Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
interpretação de texto Enem

Interpretação de texto Enem: como melhorar para a prova

  • Enem
  • 1/mar/21
  • por Shymenne Siqueira

Estudar e treinar a interpretação de texto para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – é fundamental para qualquer candidato. Afinal de contas, essa competência é exigida em todas as provas que compõem o exame.

Além disso, uma boa interpretação de texto pode garantir um melhor entendimento das questões propostas, auxiliando o candidato a encontrar as respostas de forma mais rápida e simples. Mas será possível melhorar a interpretação de texto para o Enem?

A resposta é positiva e é isso que você vai ver nas próximas linhas deste artigo. Saiba como algumas dicas simples podem ajudar você a melhorar a sua interpretação textual e como isso é fundamental para se dar bem em uma prova longa como é a do Enem.

Leia também: Plano de estudos para o Enem: veja por onde começar

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Interpretação de texto para o Enem

A prova do Enem é conhecida por seus enunciados longos, o que exige que os candidatos tenham um bom domínio da interpretação de texto. E justamente por ser uma prova interdisciplinar, é necessário que essa competência seja aplicada a todas as disciplinas, e não apenas as da área da língua portuguesa.

Agora, você provavelmente deve estar pensando: além de estudar todas as disciplinas, também preciso estudar interpretação de texto? Se você quer se dar bem no exame, a resposta é sim! 

Mas fique tranquilo, pois a interpretação de texto pode garantir a você mais agilidade na hora de responder as perguntas e mais facilidade para entender os enunciados.

Continue sua leitura e descubra como é possível estudar a interpretação de texto para o Enem.

Como entender a interpretação de texto em 5 estágios

A interpretação de texto é realizada em 5 estágios e entendê-los ajudará você a ter maior clareza durante a atividade. Confira:

1. Identificação

Em um primeiro momento é preciso identificar e reconhecer os principais elementos de um texto. É neste processo que você irá constatar quais são os elementos centrais do enunciado.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

2. Comparação

A partir do reconhecimento dos principais elementos do enunciado é chegada a hora de analisá-los. Para isso, você deve relacioná-lo a dois ou mais elementos, sejam eles semelhantes ou diferentes.

É a partir dessa comparação que você terá a oportunidade de chegar a determinada conclusão.

3. Explicação

Com a conclusão em mente, chega o momento de explicá-la, ainda que mentalmente. Essa etapa exige que você tenha uma ideia mais clara do que foi proposto, entendendo a verdade ou não dos fatos.

Uma outra forma de entender a etapa de explicação é considerá-la como “causa e efeito”. Isso significa que você deverá explicar a relação entre os elementos.

Isso ajudará você a entender o enunciado e também a desenvolver seus argumentos que serão utilizados nas respostas.

4. Justificativa

Por serem, em sua grande maioria, questões de interpretação, as provas do Enem exigem que os candidatos justifiquem suas respostas a fim de legitimar seus posicionamentos.

Nesta etapa, o candidato deverá apresentar provas e argumentos que corroboram com seu posicionamento. 

E aqui, mais uma vez, a interpretação de texto pode servir como um atalho, já que, muitas vezes, dentro do próprio enunciado, é possível encontrar dados e informações que justificam a resposta dada.

Leia também: Assuntos que mais caem no Enem: veja quais temas estudar

5.  Contextualização

Finalizando o processo de interpretação de texto, é preciso contextualizar o enunciado proposto. Isso significa que, além de compreender, analisar e interpretar um texto, é preciso compreender a situação em que ele está inserido.

Essa etapa é de extrema importância, pois de acordo com o contexto, o significado de um enunciado pode até mesmo mudar.

Leia também: Português Enem: veja o que mais cai na prova e como estudar melhor

Dicas para melhorar a sua interpretação de texto

Agora que você já consegue ter um panorama mais aprofundado de uma interpretação de texto, é hora de conhecer algumas dicas para se preparar e arrasar na hora do Enem. Veja só:

Faça uma leitura cuidadosa

O passo inicial para uma boa interpretação de texto para o Enem, ou para qualquer situação, é realizar uma leitura cuidadosa do enunciado. 

Na prática, isso significa ler e reler o texto quantas vezes for necessário. 

Ainda sobre a leitura, é recomendado que você grife as palavras-chave, ou seja, aquelas palavras que são fundamentais para o entendimento do texto. Ao destacar essas palavras, você torna o conteúdo mais claro, facilitando o entendimento da ideia central do enunciado.

E se você quer ficar craque na leitura, que tal dar uma olhada neste artigo especial, que vai ajudá-lo a melhorar ainda mais sua técnica.

Pesquise o significado das palavras

Uma boa forma de interpretar textos e estudar para o Enem consiste num exercício de pesquisa.

Esse exercício nada mais é do que procurar pelo significado de algumas palavras que você não compreende. Essa pesquisa pode acontecer durante seus estudos ou mesmo quando você se deparar com uma palavra que não entende.

Além de ampliar o seu vocabulário, pesquisar o significado das palavras ajudará você a relacionar expressões e compreender melhor os textos apresentados.

Identifique o gênero textual do enunciado

Identificar o gênero textual presente no enunciado é de extrema importância para entender o que está sendo abordado ou solicitado.

Em uma prova do Enem, você poderá encontrar tipos de texto, tais como: jornalísticos, poemas, romance, quadrinhos, infográficos, publicitários, e-mails e até mesmo mensagens em aplicativos e redes sociais.

Além disso, é recomendado que você estude e entenda os estilos de texto, que podem ser: descritivos, narrativos, argumentativos, expositivos ou injuntivos.

Todas essas análises são fundamentais para que você organize suas ideias, contextualize o enunciado e consiga interpretar o texto com maior facilidade.

Atenção total ao enunciado

Compreender o enunciado é parte crucial para a boa interpretação de texto. 

É que muitas perguntas do Enem acabam induzindo os estudantes ao erro. Isso acontece quando as alternativas são bastante parecidas, se diferenciando em alguns detalhes cruciais.

Ao focar no que é pedido no enunciado, você consegue fazer uma leitura mais direcionada a resposta que procura. E isso acaba deixando o leitor ainda mais alerta sobre possíveis erros ou as famosas pegadinhas.

Outro ponto importante é que, muitas vezes, a resposta ou a justificativa dela estão no próprio enunciado. Por isso, uma leitura atenta da questão pode ser o caminho mais rápido e fácil para se chegar a uma resposta. 

Relacione os textos

Algumas questões da prova do Enem trazem dois ou mais textos. Quando isso acontece é recomendado que o candidato encontre itens em comum entre esses conteúdos.

Isso se faz necessário pois é comum que a resposta ao enunciado esteja relacionada ao entendimento de uma relação entre as ideias apresentadas nos textos. E para isso é preciso exercitar a interpretação de texto.

Invista em sua bagagem cultural

Para uma boa interpretação de texto, seja para o Enem, ou qualquer outro contexto, é fundamental que o leitor tenha conhecimentos prévios sobre variados assuntos.

Por isso, investir em uma bagagem cultural é sempre importante. É essa bagagem que dá ao leitor uma amplitude no desenvolvimento da interpretação.

E investir em uma bagagem cultural está diretamente relacionado ao hábito da leitura. Isso significa ler os mais variados tipos de texto, dos clássicos ou jornal diário. 

A leitura constante é  a melhor e mais acessível forma de ampliar sua bagagem cultural, e é também um excelente auxílio para a interpretação de texto.

A interpretação de texto é um exercício que todos nós podemos fazer no dia a dia. E é uma habilidade fundamental não apenas para o Enem, mas para nos comunicarmos de forma melhor e mais entendível no nosso dia a dia.

Agora que você já conhece os estágios de uma interpretação de texto e tem em mãos algumas dicas para desenvolver esse processo, é hora de colocar tudo isso em prática.

Afinal de contas, se você está se preparando para o Enem, já deve estar cansado de saber que quanto mais praticar, melhor!

E se você tem mais alguma dica sobre como melhorar a interpretação de texto para o Enem, não deixe de compartilhar com outros estudantes, pois essa também é uma forma de aprender e assimilar melhor os conhecimentos. 

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *