O Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, é uma das instituições mais respeitadas dentro da área de ensino em engenharia e tecnologia. O instituto fica localizado na cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo. Além disso, o ITA possui pós-graduação para quem é formado em engenharia. Mas o foco de formação dos alunos é na área da engenharia aeroespacial. Neste post, vamos dar mais detalhes sobre os cursos de graduação e pós oferecidos por essa renomada instituição.

Vamos falar ainda como funciona o vestibular, que também é um dos mais concorridos e difíceis do Brasil. Isso porque as provas tem um alto grau de complexidade, com conteúdos que nem sempre são vistos no Ensino Médio convencional.

Portanto, se você gosta de engenharia, e busca a melhor escolha de nível superior na área, acompanhe esse post.

Os cursos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma das instituições referência quando se fala em tecnologia e ou engenharia. É uma instituição de ensino superior pública, fundada no ano de 1950 e está diretamente ligada ao Comando da Aeronáutica, também conhecida pela sigla COMAER. Além disso, O ITA é uma instituição credenciada pelo MEC (Ministério da Educação) e possui uma das avaliações mais altas dentro desse órgão.

Além disso, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica oferece graduação e pós-graduação lato e stricto sensu dentro da área das exatas e com um alto grau de especialização na administração dos cursos. Saiba que ao obter o diploma de bacharel nessa instituição, você também será um profissional bastante requisitado no mercado de trabalho.

Veja a seguir quias são os cursos que fazem parte do Instituto Tecnológico de Aeronáutica:

1- Engenharia Aeronáutica

A faculdade de Engenharia Aeronáutica é uma das principais do ITA. Ela é responsável por formar profissionais que se ocuparão das atividades de fabricação, manutenção e do gerenciamento de projetos aeronáuticos ou aeroespaciais.

Esse curso do Ita forma profissionais com profundo conhecimento tanto teórico, quanto pratico na elaboração de todas atividades que envolvem o campo da aeronáutica, o que possibilita que trabalhem em diversos segmentos dessa engenharia.

Portanto, o campo de atuação para quem se gradua nesse curso do ITA envolve segmentos da área de defesa aeroespacial ou também possibilita que se trabalhe em empresas do ramo da aviação, tanto na elaboração de projetos de aviões ou helicópteros, quanto nas empresas de companhias aéreas de transporte de pessoas ou carga, na confecção ou elaboração de peças que são destinadas a esse setor.

2- Engenharia Aeroespacial

A faculdade de Engenharia Aeroespacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma das mais respeitadas do país.  Se você tem interesse pela área das ciências aeronáuticas, essa pode ser uma ótima graduação.

Saiba que esse é um curso que permite que o aluno receba conhecimento para dar conta do Programa Nacional de Desenvolvimento Aeronáutico (PNAE). Portanto, garante uma formação fundamental para o desenvolvimento de pesquisas e projetos aeroespaciais, o que se torna fundamental para a tecnologia desse ramo no país, fazendo com que seja possível lançar satélites e lançadores de foguetes para a manutenção da defesa nacional.

Além de trabalhar diretamente em atividades aeroespaciais, é importante ressaltar que existe um órgão no país muito importante para a pesquisa espacial, ele se chama Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ao se graduar nesse curso, trabalhar nesse instituto pode ser uma opção viável de carreira.

3- Engenharia Civil-Aeronáutica

Essa é uma das engenharias do Ita que servirá para você atuar no ramo das operações da aviação civil. Uma das profissões que podem ser uma opção de carreira para essa formação é a de operador de controle de tráfego aéreo.

O curso é focado em formar profissionais com um profundo conhecimento teórico ou prático para a aviação comercial e civil. Através desse curso, se aprende sobre projetos, construção, manutenção e administração de grandes obras destinadas ao transporte aéreo.

Além dessa possibilidade de atuação, o engenheiro graduado nesse curso é responsável pelo controle de tráfego aéreo e também pode atuar em plataformas de lançamentos de foguetes.

4- Engenharia da Computação

A faculdade de Engenharia da Computação também pode ser uma opção de curso se você gosta da área das ciências exatas.

Esse curso vai permitir que você elabore e execute projetos de computadores, periféricos e sistemas de softwares ou hardwares. Portanto, esse curso permite uma ampla atuação na área do desenvolvimento tecnológico dentro da computação.

O que permite que se trabalhe tanto em empresas que necessitam de sistemas informatizados, quanto na área de pesquisa ou direção de projetos destinados a hardwares ou softwares.

5- Engenharia Eletrônica

A faculdade de Engenharia Eletrônica do Instituto de Tecnologia Aeronáutica também pode ser uma excelente opção de formação para garantir uma boa carreira profissional.

Esse é um curso focado para quem tem afinidade com as ciências exatas. Portanto, essa pode ser uma boa opção se você deseja atuar na indústria, no desenvolvimento de dispositivos ou esquemas eletrônicos, que podem ser importantes para vários segmentos desse campo.

É importante ressaltar também, que essa graduação dialoga bastante com as anteriores, pois todas têm um foco direcionado para a tecnologia e não se pode esquecer que os circuitos eletrônicos são essenciais para o funcionamento de qualquer sistema elétrico.

6- Engenharia Mecânica-Aeronáutica

Essa faculdade pode ser a mais indicada se você tem afinidade com Mecânica. O que muda nessa faculdade é que o foco da mecânica é destinada para aeronaves.

Portanto, o curso irá preparar o aluno para o aprendizado de tudo que envolve a mecânica de aviões, helicópteros ou outras aeronaves. Sendo assim, serão ensinados conteúdos tanto para o desenvolvimento, fabricação ou manutenção de tudo o que diz respeito ao segmento da aeronáutica.

A parte mecânica que trata da aeronáutica consiste também em equipamentos de navegação, componentes de controle, processos de fabricação, mecânica de fluidos, controle aerodinâmico, entre outros. Sendo assim, essa é uma faculdade que trará bastante aprofundamento teórico e prático, o que fará o aluno desse curso um profissional bastante requisitado no mercado de trabalho ao se graduar.

Como ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica

O único meio possível para estudar nessa instituição é via vestibular. Desse modo, o vestibular do ITA consiste em 3 fases, sendo que a última, o aluno deverá passar por inspeção de saúde, para saber se está apto para cursar os 4 anos de graduação.

A primeira fase consiste em uma prova com 70 questões de Português, Matemática, Física, Inglês e Química, que são objetivas e de múltipla escolha.

Na segunda fase, o aluno deverá responder a uma prova dissertativa com 10 questões de cada exame com os conteúdos de Matemática, Física e Química, mais a de Redação, que consiste na elaboração de um texto argumentativo baseado em um ou mais itens que são sugeridos na prova como uma coletânea de textos, que servem de suporte para formular os argumentos. Geralmente os temas das coletâneas são assuntos relacionados com a ciência.

Após obter a classificação nas duas primeiras fases, o candidato passa para a terceira que é a inspeção de saúde, que serve para qualificar ou desclassificar o aluno quanto suas condições físicas.

Além disso, vale lembrar que os conteúdos cobrados no vestibular do ITA, muitos deles não fazem parte do currículo do Ensino Médio convencional, por isso, esse é um dos vestibulares mais difíceis do país. Pois o aluno precisa dominar assuntos extremamente complexos para o exame e ainda gozar de uma saúde plena para não ser desclassificado na etapa final.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre os cursos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, certamente pode perceber o grau de excelência e cobrança com ensino que essa instituição tem. Portanto, ao se graduar em algum curso do ITA, tenha a certeza que você será um profissional bastante diferenciado no mercado, com um aprofundamento teórico bastante tradicional e isso pode garantir uma carreira profissional mais valorizada.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.