuro brilhante e maravilhoso”, disse, postagem de resposta. Você pode conferir mais sobre esse embate entre o presidente americano e Greta nesse link.

Para saber mais sobre o que Greta Thunberg, uma boa dica é acompanhá-la no próprio Twitter.

Se por um lado, Greta gerou bastante polêmica por quem se sentiu ofendido, além de ser vítima de fake news e comentários machistas, surgiu uma onda de apoio no Twitter. No Brasil, foi criada a hashtag #desculpagreta. Milhares de usuários do Twitter por aqui demonstraram apoio e abraçaram a causa da jovem.

Discursos importantes de Greta

Embora jovem, Greta já se apresentou em eventos importantes, como do TEDxStockholm, em outubro de 2018. Veja a seguir a fala da jovem:

Abaixo você também pode assistir ao discurso de Greta na Cúpula do Clima:

Certo, mas como isso pode cair na prova do Enem?

A Redação do Enem é pura atualidade. Desse modo, a fala de Greta durante a conferência da ONU coincidiu com as queimadas da Amazônia. Vale lembrar que a Amazônia é um dos principais agentes de fenômenos climáticos do mundo. Desse modo, a floresta é responsável pela umidade na América do Sul, pelo fluxo das chuvas e contribui para estabilidade climática da Terra. Além disso, ela é detentora de uma das maiores biodiversidades do planeta. Tudo isso é ameaçado quando as queimadas e os danos ambientais estão fora de controle.

Não é de hoje que a sustentabilidade é um tema que está em evidência no Brasil. Esse pode ser um dos caminhos de amenizar os danos ambientais causados por diversos agentes que exploram os recursos naturais do mundo. Esses são os principais motivos que preocupam Greta Thunberg. Ou seja, como o homem está destruindo esses recursos e como os impactos da ação exploratória podem causar a extinção dos recursos naturais.

A consequência é fazer o planeta entrar em colapso. Portanto, você poderá ver alguns temas que são pertinentes para a Redação do Enem e que dialogam com o discurso de Greta. Veja a seguir alguns assuntos que se relacionam com isso:

1 – Como a ação do homem modifica a Terra

Essa é uma das preocupações fundamentais dos ambientalistas. A escassez dos recursos naturais, a exploração através da mineração, tráfico de animais, desmatamento e aquecimento global são assuntos que estão diretamente ligados à ação do homem. Fique de olho nessas atualidades e questões, para poder redigir um boa redação e tecer bons argumentos.

2 – Sustentabilidade

Esse também é um tema que sempre esteve em evidência. Como o homem pode criar fontes de energia renováveis e maneiras que possam amenizar o dano ambiental causado pela ação de indústrias, de veículos, entre outros. Esse tema pode dar argumentos a você para complementar algum assunto que esteja relacionado com a pauta verde.

3 – Desmatamento da Amazônia

De acordo com os últimos dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), os desmatamentos da Amazônia vêm aumentando ano a ano. Esse também pode ser um assunto de estudo e ajudará você a ter mais embasamento na hora da Redação.

4 – Poluição ambiental

Esse também é um dos principais agentes para o aumento do aquecimento global. A poluição atinge a todos em qualquer ambiente, como rios, mares, ar, áreas urbanas ou rurais. Fique atento aos últimos acontecimentos e ficar informado sobre esse assunto.

E para o resto da prova?

Certamente, as disciplinas de ciências naturais vão bater nessa tecla. Portanto, é importante você saber mais sobre essas questões ambientais do que imagina. Entender mais sobre o efeito estufa, o ciclo de mudanças climáticas, entre outras questões climáticas, poderão ser grandes aliados para a hora da prova.

Lembre-se de que o Enem costuma tratar de assuntos atuais de forma interdisciplinar. Ou seja, a Biologia irá tratar de assuntos que sejam de cunho social e a Química da mesma forma. Você constantemente irá ver questões sobre a emissão de gás carbônico na atmosfera, por exemplo. E como a poluição afeta a qualidade de vida das pessoas.

Portanto, o discurso de Greta Thunberg pode fornecer diversas ferramentas para você elaborar um raciocínio sobre essas questões. Sendo assim, também poderá refletir em como a ciência vem sendo ignorada por meras questões econômicas e isso pode estar afetando a qualidade de vida de milhares de pessoas. O aquecimento global pode estar desencadeando um processo irreversível na recuperação dos recursos naturais.

Greta é uma referência para você!

Agora que você sabe mais sobre quem é Greta Thunberg e qual a causa que ela abraça. Certamente, é possível entender o motivo de preocupação que os ambientalistas vêm alertando a sociedade. Além disso, é preciso desenvolver o pensamento crítico para entender o que existe por trás da crítica de quem incomoda os governantes. Essa é a melhor ferramenta para combater a propagação de notícias falsas.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa. Lá no blog também tem dicas específicas sobre a prova do Enem.