Os melhores sites de jogos educativos para crianças

Os jogos educativos são grandes aliados da educação e aprendizado de jovens e crianças.

Isso porque os jogos tendem a estimular o raciocínio ou ensinar algo novo de maneira lúdica e divertida.

Na era super conectada em que vivemos, encontrar esse tipo de jogo online é muito fácil. Nos jogos educativos online, é possível assimilar as informações de forma rápida e dinâmica, além de se divertir muito.

Vale lembrar que a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças menores de 2 anos fiquem longe de telas de celular, tablet, computador ou televisão.

Após os 2 anos, o ideal é que não ultrapasse duas horas por dia na frente de qualquer um desses dispositivos. Além disso, a distância mínima ideal é de 30 centímetros.

Também não é recomendado o uso de televisão, celular ou tablet perto da hora de dormir, pois, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, estes dispositivos são estimulantes, podendo dificultar ou atrapalhar o sono das crianças.

Seis sites de jogos educativos

O Vai de Bolsa separou os principais sites de jogos educativos para você conhecer:

1. Escola Games

Todos os jogos distribuídos pelo portal Escola Games são desenvolvidos com apoio de um grupo pedagógico, para garantir a qualidade dos games.

Os jogos são para crianças acima de 5 anos e todos possuem o foco educativo, ou seja, atrelam a diversão com o conhecimento.

O portal conta com mais de 90 jogos, divididos entre os temas: artes, ciências, educação física, espanhol, geografia, história, inglês, italiano, língua portuguesa e matemática. Sendo assim, é possível filtrar os jogos por estes temas, facilitando muito a navegação.

No total, são mais de 25 jogos relacionados à língua portuguesa e mais de 30 relacionados à matemática.

Além disso, no portal é possível encontrar jogos educativos relacionados à cores, horas, formas geométricas, tabuada, meios de transporte, entre outros.

Todos os jogos possuem um design muito chamativo para as crianças, com muitas cores e formas, deixando-o mais atrativo.

O portal Escola Games é uma ótima opção para os pais que buscam jogos educativos para os filhos.

2. Poki

O Poki também é um portal para jogos.

Porém, o seu layout deixa a experiência de navegação um pouco confusa. Não possui filtros padrão, mas é possível utilizar a sua busca para encontrar jogos relacionados à qualquer tema, como por exemplo, jogos de esportes, jogos educativos, entre outros.

Neste portal é interessante que os pais acompanhem os filhos enquanto jogam. Pois é possível encontrar jogos para várias faixas etárias.

Além de jogos educativos, existem jogos de tiro ou de zumbi, o que pode não ser tão apropriado para crianças menores.

Se você possui filhos pequenos, o ideal é que eles acessem o Poki Kids. Nesta plataforma só é disponibilizado jogos para crianças menores.

Aqui é possível encontrar jogos do Mickey e da Minnie, jogos para cozinhar, montar quebra-cabeça, entre outros. Na página inicial do portal é possível encontrar os jogos mais acessados. No Poki Kids não existe uma ferramenta de busca, você deve rolar a página até encontrar o tema do jogo desejado.

3. Jogos 360

Segundo o portal, são disponibilizados milhares de jogos online gratuitos, de diversos temas. Além disso, são incluídos novos jogos diariamente, com o intuito de sempre levar novidades aos jogadores.

No Jogos 360 é possível encontrar uma lista dos Top jogos, novos jogos e também uma lista com todas as categorias e sub categorias. Além disso o site conta com uma busca, para facilitar o acesso.
Assim como o Poki, o Jogos 360 possui jogos educativos e mais diversos conteúdos de outros temas. Sendo assim, é importante que crianças menores tenham acompanhamento enquanto navegam pelo portal.

4. Smart Kids

O Smart Kids é um portal com jogos educativos. Nele é possível encontrar jogos relacionados à língua inglesa, sílabas, esportes, jogos para colorir, sobre higiene bucal, matemática, entre outros.

Na página de jogos também é possível encontrar listas das novidades e dos jogos mais populares.

O design dos jogos também é bem colorido, o que chama muita atenção das crianças. Além dos jogos, também é possível encontrar atividades educativas e apoio para trabalhos escolares no site.

5. GamesEducativos.com

O portal apresenta diversos jogos, com as categorias: quebra-cabeças, matemática, ciências, português, geografia, infantil, colorir e quiz. Todos os jogos online são gratuitos, e o site busca sempre inserir novos jogos.

Na categoria infantil, são mais de 10 jogos. Dentro das categorias Matemática e Português, também é possível encontrar cerca de 10 títulos diferentes.

Além disso, cada jogo apresenta a sua faixa etária, o que ajuda os pais entenderem qual jogo é indicado para a idade do seu filho.

Não existe um sistema de busca, mas as categorias já ajudam bastante. O site é muito colorido e chamativo, do jeito que as crianças gostam.

6. Jogos Friv2

Assim como a maioria dos sites de jogos, o Friv2 apresenta uma infinidade de categorias. Algumas categorias são mais voltadas a faixa etária menor, enquanto que outros jogos já são mais direcionados para crianças mais velhas.

Todos os jogos presentes no portal são gratuitos e é possível navegar pelas categorias apresentadas na lateral esquerda, ou então pela busca no topo da página. Os jogos são bem coloridos e com um design bem chamativo para as crianças.

3 melhores jogos educativos para celular

1. Despicable me Minion rush

Os jogos com os Minions, de Meu Malvado Favorito, estão sempre no topo dos favoritos, entre adultos e crianças. Neste jogo repleto de personagens divertidos, existem uma série de missões, com obstáculos que devem ser rompidos, estimulando então o raciocínio lógico das crianças. O jogo é gratuito e está disponível para aparelhos Android e iOS.

2. Minecraft

Este é um dos jogos mais populares do mundo, entre crianças de todas as idades. No jogo é possível construir qualquer coisa, utilizando materiais e cubos.

Nele, é possível desenvolver habilidades matemáticas, espaciais e melhorar na resolução de problemas.

Devido a sua completude e popularidade, muitas escolas estão utilizando Minecraft para projetos pedagógicos.

O jogo está disponível para Android e iOS, porém, não é gratuito.

3. Pou

O Pou foi inspirado no Tamagochi dos anos 1990 e atrai crianças e adultos. No jogo, é preciso cuidar do Pou, dando comida, banho, brincando e cuidando dele quando adoece.

Com o Pou a criança pode estimular noções de cuidado com o próximo. O jogo pode ser baixado gratuitamente em aparelhos com sistema operacional Android, ou de forma paga para aparelhos iOS.

Gostou das dicas? Conhece algum outro portal de jogos educativos online? Então deixe seu comentário.

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *