Harvard cursos online

Saiba como fazer cursos online em Harvard de graça!

Você sabia que é possível fazer cursos online em Harvard, Yale, Columbia, Princeton e outras instituições de ponta dos EUA sem gastar nada ou pagando pouco?

Para ter acesso ao ensino de algumas das melhores universidades dos EUA você não precisa mudar de país, estudar durante vários anos e gastar uma fortuna. Isso porque, hoje em dia, algumas plataformas de aprendizagem online oferecem cursos gratuitos ou a preços acessíveis que são ministrados por essas universidades.

Há cerca de cinco anos, reitores, desenvolvedores e especialistas no sistema educacional começaram a participar dessa revolução silenciosa que são as novas plataformas de educação online

Elas se tornaram símbolo de uma era de aprendizado flexível e acessível e ganharam o apelido de MOOCs (“Massive Open Online Courses”). Em 2012 surgiram coursera, edX e Udacity, por exemplo. 

Nesse artigo, você vai descobrir como funcionam essas plataformas, vai aprender como acessá-las e saber mais sobre as opções de cursos disponíveis. 

Saiba mais: Saiba aumentar seu conhecimento no mundo online

Como Harvard disponibiliza seus cursos online

Com videoaulas, quizzes e aulas presenciais filmadas, os MOOCs conquistaram milhões de fãs pelo mundo. Basta ter um computador, acessar uma plataforma e se conectar. A chance de estudar está ali, bem à sua frente. Afinal, a grande maioria é gratuita ou de baixo custo se comparada ao ensino das escolas de negócios tradicionais.

A Universidade de Harvard, por exemplo, possui diversos cursos online e grátis. Os interessados devem acessar o edX, plataforma fundada em 2012 pela Universidade de Harvard e pelo MIT, renomadas instituições de ensino dos Estados Unidos. 

O site oferece cursos como programação, empreendedorismo, criação de jogos digitais, desenvolvimento de websites, produção de textos e muitos outros. Cada curso é dividido em temas e capítulos, incluindo atividades ao final das aulas. 

A ferramenta também oferece um fórum de discussão para conversar com outros alunos e esclarecer dúvidas. É possível encontrar conteúdo em vários idiomas, inclusive em português.

Os cursos online de Harvard garantem diploma? 

Muitos MOOCs estão disponíveis para todos gratuitamente. Entretanto, em alguns casos, se você quiser obter um certificado, precisa pagar uma taxa. Mas a maioria dos cursos está disponível gratuitamente para quem opta por ser aluno ouvinte. 

Ou seja, na modalidade gratuita, os participantes não recebem nenhum certificado, mas ainda assim essa continua sendo uma ótima oportunidade de ter um pouco de noção do que é estudar em uma instituição que é referência internacional, como as chamadas universidades da Ivy League.

Mas para quem quiser ter um certificado verificado após a conclusão do curso, é possível obtê-lo mediante o pagamento de uma taxa que varia entre 40 e 60 dólares, dependendo do programa escolhido.

Além disso, existem opções de cursos com certificado que são gratuitos para todos.

Saiba mais: 5 cursos gratuitos que oferecem certificado online

Como acessar os cursos online e gratuitos de Harvard

Preparamos um passo a passo detalhado que vai ajudá-lo a acessar os cursos online e gratuitos de Harvard, MIT, Berkeley, Universidade do Texas e muitas outras:

  1. Primeiramente, faça seu cadastro na plataforma edX clicando em “Register”. É preciso fornecer nome, criar senha, aceitar os termos de serviço e criar uma conta;
  2. Depois de criar sua conta, clique em “Explore Courses”. Lá você terá acesso a todo o catálogo de cursos do edX e poderá escolhe por área, assunto, palavra-chave, data de início, disponibilidade e outros;
  3. Em seguida, escolha o curso e clique em “Enroll” para fazer sua matrícula. O site vai indicar a data de início;
  4. Agora é que vem a grande dica. Você pode optar pelo curso como “Verified Track” e aí terá que desembolsar seu valor em dólares ou clicar em “Frequentar este curso como ouvinte”, podendo cursá-lo sem custo;
  5. Aí é só clicar em “Start Course” e navegar pelo conteúdo do curso. Você será informado do período em que seu acesso como ouvinte estará disponível. Ou seja, você terá até essa data para finalizar o curso;
  6. Confira todos os recursos disponíveis no curso: responda as questões que serão apresentadas, volte para revisar conteúdos já estudados, participe de discussões, veja seu progresso, confira a agenda do curso e visite a página de perguntas frequentes;
  7. Pause os estudos quando necessário e retome o curso com seu login e senha. Tudo muito fácil e prático! 

Quais as opções de cursos online e gratuitos em Harvard

Os conteúdos disponibilizados na plataforma edX vão desde cursos de línguas estrangeiras até tópicos altamente específicos e complexos. Com mais de 15 milhões de usuários, a plataforma já percebe um interesse maior em torno de alguns conteúdos, e divulgou uma lista dos seus cursos mais populares.

  • TOEFL® Test Preparation: The Insider’s Guide, da ETS

O curso mais popular da edX em 2018 foi esse curso preparatório para o TOEFL, um importante exame de certificação na língua inglesa. Ele é oferecido pela própria ETS, organização que gerencia a prova). O curso tem seis semanas de duração e exige duas a quatro horas por semana de dedicação. 

  • CS50’s Introduction to Computer Science, da Harvard University

O CS50 é um dos cursos mais populares da Univesidade de Harvard, e a versão online dele também é um dos cursos mais populares da edX. Em vez de focar em uma linguagem específica, ele aborda a ciência da computação de maneira mais ampla, ensinando a pensar algoritmicamente, resolver problemas com eficiência e abordando temas como abstração, gerenciamento de recursos, engenharia de software e desenvolvimento web. Ele dura quatro semanas, mas os projetos podem ser feitos no ritmo do estudante. 

  • Data Science: R Basics, da Harvard University

O objetivo desse curso é ensinar os alunos a programar em R, uma linguagem muito utilizada na Ciência de Dados, para resolver problemas e analisar situações nas quais volumes enormes de dados estão disponíveis para embasar decisões. Para isso, o curso gira em torno de um projeto, no qual o aluno aprende a usar a linguagem para resolver um problema usando um conjunto de dados reais. Ele tem duração de oito semanas, e demanda uma ou duas horas de dedicação por semana do aluno.

Outras plataformas com cursos online de graça

No Brasil, entre os MOOCs que ganharam evidência, estão a Veduca, da USP, e a eduK, que tem como sócio o ex-técnico de vôlei Bernardinho. São cursos pequenos, rápidos, prontos para resolver um dilema, um problema ou desenvolver uma habilidade. Coursera, edX e Udacity não ficaram para atrás e também já possuem cursos em português.

Navegue por estas plataformas e você encontrará uma oferta tão variada quanto excêntrica: cursos de técnicas de xadrez, python, robótica, chinês, artes, ciência, pintura, bitcoin, ciência de dados e até budismo. Abaixo, confira cinco cursos curiosos entre os MOOCs mais famosos:

  • Voo Autônomo (Domine a Engenharia dos Drones e Veículos Voadores) – disponível na Udacity
  • Game Theory (Teoria dos Jogos), de Stanford – disponível no Coursera 
  • The Foundations of Happiness at Work (Os Fundamentos da Felicidade no Trabalho), da Berkeley – disponível na edX
  • World of Wine: From Grape to Glass (O Mundo do Vinho: da Uva ao Copo)  – disponível na edX
  • Learning How to Learn: Powerful mental tools to help you master tough subjects (Aprendendo a Aprender: Ferramentas mentais poderosas para te ajudar a lidar com assuntos difíceis) – oferecido pela Universidade de San Diego

Um MOOC não vai substituir um MBA ou uma pós-graduação. E nem é esta sua finalidade. Tampouco vai fornecer uma trajetória de ensino linear. Com tantas ofertas disponíveis e acessíveis, esses cursos mostraram-se uma boa opção para você ir desenvolvendo habilidades ao longo da vida, de forma contínua. 

Se você gostou desse conteúdo e se interessa por outros relacionados à educação, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *