Estudar diariamente não é tarefa fácil pois depende de muita disciplina e organização. Estudar sozinho pode parecer uma boa ideia, mas ao longo dos dias você pode notar que algumas dificuldades vão surgir. Para escapar desses obstáculo, montar um grupo de estudos pode ser uma alternativa para o tédio e para otimizar a qualidade do aprendizado.

Apesar de parecer uma saída plausível, reunir um grupo de estudos de forma presencial pode ser tão difícil quanto manter uma rotina de estudos individual. Como a tecnologia está a nossa disposição para facilitar nossas vidas, que tal usar ela a seu favor? Nossa dica é fazer um grupo de estudos online!

O grupo de estudos pode ser formado por pessoas que você já conhece e também por desconhecidos. Mas como saber qual a melhor maneira? Confira as dicas de como montar um grupo de estudos e quais as melhores práticas para que o grupo não perca o foco dos estudos.

Como criar um grupo de estudos online

Ao reunir mais de uma pessoa com o mesmo objetivo de estudo que você, as chances de aprender mais rápido aumentam. Para que o grupo seja produtivo, quanto mais sintonia entres os estudantes, melhor. Além de estar aprendendo, as relações de amizade começam a aparecer. Portanto, o primeiro passo para encontrar as pessoas certas é buscar quem esteja na mesma situação que você e queira os mesmos objetivos.

O propósito de um grupo de estudos é compartilhar conhecimentos e entendimento dos conteúdos. Para isso acontecer de forma fluída o grupo precisa ter pessoas com talentos e habilidades diferentes. Para grupos online o pré requisito é que os participantes tenham familiaridade com tecnologia, incluindo os dispositivos e as ferramentas a serem utilizadas. Em segundo lugar comece captando pessoas do seu ciclo de convivência, amigos ou colegas. Em último caso, abra para pessoas desconhecidas através das redes sociais. Se esse for o método que você vai encontrar mais pessoas, estabeleça as regras do grupo de estudos para que ninguém atrapalhe a rotina dos demais.

Perfis mais adequados

Alguns perfis comportamentais também precisam ser levados em conta para um bom trabalho em equipe. Quando se trata de pessoas próximas fica mais fácil escolher ou ajustar algo que esteja atrapalhando a rotina do grupo. Estudantes que tenham dificuldade de concentração perdem o foco muito rápido e podem prejudicar os demais. Existem aqueles são muito brincalhões que também vão atrapalhar os encontros e até os fóruns de discussão.

Dê chance para essas pessoas participarem do grupo, mas deixe as limitações comportamentais bem definidas e transparentes para todos. Abertura entre o grupo com o líder vai ajudar a manter a produtividades e a organização em dia.

A dificuldade de reunir as pessoas presencialmente é uma constante no dia a dia de todo mundo. Para grupos de estudo online a mesma dificuldade pode existir. Por isso dê preferência para os estudantes que tenham tempo disponível e consigam se reunir ao mesmo tempo e sem pressa.

Estudar em grupo ajuda ou atrapalha? 

Estudar sozinho tem suas vantagens e desvantagens e em grupo de estudos isso não é diferente. A melhor forma de estudar vai depender do seu perfil. Segundo uma reportagem de O Globo, estudar em grupo para alguns estudantes pode prejudicar o desempenho enquanto outros encontram neste método uma forma de acelerar o aprendizado.

O grupo de estudos permite aos estudantes trocar conhecimento ensinando aquilo que tem compreensão rápida e corrigir dificuldades. Para isso acontecer de forma orgânica depende muito do perfil do estudante, uns são mais rápidos de raciocínio e outros mais lentos. Equilibrar essa característica no grupo pode ser uma estratégia chave.

Em resumo não existe a melhor forma de estudar, existe o melhor jeito para cada pessoa. Estudantes vão ter sempre ritmos de aprendizado diferentes. Portanto grupos de estudo podem ajudar ou atrapalhar, vai depender de cada um.

O que e como estudar em um grupo de estudos

Além de reunir estudantes com mesma intenção de estudos a forma como o processo vai acontecer é o próximo passo. O recomendado é que o foco de estudo do grupo seja para o mesmo propósito, com isso é necessário conhecer todo o conteúdo que precisa ser revisado. Elabore uma lista dos conteúdos e em seguida proponha um cronograma que deverá ser seguido pelo grupo.

Entender em quais disciplinas cada membro do grupo tem mais facilidade e dificuldade é uma forma combinar pares para que um complemente o aprendizado do outro. Se você vai ser a referência do grupo, antes de qualquer encontro defina previamente o que vai ser discutido e o que precisa ser estudado. O foco é conciliar o interesse de todo  mundo sem prejudicar quem tem dificuldade ou ajudar quem tem mais facilidade. Distribuir tarefas para cada um estimulando determinadas leituras para apresentar para o grupo vai estimular discussões. 

Esse tipo de organização e planejamento prévio vão ajudar a otimizar o tempo do encontro, evitando desperdício de tempo.

As melhores práticas para grupos de estudos

Definir o canal online para encontro do grupo

Opções de ferramentas e aplicativos no universo online é o que mais temos disponível. Para que um grupo de estudos online funcione, é preciso deixar claro qual será o canal que será utilizado para reunir as pessoas. Com opções variadas de ferramentas para vídeo conferências, você só precisa encontrar a que melhor atende todo mundo.

Alguns exemplos mais utilizados e que são gratuitos são: 

  • appear.in: plataforma gratuita para fazer videoconferência e organizar reuniões a distância em salas online;
  • hangout meet: aplicativo de videochamadas do Google. Simples e eficiente para relacionamento com a equipe onde quer que os participantes estejam.

As ferramentas podem ser qualquer pessoa que tenha acesso ao link da videoconferência e só vai precisar liberar acesso ao microfone e a câmera.

Canais de comunicação para troca de informações ao longo dos dias como fóruns de discussão vai ajudar no aprendizado. Para esse tipo de troca, um grupo privado no Facebook pode ser uma opção. Para trocas mais rápidas como dúvidas, um grupo no whatsapp vai permitir a troca de mensagens em tempo real.

Montar um grupo eficiente

Um grupo de estudos muito grande tende a não ser tão eficiente pela alta probabilidade de dispersão e conversas paralelas. Por conta disso, o ideal é contar com no máximo 6 pessoas em um grupo de estudo. Dentre essas pessoas, uma deve representar o líder para organizar o dia a dia de estudo. O líder é responsável por  ter uma postura firme durante as reuniões e sempre que se fizer necessário. 

Para resultados mais rápidos de aprendizado o ideal é reunir pessoas com perfil multidisciplinar, ou seja, com diferentes habilidades e experiências. Embora trazer conhecimentos e habilidades diferentes seja importante, não se pode deixar de lado as dificuldades dos membros do grupo. Quanto mais diferentes melhor, isso vai facilitar que um ajude o outro quando necessário.

Estabelecer regras e prioridades

Com o grupo de estudos montado e as ferramentas definidas é hora de marcar o primeiro encontro. Nesse momento o organizador do grupo deve se preparar levando para o encontro as regras do grupo de estudos e o cronograma previsto.

Estipular a agenda de encontros semanais, como cada um deve se comportar para aproveitamento do tempo do encontro, responsabilidades e tarefas de cada um. Leve os assuntos como proposta e pega a contribuição e sugestões de todos, visto que todo mundo precisa concordar. Se for preciso mexer ou ajustar horários e ordem de estudo das disciplinas, esteja aberto. Sugere-se pelo menos dois encontros na semana.

Quando você começa a conhecer o time e a forma como cada um performa em cada matéria, fica fácil estipular as prioridades de estudo. Caso seja necessário, monte duplas para estudarem fora das reuniões coletivas a fim de complementar os conhecimentos.

Obter sucesso em um grupo de estudos

Montar um grupo de estudos online deve ser um extra na sua rotina de estudos. Não considere estudar apenas quando houver encontros, muito pelo contrário, é preciso estudar muito antes das reuniões. Alguém deve ser o responsável por planejar o roteiro do encontro, seja para tirar dúvidas de uma matéria, discutir a complexidade de algum assunto, distribuir tarefas de elaboração de materiais de resumo, entre outros.

Use o encontro com o grupo de estudos para resolverem testes como forma de testar os conhecimentos de todos. Teste novas abordagens e novos meios a cada novo encontro para motivar o time, se achar interessante traga alguma dinâmica, brincadeira ou jogo que ajude no aprendizado.

Estudar em grupo não é uma missão impossível, é possível mas exige organização e planejamento como todo projeto. Se todos estiverem engajados e respeitarem as regras e atividades, o resultado será recompensador para todos.

Gostou das nossas dicas de como montar um grupo de estudo? Então continue navegando pelo Vai de Bolsa e encontre mais dicas como essas!