Aprender uma matéria lógica nem sempre é fácil. Depende do professor desenvolver novas técnicas para ensinar e do aluno ter paciência para aprender. Por isso, os jogos de matemática costumam unir esses dois objetivos. De uma forma lúdica e interativa é possível rever conceitos complexos da sala de aula. Colocar em prática todas as contas e raciocínios necessários.

Os jogos de matemática costumam servir como uma materialização de onde o conceito passado por livros pode ser aplicado. Geralmente, o processo de aprendizado fica mais fácil. Afinal, o aluno se sente motivado e sai da sua zona de conforto.

No entanto, antes de aplicar essas práticas na de aula, é preciso atenção. O professor precisa desenvolver uma linha pedagógica, precisa saber escolher os jogos de matemática e respeitar as individualidades. É isso o que vamos mostrar para você nesse texto.

Saiba usar os jogos de matemática

Eles têm muitas funções. Os jogos de matemática podem apoiar você a desenvolver um caráter lúdico dentro da sala de aula. Ou seja, quando perceber que a matéria do momento está pouco atrativa, pode usar um dos jogos de matemática para exemplificar e levantar o ânimo da turma.

Afinal, com o uso de alguns desses materiais, os alunos desenvolvem mais técnicas intelectuais. Eles aprendem além do conceito da matéria. Eles precisam relacionar as regras do jogo e também o conteúdo da matemática.

Além disso, os jogos de matemática vão apoiar no fortalecimento de vínculos sociais. Estar em grupo é quase que necessário para se dar bem em uma competição. Apoiar o colega e dar espaço para novas discussões vão ajudar nesse processo.

Por isso  é possível perceber que os jogos de matemática vão além de ensinar ou reforçar o seu conceito da disciplina. Eles estimulam a criatividade e a vida social dos estudantes.

 

Mais vantagens para o aprendizado

Você já deve ter percebido que os jogos de matemática têm muitas vantagens na hora do aprendizado. No entanto, vamos reforçar algumas delas. Assim, você também poderá avaliar se elas estão de acordo com o momento da sua turma de alunos. Poderá saber melhor em quais conceitos utilizar.

Os jogos de matemática costumam apoiar os alunos na descoberta da própria personalidade. Também estimular a autonomia, autoconfiança, desenvolvimento da linguagem e do pensamento.

Sejam online ou no tabuleiro. Os jogos de matemática vão estimular os estudantes. Mas eles precisam ser elaborados e pensados assim como qualquer conteúdo em sala de aula.  Os jogos precisam estar inseridos no contexto.

Dicas

Para você montar uma boa aula usando os jogos de matemática, seguem algumas orientações:

  • Estimule sempre a criatividade dos alunos;
  • Desenvolva algumas atividades fora da sala de aula;
  • Crie atividades que possam ser feitas em grupo;
  • Explore os recursos de imagens e sons;
  • Use a tecnologia em suas atividades.

Aprendizado

Reconhecer perdas e ganhos

Os jogos de matemática ensinam sobre frustrações. Afinal, nem sempre é possível ganhar. No entanto, aos poucos, o estudante perceber que é possível recomeçar e mudar o cenário.

Socialização

Para se dar bem em um dos jogos de matemática é preciso compartilhar. Entender, valorizar e respeitar o colega. Isso auxilia no processo de socialização e fortalecimento de relações.

Tomada de decisão

Os jogos de matemática são rápidos, ágeis e exigem um pensamento acelerado. Além disso, o próprio clima de competição estimula essas habilidades. Então, a tomada de decisão costuma ficar evidenciada.

Raciocínio lógico

Para chegar ao objetivo é preciso relacionar cada passo do jogo. Isso também é fundamental no aprendizado dos estudantes.

Conheça alguns jogos de matemática

Existem muitas opções para você usar na sala de aula. Alguns jogos de matemática são disponibilizados online, outros, na moda antiga (tabuleiro). Não existe muita diferença entre eles. Foque no conteúdo. Veja algumas opções para ajudar você nesse processo de descobertas:

Calculadora Quebrada

Neste quebra-cabeça você deve usar operações matemáticas (soma, subtração, divisão e divisão). Existe um tempo determinado. Então, o aluno terá que cumprir o prazo para resolver a questão. O objetivo é obter determinados números usando uma calculadora que não possui todos os algoritmos e nem todas as operações. Exige muito raciocínio.

Jarros

É preciso calcular e observar a imagem para colocar em um único jarro toda a quantidade de água que foi pedida. Além de conta, esse jogo ensina sobre observação, atenção aos detalhes.

Balança Lógica

A partir das posições das balanças é possível determinar, logicamente, qual é o objeto mais pesado. Nesse jogo você pode trabalhar o conceito de “massa”.

Memória tabuada

Dá para ensinar tabuada em um dos jogos de matemática. O objetivo do jogo é encontrar as cartas com o número igual à soma da tabuada. Significa que o aluno terá que memorizar a carta, mas também precisará fazer os cálculos para conseguir avançar de fase no jogo. Este tabuleiro pode ser usado com uma ou múltiplas tabuadas ao mesmo tempo.

Sack Race

O objetivo é cruzar a linha de chegada. Ajudar o personagem do jogo a correr com um saco nos pés. Para isso, o aluno terá que responder corretamente todas as questões de matemática. Então, para isso, terá que olhar para a solução do problema e dizer se é verdadeira ou falsa.

Tabela Periódica

Trata-se de um jogo com as mesmas regras do Sudoku tradicional. No entanto, ao invés de números, o estudante encontrará os elementos da tabela periódica. O jogo não pode apresentar elementos repetidos na mesma linha ou na mesma coluna. O mais legal que existe apenas uma resolução possível.

Interpretação de textos

Sim! Pense que a interpretação de texto também está relacionada com a matemática. Então, pode incluir esse jogo na sua lista de atividades. Cada vez que o aluno acertar um tiro nos meteoritos vermelhos, ele terá acesso a uma charada literária.

Movimento Cabano

Aqui o aluno vai aprender sobre o processo de troca. A “Revolta da Cabanagem” é um jogo de computador educativo. É mais uma parte histórica, que você pode usar como embasamento matemático. O jogo divide-se em três etapas, que representam o período pré-revolucionário, a fase de conflito armado e a tomada do poder em Belém.

Desafie-me

Dá para se preparar para o Enem jogando. Sim! E entre as disciplinas reforçadas nesse material, está a matemática. É possível desafiar os amigos ou aceitar um desafio. Para isso, é preciso responder corretamente cada uma das questões apresentadas no jogo. Nesse contexto, estão matérias como Biologia, Matemática, Português, História, Geografia, Física, Química, Inglês e Espanhol.

Gostou deste artigo? Veja também nosso post com os 9 sites com exercícios de matemática. Também temos uma lista dos melhores jogos educativos para crianças.

Acompanhe o Vai de Bolsa e fique por dentro de assuntos ligados à educação, carreira e mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui