Em um mercado competitivo como o atual, decidir por uma boa universidade faz toda a diferença na sua jornada acadêmica. Por isso, no momento de escolha da instituição de ensino para realizar a sua graduação ou pós-graduação é fundamental verificar se a faculdade tem o seu perfil. Assim como ter certeza de que o local te proporcionará boa estrutura. Nesse caso, estamos falando desde professores qualificados até bons prédios e possibilidades de cursos a distância. 

Neste post, vamos ajudar a entender como pode ser importante a escolha de uma universidade onde você encontre o curso que procura com uma equipe de excelência. E também damos dicas para escolher uma instituição com boas parcerias e excelente inserção no mercado de trabalho. Podemos dar exemplos como a FMU, em São Paulo, e o IBMR, no Rio de Janeiro. As duas pertencem a grandes grupos educacionais, o que pode fazer a diferença.

Em resumo, é importante entender quais são suas necessidades e aspirações como aluno e profissional. Tudo isso para poder ter a certeza de que a faculdade escolhida pode fazer valer as suas expectativas ao longo do curso. Além disso, se vai fechar com a sua carreira profissionalAfinal, a instituição de ensino nada mais é do que o local que pode te proporcionar as ferramentas necessárias ao seu futuro.

Isso porque a sua jornada acadêmica pode ser bastante diferente dependendo de sua escolha nesses pontos! Então, continue lendo e entenda tudo!

Leia também:  E-book grátis ensina como fazer uma transição de carreira. Baixe agora!

Como saber que vou estudar em uma universidade séria?

Vale ressaltar que algumas questões dependem das suas necessidades como estudante. Mas outras fazem diferença em seu currículo por se destacarem no mercado. Veja a seguir alguns pontos para prestar atenção durante a escolha da sua faculdade!

Curso que você procura

Nos sites das universidades você pode encontrar um pouco da explicação de cada curso separados por área de conhecimento. Vale pesquisar e dedicar um pouco de seu tempo a essa leitura para ter certeza de que é essa a jornada que você quer se dedicar! 

Além disso, a página dos cursos geralmente possui muitas informações sobre os docentes, grade curricular e parcerias da instituição.

Bolsas ou incentivos

Existem algumas universidades que podem te proporcionar bolsas parciais durante todo o curso. E algumas que chegam até a bolsas de estudo completas durante a graduação.

Vale pesquisar o que mais faz sentido financeiramente de acordo com o momento de vida que você está passando.

Professores capacitados

Durante os anos de estudos, tanto na graduação quanto na pós-graduação, ter aulas com professores de excelência pode fazer toda a diferença na jornada acadêmica. 

Afinal, são eles que podem ajudar e direcionar o estudante para o caminho ideal pensando tanto academicamente quanto em sua carreira. 

Vale verificar se na universidade eles possuem essa discussão a respeito da necessidade de bons professores, mestres e doutores nas salas de aula.

Infraestrutura

É importante verificar a qualidade da infraestrutura da universidade que você tem planos de estudar. Verifique se tem laboratórios, comodidade e acessibilidade para seus estudantes. 

Além disso, preste atenção nas bibliotecas, salas de aula e disponibilidade de conteúdos online. Tudo isso vai fazer muita diferença na sua jornada acadêmica!

Grupos educacionais: mais confiança e garantia de qualidade na jornada acadêmica

Algumas universidades, buscando manter a qualidade de ensino e proporcionar a melhor experiência possível para os alunos, optam por fazer parte de grupos educacionais.

Em geral, eles são conjuntos de faculdades interessadas em gerar impacto positivo para a educação e, assim, melhorar a jornada acadêmica de quem procura opções de qualidade para a graduação e pós.

É o caso das universidades brasileiras Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (Centro Universitário FMU) e Centro Universitário IBMR ambos parte do grupo americano Laureate International Universities. A FMU faz parte do grupo desde 2014 e o IBMR desde 2010. 

O que é o Grupo Laureate? 

Com 875 mil estudantes, o grupo Laureate é uma rede internacional de instituições de ensino superior que buscam ajudar na formação de indivíduos para a conquista de diplomas universitários. 

Atualmente, cerca de 25 instituições fazem parte da rede, com 150 campi espalhados por 10 países, além de cursos online disponíveis em diversas das universidades. 

Leia também: Como escolher meu curso na faculdade

FMU 

A FMU, como é conhecida, na verdade é uma sigla para Faculdades Metropolitanas Unidas. Essa instituição foi fundada em 1968 e atualmente é um complexo educacional com campi nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. 

Além dos cursos de graduação, a universidade oferece pós-graduação, MBA e mestrado. Todos os cursos divididos em algumas grandes áreas: Arquitetura, Arte, Design e Moda, Comunicação, Direito, Educação, Engenharia e Tecnologia, Negócios e Hospitalidade e Saúde.

A instituição, há mais de 50 anos no mercado, coleciona alguns feitos bastante interessantes a alunos que buscam uma opção de instituição de ensino. 

Pensando em mercado de trabalho 8 a cada 10 alunos já conquistaram uma vaga de emprego na área em que se graduaram. 

Também possui 13 cursos entre os 5 melhores de São Paulo, segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF). Assim como trabalha no incentivo ao desenvolvimento da pesquisa acadêmica para quem pretende investir na docência universitária, dentre outras vantagens.

Leia também: Baixe grátis o nosso e-book Guia para conquistar o primeiro emprego

IBMR

O Centro Universitário IBMR tem sede na cidade do Rio de Janeiro onde possui três campi além de duas Clínicas Escola. 

Fundado em 1969, hoje são 9 áreas de atuação — negócio, direito, educação, saúde, hospitalidade, engenharia, tecnologia, arquitetura e design. São diversos cursos disponíveis para os estudantes.

Desde que começou a fazer parte da Rede Internacional de Universidades Laureate, o IBMR trouxe para a cidade do Rio de Janeiro novas oportunidades acadêmicas. 

Além dos cursos de graduação e pós-graduação, os alunos da instituição tem a oportunidade de participar de programas de Intercâmbio e feiras internacionais. Além de ter mais fácil acesso e contato com outra universidades ao redor do mundo. 

Diferencial competitivo 

Tanto a FMU quanto o IBMR mantêm a parceria com o Grupo Laureate de maneira estratégica. 

Pensando em diferenciais competitivos, fazer parte dessa rede proporciona mais ligações com outras universidades fora do Brasil. O que aumenta possibilidades de intercâmbio de alunos e também a troca de informação. 

Tudo isso tem um impacto muito grande na jornada acadêmica. E faz bastante diferença depois, no mercado de trabalho. Uma boa instituição de ensino, aliada à escolha do melhor curso e aos incentivos da faculdade podem te ajudar a encontrar muitas oportunidades no futuro.

Não deixe de lado essa chance. Faça já sua matrícula!

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui