Interpretação de texto: aprenda novas técnicas e ganhe agilidade na prova do Enem

0
1
Interpretação de texto

Se você está mantendo a rotina de estudos do Enem a todo vapor, já deve ter percebido (ou ouvido falar) que as provas contam com muitos textos. Essa presença de diferentes gêneros textuais não estão apenas na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mas também nas provas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e até nas provas de Matemática e suas tecnologias. Dessa forma, dominar técnicas de interpretação de texto é essencial para ir bem nos exames.

E se você tem dificuldades com interpretação de texto, você não está sozinho nessa. Uma pesquisa realizada em 2018 apontou que três em cada 10 brasileiros têm dificuldades para interpretar um texto depois da leitura. No entanto, como tudo na vida, com um pouco de paciência, treino e práticas regulares de exercício é possível aprender novas técnicas de interpretação de texto.

Quer saber dicas de como melhorar a leitura e a capacidade de interpretação de textos de diferentes gêneros? Spoiler: a leitura atenta é uma delas! Desça a barra de rolagem e saiba mais!

Primeiramente, entenda como funciona a interpretação 

A interpretação de texto é um assunto tão sério que existe até uma área da filosofia focada em desvendar os seus mistérios. A Hermenêutica estuda a arte, a prática e o treino de interpretação. A ciência tradicional foi criada para estudar textos escritos de áreas como literatura, religião e direito. 

Contudo, a Hermenêutica moderna envolve a interpretação de textos escritos, além de interpretações verbais e não verbais por meio de conceitos da Filosofia da linguagem e Semiótica. Segundo a ciência, existem três etapas para que haja um entendimento eficaz de uma leitura:

  • Pré-compreensão: aqui supõem-se que o leitor tenha um conhecimento prévio do tema. Caso essa informação seja positiva, a pessoa terá menos dificuldades para interpretar o texto. No entanto, se o leitor partir para uma leitura avançada sobre um tema que não conhece, terá muito mais problemas para fazer uma interpretação de texto correta;
  • Compreensão: com posse da pré-compreensão, a pessoa vai encontrar novas informações para assimilar e/ou identificar as que já conhecia. Dessa forma, o leitor junta o que já sabia com o que é novo e consegue compreender o tema, entretanto não entender completamente as explicações que norteiam aquele assunto.
  • Interpretação: é aqui que a mágica acontece. Ou seja, quando você consegue interpretar um texto significa a abertura de um novo horizonte, de crescimento intelectual. Na Hermenêutica essa conversa entre o leitor e o texto é chamada de fusão de horizontes: quando o leitor consegue entender e explicar o texto depois de uma leitura. 

6 dicas para interpretar qualquer texto de forma eficaz

1. Leia o texto sem pressa

Quem aí já terminou de ler um texto e teve que relê-lo porque, ao final dele, não tinha a menor ideia do que estava escrito? Isso acontece porque, muitas vezes, lemos mais rápido do que deveríamos.

Portanto, a dica de ouro é leia devagar e sem interrupções. É claro que no dia da prova, você vai querer ler o mais rápido possível para ganhar tempo. Muita calma nessa hora, afinal a leitura atenta evita retrabalho.

2. Releia o texto e marque as palavras desconhecidas

Como você interpreta texto de inglês? Com certeza a canetinha colorida fica louca para marcar as palavras desconhecidas, não é mesmo? Por que você não utiliza a mesma metodologia na língua portuguesa?

Isso porque é impossível conhecer todas as palavras de língua. Dessa forma, na segunda leitura você já sabe do que o texto trata e, portanto, é possível ler de forma mais detalhe. Não esqueça de riscar as palavras desconhecidas, ok?

3. Consulte novas palavras no dicionário

Leia com um dicionário do lado! Anote os sinônimos e até mesmo a explicação do sentido do novo verbete. É claro que aqui estamos falando dos treino e execução de exercícios de fixação.

No entanto, com certeza, essa consulta também vai refletir em seu desempenho no dia da prova. Afinal, esse processo ajuda na interpretação de texto eficaz, mas também amplia o vocabulário. 

Você lembra que uma das maiores dificuldades de aprender uma nova língua é ampliar o vocabulário? Pois é, quando aprendemos mais palavras nosso vocabulário enriquece e a comunicação torna-se mais fácil.

4. Faça resumo por parágrafos

Esta dica consiste em dividir o texto em vários parágrafos. Anote do lado de cada um qual a ideia central ou, se preferir, faça um resumo do que leu.

Agindo dessa forma você estará melhorando a sua capacidade de interpretação de texto. E não se esqueça de fazer os passos anteriores. Tirar conclusões precipitadas sobre um tema só faz com que você perca mais tempo.

5. Faça perguntas ao texto

Depois da primeira leitura, experimente fazer uma pergunta para cada parágrafo: o que o narrador quis dizer com isso? Como os cientistas descobriram essa nova bactéria? Onde está o ângulo desta reta? São alguns exemplos de perguntas que você pode fazer para o texto.

Quando você experimenta uma leitura atenta e menos passiva, percebe que havia muito mais conteúdo para ser aprendido. Bom trabalho!

6. Reescreva o texto

Reescrever o texto com o resumo dos parágrafos e as várias perguntas respondidas é uma forma excelente de ampliar a sua capacidade de compreensão e ainda treinar a escrita. Faça isso usando as suas próprias palavras e tenha o cuidado de não colocar informações que não foram ditas pelo escritor.

3 técnicas para virar expert em interpretação de texto

Leia sempre com um dicionário por perto

Já falamos isso anteriormente, mas estamos reforçando para que vire hábito. A única forma de melhorar a interpretação de texto é lendo bastante. Uma leitura atenta e focada que pode ser potencializada com ajuda de um dicionário. 

Você não precisa carregar um livro pesado dentro da mochila. Use a tecnologia ao seu favor e instale um aplicativo. Contudo, resista a tentação de dar aquela conferida nas redes sociais. Lembre-se que para uma interpretação de texto eficaz é preciso ler sem interrupções.

Outra dica de ouro é criar uma lista de novas palavras no próprio celular. Você vai perceber que, com o passar do tempo, as visitas ao dicionário serão cada vez menos frequente.

Faça paráfrases

No início do texto falamos sobre as três fases da interpretação de texto e também apresentamos como dica reescrever o texto. Esse processo é chamado de paráfrase e é uma ferramenta eficaz para atingir o nível de compreensão. Existem três tipos de paráfrases:

  • Paráfrase-resumo: você pode iniciar marcando as partes principais para criar um resumo depois. Lembre-se que reescrever não é pegar várias frases destacadas e montar um novo texto, mas sim escrever o texto com as suas próprias palavras e sem alterar as informações transmitidas pelo autor;
  • Paráfrase-resenha: o início desse processo pode ser o mesmo da paráfrase-resumo. A diferença aqui é que você inclui comentários como, por exemplo, questionar o estilo e a forma com que um autor escreveu o livro, artigo e outros gêneros textuais;
  • Paráfrase-esquema: é o famoso mapa mental. Depois de sublinhar as partes principais do texto. Monte um esquema com setas, frases e palavras-chave para atingir a etapa de interpretação de texto. Aqui vale usar a criatividade para montar esquemas que ajudem você de fato a compreender a leitura.

Reserve um tempo para ler com tranquilidade

Como falamos no início do texto, se você precisar reler um texto várias vezes para poder resumir a ideia central, explicar os assuntos abordados em um texto ou ainda fazer exercícios de interpretação de texto, talvez você não esteja lendo de forma atenta.

Uma boa forma de reduzir o retrabalho é lendo com tranquilidade e foco. Você não tem o hábito de leitura e acha esse processo desgastante? Experimente separar algumas horas (ou minutos para começar) do seu dia para ler com prazer.

Comece com livros curtos sobre um tema que você aprecie. Não demorará muito para você se apaixonar pelo hábito e não apenas partir para livros maiores, mas também desenvolver a habilidade de escrita, interpretação de texto e até mesmo de fala.

Agora que você já conferiu nossas dicas para se tornar um especialista em interpretação de texto, veja o nosso guia para escrever uma redação dissertativa.