Você já ouviu falar do método kaizen? Essa é uma palavra de origem japonesa, que significa melhoria ou mudar para melhor. Esse é um método possível que poderá ajudar você a buscar a melhoria contínua em vários aspectos da sua vida, inclusive, dos estudos para provas, vestibulares e para o Enem. Ou ainda, para ajudar você a alcançar sucesso profissional na sua área de atuação.

Veja a seguir como o método kaizen pode trazer uma mudança de comportamento e, com isso, refletir em melhorias para a sua vida. Em outras palavras, trazer não apenas mudanças momentâneas, mas também de forma contínua e constante.

O que é kaizen

A grosso modo significa melhora contínua em todos os aspectos ou ambientes onde a pessoa está inserida. Kaizen afeta não somente a vida de quem pratica, impacta também em todos que estão ao redor.

Essa palavra de origem japonesa traz a fusão de dois significados: Kai, que significa mudar, e Zen, que significa melhor. Ao traduzir literalmente, chega-se na definição de mudar para melhor. Sendo assim, com o passar do tempo, esse termo agregou uma outra concepção, que ficou mais conhecida como melhoria contínua.

Portanto, o método kaizen remete a uma prática ou filosofia oriental que consiste na busca constante por melhorias. Isso reflete em todos aspectos da vida de uma pessoa. Ou seja, essa filosofia pode trazer benefícios tanto na vida profissional, quanto na pessoal ou acadêmica e em todo ambiente onde essa pessoa esteja inserida. Pode ser aplicada em todos os segmentos e por quem busca por melhorias constantes.

A história do método kaizen

Após a Segunda Guerra, o Japão estava devastado e com enormes problemas econômicos. Durante esse período foi preciso implementar uma técnica que melhorasse a produtividade e eficiência da população. Isso foi fundamental para a sobrevivência da industria japonesa e trouxe diversas melhorias para esse setor, inclusive evitando desperdício de matéria prima, tempo e outros fatores decorrentes da ação humana.

Essa filosofia permitiu que o Japão se tornasse uma potência mundial e isso se deve a partir da premissa básica que é possível fazer mais e melhor com o menos dispêndio de recursos.

Leia também: Como evitar a procrastinação nos estudos

A metodologia do kaizen 

O principal objetivo dessa filosofia é a mudança da mentalidade e comportamento em todos os segmentos que acompanham a vida de uma pessoa. Desse modo, esse é um movimento que vai além das relações profissionais, atingido no âmago o ser humano, fazendo com que ele deva buscar uma melhora constante em todas as suas ações.

Portanto, a metodologia do kaizen centra-se nas pessoas, que são os principais agentes da mudança. Para os pilares da produção industrial, esse método é fundamental para estratégias de competitividade a longo prazo, melhorando diversos aspectos desse mercado. Dessa maneira, apontado para o lado empresarial, os principais benefícios do método kaizen são:

  • Mais produtividade;
  • Menos desperdício;
  • Menos estoque;
  • Mais envolvimento por parte das pessoas na melhoria de processos;
  • Gemba, essa é uma palavra em japonesa que significa local ideal, portanto, foco no local de trabalho;
  • Aprender fazendo e ensinando;
  • Respeito aos indivíduos, isso envolve não culpar ou julgar;
  • Incentivar a gestão visual;
  • Foco no cliente final.

Uma filosofia motivacional

Espera-se, portanto, com essas premissas, que as empresas consigam obter mais resultados com menos recursos e desgastes. E também que possam fornecer melhores condições e ambientes de trabalho para os colaboradores. Vale lembrar que esse é um habito que deve ser praticado, a busca diária pela melhoria não deve ser algo apenas momentâneo, mas sim algo permanente e constante na vida de cada um.

Dessa forma, quem utiliza o método kaizen como filosofia motivacional tem uma vida mais equilibrada e satisfatória possível, pois estão agregados nesses conceitos uma melhor remuneração, equilíbrio emocional, um ambiente de trabalho harmonioso, simples, organizado e funcional.

A prática do kaizen

Para isso, saiba que é necessário estabelecer uma rotina diária. Desse modo, o método consiste na busca constante de melhoria. Isso fará você internalizar essa filosofia e entenderá que sempre é possível fazer mais com menos. Ou seja, é importante ser bom nos detalhes e a disciplina será o caminho para obter esse resultado.

Uma coisa é fato: pelo menos a maioria das pessoas busca melhorar algum aspecto em suas vidas. Todos buscam, de certa forma, uma evolução, seja na vida pessoal, profissional ou acadêmica, não é verdade? Buscar o equilíbrio entre essas relações é o que faz minimizar os problemas. Agora veja algumas questões do método que podem ser aplicados por você e assim obter melhores resultados em qualquer um desses segmentos:

Identifique e analise os problemas

Essa etapa é fundamental para você conseguir agir naquilo que está atrapalhando. Portanto, você deverá observar algumas coisas como:

  • O quê tem interferido no seu desempenho;
  • Porquê sua produtividade não está boa;
  • Redução na qualidade de estudo, trabalho, etc;

Resolva os problemas

Agora que você identificou os problemas, confira as ações para tomar e obter resultados:

  • Organize seu local de trabalho;
  • Determine os padrões de como serão suas atividades;
  • Mantenha o foco na melhoria.

No Blog Vai de Bolsa, você também pode conferir como evitar a autossabotagem, o que tem tudo a ver com melhorar sua produtividade.

Aplicar o kaizen nos estudos

O mais interessante dessa filosofia é que ela pode ir além da indústria e você pode aplicá-la nas rotinas de estudo. Veja a seguir como fazer isso através das premissas do kaizen:

  • Focar nas necessidades do cliente: entenda isso como a carreira que você pretende seguir. No caso, você é seu próprio cliente e precisa entender qual é a sua necessidade. O quê você precisa para chegar lá? Crie estratégias para responder a essa pergunta.
  • Eliminação de desperdícios: O quê tem atrapalhado você? Preguiça, procrastinação, administração ruim do tempo? Você deve identificar o que tem causado interferências no cumprimento do seu objetivo e eliminar tudo que não tem agregado valor. Isso fará você melhorar a qualidade de estudo.
  • Uso da visão gestual: organize como será a sua rotina de estudos. Para isso, monte um painel com um cronograma detalhado de cada disciplina e o tempo de estudo para cada uma delas. Aquelas que você acha que precisa estudar mais, veja se não consegue encaixar em algum espaço vago e assim ir melhorando aquilo que precisa ser aperfeiçoado.
  • Gemba: foque no local onde você irá estudar. Organize esse local de maneira que ele seja simples e funcional. Que tudo aquilo que é necessário ter em mãos, esteja em um lugar acessível.
  • Respeito ao indivíduo: não culpe e não julgue, se você acha que não está sendo produtiva a jornada de estudos, analise e reanalise aquilo que você tem feito. Não culpe ninguém, estude e revise o conteúdo para melhorar absorção dos estudos;
  • Aprender fazendo e aprender ensinando: um dos objetivos do kaizen é justamente aprender na prática, portanto, repasse aquilo que você sabe a quem precisa e troque alguma informação com alguém que seja mais experiente que você. Certamente ao ensinar, você aprenderá muito.

Aplicativos que auxiliam a aplicar o kaizen

A modernidade é uma coisa fantástica. Você sabia que pode usar alguns recursos tecnológicos para ter mais produtividade? Veja a seguir alguns aplicativos que podem ajudar:

1- Trello

Esse é um aplicativo de gerenciamento de projetos. Ele é extremamente versátil e pode ser adequada de acordo com as suas necessidades. Através do Trello é possível criar quadros listas e cartões que irão ajudar você a ter um cronograma mais produtivo. Para acessar o site do aplicativo, basta clicar nesse link.

2- Any.do

Esse aplicativo é um gerenciador de tarefas, é intuitivo e extremamente fácil de usar. Você pode criar tarefas, receber lembretes e ainda compartilhar listas. Além disso, ele pode lembrar você de alguma atividade pendente através de janelas de pop-up. Para acessar o site, basta clicar nesse link.

3- Google Agenda

Esse é um aplicativo que é oferecido gratuitamente pelo google. Ele foi desenvolvido para ajudar você a otimizar o tempo e aproveitar melhor o dia. O aplicativo conta também com backup. Portanto se você perder o seu aparelho, as suas informações estarão salvas em um lugar seguro. Você pode acessar o site para saber mais sobre esse aplicativo nesse.

Dê um impulso na sua produtividade

Agora que você sabe mais sobre o kaizen, quem sabe você não consegue dar uma alavancada na sua produtividade diária e também atingir seus objetivos e metas. Lembre-se de que a melhoria deve ser uma busca constante e que pode ser possível fazer mais com menos. Para isso, basta ser um pouco melhor que ontem e amanhã melhor que hoje.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre mercado de trabalho, educação ou estudos, não deixe de acessar os conteúdos do blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui