Todo estudante sonha em absorver uma quantidade maior de conteúdo em um tempo reduzido para pode dar conta de toda uma matéria. Mas você sabe que, com uma técnica específica, isso é possível? Essa técnica se chama leitura dinâmica. Com o uso dessa prática, você conseguirá ler textos em uma velocidade maior, sem prejuízo do conteúdo a ser entendido. Ou seja, é perfeito para quem estuda para provas em qualquer situação. Nós vamos explicar como fazer nesse post.

Sabendo que nosso tempo está cada vez mais reduzido, nossas agendas cada vez mais apertadas e que temos cada vez mais conteúdo para assimilar, nada melhor do que uma técnica que possa auxiliar a nossa rotina.

Em outras palavras, a leitura dinâmica pode fazer com que aumentemos a capacidade de concentração, tornando a leitura mais produtiva e eficiente. É um bom método para ajudar na memorização.

Mas afinal, o que é leitura dinâmica?

Leia mais: Como gostar de ler: dicas infalíveis

O que é leitura dinâmica

Leitura dinâmica é uma técnica usada para aumentar a velocidade de leitura sem comprometer a qualidade da mesma, sem reduzir a compreensão do que se está lendo. Com ela é possível ler mais rápido, porém sem perder nenhuma informação do conteúdo.

São vários métodos utilizados para que se possa, através de treino, aumentar nossa capacidade de leitura.

Como surgiu a leitura dinâmica?

Em 1946, a professora Evelyn Wood acreditava que poderia aumentar a velocidade de leitura e ultrapassar a barreira das 1000 palavras por minuto.

Ela conheceu o professor Lowell Lees da universidade de Utah que leu um documento seu de 80 páginas em apenas 10 minutos. Calculando a velocidade do professor, ela viu que ele tinha lido o documento em uma velocidade de 2500 palavras por minuto. E tinha tido total compreensão do texto.

Ela seguiu conhecendo outros leitores, com velocidades de até 6000 palavras por minuto, mas não conseguia compreender o que eles faziam para que lessem tão rapidamente, além de que seus olhos se mexiam em uma velocidade muito alta.

Um dia, tentando ler um livro na velocidade desejada, ela, frustrada por não conseguir, jogou o livro na água. Buscando-o mais tarde, voltou a ler, limpando a sujeira com as mãos. Esse movimento de passar a mão fez com que seus olhos percorressem com mais suavidade por toda a página, tornando a leitura mais rápida.

Assim foi criado o “Método Wood” de leitura. Evelyn também foi a responsável pela criação do termo speed reading, que em inglês, significa leitura dinâmica.

Como aprender a ler rápido e com total compreensão

Assim como a professor Evelyn Wood, podemos treinar nossa leitura com vários exercícios. A seguir vamos listar uma sequencia de atividades para que você possa aprender a ler rápido e com total compreensão:

Treine seus olhos

Em primeiro lugar, temos que treinar os olhos. Cada vez que lemos, nosso olhos saltam de uma palavra para a outra.

Quanto menos treino de leitura, menores são os saltos. Crianças ou pessoas que estão aprendendo a ler tendem a saltar palavras por palavras, uma de cada vez. Quanto maior o treino, mais longe conseguimos saltar nossos olhos sem perder as palavras que estão no meio do caminho.

Esse exercício ocular pode ser conferido nesse vídeo abaixo. Basta tentar acompanhar a bolinha que aparece na tela.

Não volte ao início mesmo que não tenha entendido 100%

Temos a tendência a voltar ao início do texto quando chegamos ao fim. E por que isso? Porque 80% de compreensão de um texto já é considerado uma meta excelente. Muitas vezes, é mais eficiente entender o contexto do conteúdo do que todas as palavras que ele contém.

Essa técnica, inclusive, é muito usada quando se está aprendendo uma nova língua. Traduzir palavra por palavra é menos eficiente do que entender o contexto geral que o texto que trazer para o leitor. Por esse motivo também não utilizamos o dicionário para consultar cada uma das palavras que não entendemos.

Elas podem ser buscadas no final do texto, caso não tenham sido compreendidas durante a continuação da leitura. Muitas vezes não entendemos exatamente o significado da palavra, mas sim a mensagem que o autor quis passar.

Não perca tempo pronunciando as palavras

Muitas pessoas tem por hábito pronunciar as palavras enquanto leem. Muitas ainda fazem isso em voz alta.

Mesmo que seja somente mentalmente, a pronuncia de palavra por palavra significa que você está concentrado em cada palavra, sendo que nosso objetivo é dar saltos cada vez mais longos nos olhos.

Quando o cérebro está ocupado lendo a palavra por inteiro ele pode também se “distrair” do contexto, focando somente no significado daquela palavra. Isso faz com que voltemos ao hábito anterior que é voltar ao início e ler tudo novamente para tentar interpretar o que acabamos de ler.

Procure informações básicas sobre o texto

Antes de se dedicar a uma leitura completa, passe os olhos sobre o texto, prestando atenção em alguns detalhes específicos dele. O layout, o título, o sub-título, o autor, a data de publicação, entre outros. Essa é uma técnica chamada skimming. Nesta técnica também procuramos outras informações, como a parte gráfica como: figuras, imagens, tirinhas, anúncios, gráficos ou tabelas.

Com essas primeiras informações, é possível saber se o texto valerá uma leitura completa ou não. Muitas vezes, somente com os dados que foram identificados nessa técnica já conseguimos ter um entendimento sobre o que ele trata. É muito utilizado quando estamos fazendo pesquisa sobre algum assunto específico.

Depois dessas informações, passamos os olhos sobre o texto procurando as palavras-chave. Já nessa etapa, utilizamos uma técnica chamada scanning. Essa já faz uma espécie de varredura no texto, ou seja “escaneia”o mesmo. Procura termos relevantes para que se possa identificar o conteúdo do texto.

Com essas duas técnicas é possível ter uma ideia geral do texto, identificar o assunto e suas informações essenciais.

Pratique e monitore seu desempenho

Como qualquer outra técnica, a leitura dinâmica vai precisar de muita prática para você chegar no nível de rapidez e entendimento desejado. E para você saber como está sendo o seu desempenho, nada melhor do que monitorá-lo.

Utilize um cronometro e contabilize quantas palavras você consegue ler em um minuto. Confira não só a quantidade de palavas mas também sua compreensão geral. Não basta ler tudo bem rapidamente sem absorver nada que o texto está dizendo. Lembre-se que é necessário ter entendimento para que a leitura dinâmica funcione.

Você sabia que a velocidade de leitura média de uma criança de 6 a 12 anos é de cerca de 100 a 200 palavras por minuto? E na vida adulta não melhoramos muito. Passamos para apenas 250 palavras por minuto. Já a taxa de participantes de competições de leitura de velocidade do campeonato mundial é 1000 a 1200 palavras por minuto.

Para pessoas que estudam as técnicas de leitura dinâmica, valores entre 500 e 800 palavras por minuto é uma boa média.

Leitura dinâmica é treino

Uma dica bem importante para que se possa ler cada vez mais rápido é tentar manter o foco na leitura. Evitar distrações como celulares ou televisão, podem fazer render seus estudos e colaborar com a velocidade da sua leitura. Até já falamos sobre rotina de estudos aqui no blog.

Ler em um local silencioso também pode ser muito benéfico para manter sua concentração e colocar as técnicas em prática.

Leia mais e aumente seu vocabulário

Reservar um tempo para a leitura é extremamente benéfico para quem está em fase de estudos e até para aumentar seu vocabulário. Ter técnicas que te fazem ler cada vez mais rápido e melhor só tem vantagens.

Reserve um horário do seu dia para a leitura. Às vezes, 15 minutos de leitura por dia, são suficiente para se manter uma rotina de leitura e uma quantidade de livros lidos em um ano bem satisfatória. Aproveitar momentos de ócio também são bons momentos. Uma fila, uma sala de espera, por exemplo.

Perdemos muito tempo nas redes sociais lendo coisas que não nos agregam. Por que não aproveitar esse momento para ler algo que nos seja útil?

Já testou algumas técnicas de leitura dinâmica?

Já testou alguma das técnicas que mencionamos de leitura dinâmica? Como está sua capacidade de leitura? Conta pra gente qual é sua velocidade atual e depois faça um comparativo depois das nossas dicas.

E continue acompanhando o nosso blog pra saber mais dicas com essas!