Khan academy: saiba como usar esta plataforma de ensino gratuito

0
4

Você já ouviu falar na Khan Academy? Saiba que essa é uma plataforma de ensino digital e gratuita que pode ser acessada por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Ela é uma solução tecnológica e criativa para você estudar e aprender mais. Tudo isso pode ser feito com alguns cliques e no conforto da sua casa.

O uso de plataformas digitais está sendo cada vez mais difundido, elas são uma maneira muito eficaz de utilizar a tecnologia a favor da educação e aprendizado. Portanto, ela pode ser uma ferramenta muito útil para ajudar você nos estudos e assim ampliar o conhecimento através de uma educação de qualidade e gratuita.

Veja a seguir e saiba mais o que é e como funciona a Khan Academy.

Khan Academy, o que é?

A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos fundada no ano de 2008 pelo educador americano Salman Khan. Ela é basicamente uma plataforma de ensino digital, que visa oferecer um ensino de qualidade sem custos.

Além de ser gratuita, a ideia é de que as pessoas possam acessá-la em qualquer parte do mundo. Para isso, basta uma conexão de internet e um aparelho para acessar os cursos online.

De acordo com as informações registradas na plataforma, os materiais online cobrem os mais variados assuntos e disciplinas, que vão desde matemática, finanças, história e até artes.

A proposta da plataforma é oferecer um método de ensino envolvente, com diversos vídeos curtos e com um passo a passo detalhado dos conteúdos. Além disso, os usuários podem somar pontos e ganhar medalhas, adquirindo experiência.

Conforme o caminho trilhado nos cursos e o progresso de aprendizagem, cada usuário pode ser um tutor em potencial e assim auxiliar os alunos menos experientes.

A ideia de se tornar uma plataforma global de ensino digital ocorre justamente pela criação de cursos e materiais online sendo traduzidos para os idiomas mais falados do mundo, além de trabalhar com escolas do mundo todo e inovar como a forma de aprendizado ocorre em sala de aula.

Como começou a Khan Academy

Tudo começou quando Salman começou a trabalhar como tutor de sua prima, Nadia, em 2004. Nessa ocasião, ele percebeu que ela tinha dificuldades na “conversão de unidades”.

Essa carência de conhecimento impedia que ela avançasse nos aprendizados de matemática. Vale lembrar, que Salman orientava a sua prima remotamente, ele estando em Boston e ela em New Orleans. Nessa época ele trabalhava como analista de fundos para uma empresa de Boston.

Sal ajudava a prima por telefone, através de uma ferramenta chamada Yahoo Doodle (um tipo de aplicativo educativo, que permitia fazer esboços) e também do trabalho.

A partir desses apoios ministrados remotamente, sua prima começou a melhorar o desempenho em matemática. Logo após, Sal também passou a ajudar os irmãos dela, Arman e Ali. Portanto, não demorou que a notícia se espalhasse e assim ele começou a ensinar vários primos e parentes com dificuldades nos estudos.

Quando percebeu, estava com uma demanda muito grande de aulas de apoio para ministrar. Pois não havia como conciliar os horários do seu trabalho com as aulas de reforço. Foi aí que ele percebeu que poderia gravar as aulas e postar no YouTube,  em 2006, permitindo que várias pessoas pudessem assistir por conta própria.

Isso funcionou muito bem até que se tornou um sucesso estrondoso e no ano de 2008, Sal teve a ideia de criar uma organização sem fins lucrativos que pudesse ser democrática, oferecer ensino de qualidade e gratuitamente.

Você pode assistir Sal falando como tudo começou em uma palestra do TED abaixo.

Quem pode utilizar a Khan Academy?

Resumidamente, qualquer pessoa que queira aprender. A plataforma é muito democrática, dinâmica e intuitiva. Portanto, não irá barrar ninguém na porta de entrada. O único requisito para isso é criar uma conta de login para poder acessar a plataforma.

Como criar uma conta na Khan Academy

Para criar a sua conta, basta acessar a página inicial da Khan Academy. Após isso, basta escolher o seu perfil, se é pai, aluno ou professor. Feito isso, você deverá preencher os campos obrigatórios, que são: dia, mês e data de nascimento, logo em seguida seu nome.

Você também poderá escolher se deseja se logar com a conta do Facebook ou email. Após cumprir essas etapas, você receberá um email notificando o cadastro e, logo em seguida, você deverá preencher as áreas de interesses, como: matemática, química, física, história da arte, etc.

Após realizar todas essas etapas do cadastro, você terá acesso a um perfil, que indicará os cursos que poderá assistir, é uma árvore com inúmeras opções. É importante ressaltar que essas etapas são simples e não exigem muito tempo de cada usuário, ela serve apenas como um filtro inicial.

Ali, no seu perfil, estarão registrados as suas informações e desempenho. Lembre-se: é possível futuramente tornar-se um colaborador da plataforma e também ser um tutor. Isso dependerá do seu progresso no curso. Os vídeos dos cursos são curtos, o que facilita a compreensão por parte dos usuários, isso faz com que as aulas sejam também dinâmicas, evitando que o indivíduo se perca nos próprios pensamentos.

A Khan Academy pode substituir o professor?

A resposta é: em hipótese nenhuma. A Khan Academy é uma ferramenta de ensino muito útil. Ela pode, sem dúvidas ajudar a alargar os horizontes de expectativas, mas jamais substituir o ensino em sala de aula. A plataforma deve ser usada como uma extensão da aprendizagem, que visa aprimorar e fortalecer o conhecimento adquirido ou permitir o acesso daquilo que o aluno tem dificuldade em internalizar.

Portanto, a Khan Academy é uma solução tecnológica para fomentar e melhorar a qualidade de ensino e essas tecnologias, embora revolucionárias, não substituem o trabalho do professor. Afinal, de contas sem esse profissional, não seria possível existir uma plataforma como essa.

Ainda vale lembrar que a Khan Academy também fornece ensino para professores, essa pode ser uma forma de ajudar na capacitação. Ou seja, a preocupação de Salman é também que os professores encontrem utilidade nessa plataforma.

Qual o objetivo da Khan Academy?

O objetivo da plataforma é apenas um: possibilitar que as pessoas ao redor do mundo tenham acesso a uma educação de qualidade sem pagar nada. Esse é um dos pressupostos de Salman, pois ele entende que a educação é um direito básico e fundamental a todos os seres humanos, dessa forma, ela não deve ser um bem escasso.

Sendo assim, essa plataforma oferece resultados a qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, através de uma educação de qualidade e gratuita. Ela funciona, porque tem um sistema de aprendizagem personalizado, com conteúdo confiável, pois é criado por especialistas das diversas áreas do conhecimento.

Portanto, esse é um dos maiores benefícios da era da informação digital, é justamente permitir que a educação seja um bem comum e compartilhada por todos.

Agora que você conhece sobre a Khan Academy, quem sabe não consegue dar uma incrementada nos estudos. As possibilidades de aprendizagem são muitas e essa pode ser uma grande ferramenta para preencher algumas lacunas que ficaram em branco durante a jornada de estudos.

Além da Khan Academy, existem outras plataformas de credibilidade que oferecem cursos gratuitos, veja 5 opções de cursos para você obter certificado online gratuito. Saiba mais também sobre a Fundação Bradesco e a Udemy.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.