Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
home office

Home Office: 9 profissões para quem quer trabalhar em casa

Definitivamente, em algum momento da sua vida profissional, você vai trabalhar em home office. Ou seja, trabalhar no conforto e facilidade da sua própria casa. Não tenha dúvidas quanto a isso.

Pode ocorrer por meio dos conhecidos freelas, ou por um contrato via pessoa jurídica, ou ainda, até com carteira assinada. Pode ocupar parte do seu tempo, para obter uma renda extra, ou ser seu principal emprego.

Ao mesmo tempo, é possível ter flexibilidade de horários, definir quais períodos do dia vai trabalhar, sem a cobrança presencial de um chefe.

O home office é uma modalidade que surgiu como um reflexo das novas tecnologias. Com a internet, é possível estar conectado a plataformas de empresas a qualquer hora ou local. Por esse motivo, na maioria das áreas, já é possível trabalhar em home office.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Profissões para quem quer trabalhar em home office

Para facilitar a sua vida, e também para auxiliar você em que carreira seguir para atuar em home office, nós vamos apresentar 10 profissões para quem quer trabalhar em casa.

1 – Jornalista

Há muito tempo a profissão de jornalista deixou de ser apenas o trabalho na redação de jornais impressos, emissoras de televisão, rádios.

Nesse sentido, o campo de trabalho para profissionais da área foi ampliado para a área digital. Agora, grande parte dos jornalistas por formação trabalham com jornalismo digital. Frequentemente, estão envolvidos com produção de conteúdo para sites e blogs de empresas e organizações públicas e privadas. Ou ainda, com o marketing digital e inbound marketing.

Em outras palavras, atualmente, para trabalhar como jornalista, basta um computador com acesso à internet, um celular e muita disposição. A produção de conteúdo, seja para notícias, reportagens jornalísticas ou posts para um blog empresarial, pode ser feita de casa.

Portanto, a profissão de jornalistas é uma das mais adequadas a quem pensa em trabalhar na modalidade home office.

2 – Contador

A profissão de contador é uma das mais tradicionais de todas. Tanto que podemos encontrar cursos de graduação em contabilidade na maioria das instituições de ensino superior.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

No entanto, com a chegada das novas tecnologias, é um campo de trabalho que está em franca mudança. Uma coisa é fato: todas as empresas e organizações precisam de um contador profissional para fazer a sua contabilidade, pagar impostos, emitir notas fiscais.

Afinal, inúmeros trâmites burocráticos envolvem o dia a dia dessas organizações. No entanto, o que não é preciso é o contador trabalhar dentro da empresa. Ele pode atuar home office!

Na contabilidade, as empresas têm buscado agilidade no atendimento do contador. Buscam um profissional que esteja disponível a qualquer hora do dia, que esteja hábil a tirar dúvidas e prestar consultoria.

Esse atendimento pode ser feito por telefone e até pelo WhatsApp. Muitos jovens recém-formados em Contabilidade já costumam abrir seu próprio negócio para atender empresas de forma online, via home office. Portanto, é uma área bem indicada para quem quer optar pelo home office.

3 – Designer Gráfico

As ofertas de emprego e trabalho para quem tem formação superior em Design Gráfico estão bombando! Basta olhar nos principais portais de vagas de emprego e oportunidades.

E eu garanto: a maioria dessas vagas não exige a presença física do profissional nas empresas.

Um designer gráfico pode trabalhar tranquilamente por home office, com um bom computador e um pacote de softwares para edição gráfica.

Isso porque, para esse profissional, as demandas de trabalho estão atreladas a criação e desenvolvimento de marcas, peças para redes sociais e identidades visuais para os mais variados motivos.

Certamente, são atividades muito viáveis para fazer via home office.

Hoje em dia, é bem comum um designer gráfico contar com vários clientes para atendimento simultâneo, atuando sob demanda. Ou seja, sob pedido. Esse profissional pode trabalhar da sua própria casa ou, até, em um estabelecimento de coworking.

4 – Psicólogo

Não fique constrangido se em algum momento da sua vida você precisar de um psicólogo e o profissional mais indicado mora em outro Estado. Ou seja, bem longe da sua casa.

Neste caso, nada que uma boa sessão via Skype ou ligação de vídeo de WhatsApp resolva. Sim, essa modalidade de atendimento a distância no campo da psicologia está se tornando muito comum.

Assim, a tecnologia aqui também é uma aliada de quem é graduado em Psicologia. Definitivamente, não é mais necessário estar frente a frente, em um consultório, com um psicólogo.

Agora, os psicólogos podem prestar atendimento aos pacientes pelo computador, por home office, via chamadas de áudio e vídeo. É claro, com a autorização e consentimento dos clientes. O trabalho via home office ampliou e muito o mercado para os psicólogos. Com isso, os pacientes podem estar em qualquer lugar do Brasil, e do mundo, porque não?

5 – Professor particular

Se você tem graduação em alguma licenciatura, como física, química, matemática, geografia, história, entre outras, um campo de trabalho muito promissor é o de professor particular.

Para isso, não é necessário ter uma sala de aula própria. Pelo contrário, basta ter um cômodo na sua casa próprio para receber um aluno interessado em aprofundar os estudos em certo tema.

Por essa razão, um professor particular tem total condições de trabalhar de casa, via home office. Pode fazer isso em paralelo a outro emprego físico em uma escola ou universidade, ou até fazer do trabalho em casa sua principal fonte de renda.

6 – Revisor de textos

Ser revisor de textos é um trabalho voltado principalmente a quem tem formação em Letras, Jornalismo ou é professor de Língua Portuguesa.

É uma atividade que pode perfeitamente ser feita a qualquer hora e local, a escolha do profissional, que trabalha sob demanda. A revisão de texto é muito abrangente. Por exemplo, você pode atuar revisando textos técnicos de bulas de medicamentos, para a empresas farmacêuticas, ou trabalhos acadêmicos, conforme as regras da ABNT, ou ainda para veículos de imprensa.

Tudo isso feito de casa, via home office.

7 – Desenvolvedor de Softwares e websites

Para quem atua na área da TI, o trabalho home office é uma realidade cada vez mais frequente. Com um bom equipamento de informática em casa, o profissional pode desenvolver softwares e websites para qualquer empresa ou organização. Quem não conhece aquele amigo graduado em TI que vira a noite desenvolvendo aplicativos ou softwares ou sites? Sim, é um trabalho home office, e muito bem remunerado, diga-se de passagem.

8 – Empreendedor digital

Você já pensou em criar um website de e-commerce para vender qualquer coisa do conforto da sua casa? Sim, isso é possível.

Há uma infinidade de plataformas digitais que oferecem a possibilidade de construir um site para e-commerce para vender produtos cujo estoque pertence a outras pessoas.

Sua tarefa é apenas provocar a venda por meio do site, e ficar com parte do lucro. Em suma, ser um empreendedor digital é cada vez mais um trabalho para se fazer por home office.

9 – Administração de empresas

O que você acha de ser um consultor de Recursos Humanos, de Finanças ou de Marketing para alguma empresa? São trabalhos desenvolvidos por administradores e que também podem ser feitos de casa, via home office.

Na mesma linha do jornalista e do contador, ser administrador de empresas atualmente não depende mais da presença física do profissional nas empresas. É possível ser contratado como consultor, em diversas áreas, para atendimento online. Interessante, não?

Mas vale a pena trabalhar de casa, por home office?

Certamente, trabalhar de casa traz muitas vantagens, como já listamos no início de post. Podemos adicionar, aqui, a questão logística e de deslocamento. Ou a falta dela, não é verdade?

Ao trabalhar em home office, acabaram as horas perdidas na fila do trânsito ou o custo adicional com ônibus ou combustível do carro. Como mencionamos no início do post, a flexibilidade de horários também ajuda. Por que não trabalhar apenas de madrugada? Isso também é possível.

Mas não se engane. Há também alguns pontos a serem considerados se você quer trabalhar em casa, como a necessidade de ter disciplina. Em casa, é muito mais fácil de se distrair com a geladeira, por exemplo, ou com a vontade de assistir uma série no NetFlix.

Outro ponto negativo é a ausência de colegas de trabalho. Trabalhar de casa é uma tarefa por vezes solitária. Para quem gosta de se relacionar com outras pessoas, isso pode ser um empecilho.

Em resumo, faça uma autoanálise das sua vida e necessidades, para poder decidir se vale a pena ou não trabalhar em casa.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *