Licenciatura e bacharelado: qual a diferença e como escolher?

0
1
licenciatura e bacharelado
Na hora de escolher um curso superior, muita gente se depara com uma dúvida: optar por licenciatura ou bacharelado? Essa resposta está diretamente relacionada com o seu perfil e a carreira que você pretende seguir. E para ajudar nessa decisão, reunimos neste artigo todas as informações que você precisa para encontrar o seu curso. Muitas questões entram em jogo nesta escolha: mercado de trabalho, interesses pessoais, instituições de ensino disponíveis, entre outras. Afinal, a opção por uma dessas modalidades vai fazer toda a diferença depois da formatura. É uma dúvida muito comum, assim como a escolha por uma faculdade ou curso técnico. Neste artigo você vai descobrir como são as aulas, o mercado de trabalho e o perfil de cada profissional em cada uma das áreas: licenciatura e bacharelado. Boa leitura!

O que é licenciatura?

Quem cursa uma licenciatura deve sair da faculdade capacitado para ensinar a outras pessoas. Isso significa que o foco das aulas está em formar educadores. Ou seja, quem faz uma Licenciatura em Geografia, por exemplo, vai terminar a graduação com um diploma que permite ensinar geografia no Ensino Fundamental e Médio. Da mesma forma que, quem se forma em Licenciatura em História, é capacitado para dar aulas de história na escola. Para isso, o curso mescla matérias sobre a área escolhida e outras voltadas para educação, como didática, psicologia da aprendizagem e organização escolar. Afinal, mais do que mostrar as melhores técnicas de ensino, elas também vão ajudar o aluno a preparar as aulas, lidar com alunos e suas famílias, assim como entender o sistema brasileiro de educação, de modo geral. Além disso, as instituições costumam exigir estágio em sala de aula para que o estudante tenha uma experiência prática de ensino antes de se formar. Mas vale ressaltar que a licenciatura não é o suficiente para quem pretende dar aula no ensino superior. Nesses casos, o aluno precisa seguir para a pós-graduação e concluir um mestrado ou doutorado antes de conseguir um emprego na área.

O que é bacharelado?

Já os cursos de bacharelado são focados em formar profissionais que irão exercer ativamente a carreira escolhida. Ou seja, quem faz um Bacharelado em História, por exemplo, vai atuar como historiador. Mas não pode ser reconhecido como professor da educação básica. Por causa disso, as disciplinas do bacharelado costumam ser mais focadas na prática da profissão e, em alguns casos, mais aprofundadas. Isso não significa, porém, que um curso seja melhor do que o outro. Na prática, ambos aprendem conteúdos bastante parecidos. Portanto, na hora de escolher, você precisa levar em conta outros elementos, como vai entender a seguir.

Quais as diferenças entre licenciatura e bacharelado

As principais diferenças entre licenciatura e bacharelado, como você viu acima, estão na área de atuação. Enquanto a primeira foca no ensino, a segunda aborda questões mais práticas do trabalho. Além disso, a licenciatura costuma ter estágios obrigatórios, enquanto o bacharelado costuma exigir um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para quem vai se formar. Ambos são complexos, mas a escolha vai depender do seu perfil de estudo.. Em muitas instituições, essa escolha só acontece depois que os alunos completam um ciclo básico inicial. Isso costuma ajudar quem está em dúvida. Em outras, você vai precisar escolher logo na hora de prestar o vestibular. Mas existe uma alternativa se você mudar de ideia: há a possibilidade de concluir um dos cursos e pedir retorno depois, para terminar apenas as matérias do outro que ficaram pendentes. Assim, não é necessário prestar vestibular novamente ou cursar duas vezes as mesmas disciplinas. Isso faz com que muita gente escolha se formar duplamente, em licenciatura e bacharelado, para ampliar suas chances no mercado.

Mercado de trabalho para as licenciaturas

Falando em mercado de trabalho, muitas pessoas se perguntam se a atuação de quem conclui a licenciatura é apenas em sala de aula. A resposta é, basicamente, sim. Mas é claro que nem todo mundo acaba trabalhando com crianças e adolescentes. Alguns graduados optam por trabalhar em cursos pré-vestibulares, enquanto outros seguem para programas de educação de jovens e adultos (EJA). Também existe a opção de trabalhar em outras funções das escolas, como supervisão, orientação ou direção e, por fim, de atuar em ONGs ou no ensino à distância. A maior vantagem, nesse caso, é que a educação está sempre exigindo novos profissionais e o formado tem diversas oportunidades depois que terminar a faculdade. Além disso, pode optar por trabalhar na rede pública ou privada.

Mercado de trabalho para o bacharelado

Já o bacharelado amplia um pouco mais as possibilidades do profissional, mas, dependendo da área, também pode ter um mercado mais restrito. No caso dos bacharéis em Letras, por exemplo, o mercado acaba se voltando apenas para a atuação como tradutor, revisor ou editor de textos, vagas que podem ser um pouco menos ofertadas. Mesmo assim, vale a pena cursar um bacharelado se você acredita que vai se dar melhor na prática da profissão do que em sala de aula. Além disso, cursos como Direito, Medicina, Jornalismo e Engenharia, por exemplo, são todos bacharelados. Isso significa que o mercado varia bastante de acordo com a área na qual você pretende atuar.

O que levar em conta na hora de escolher entre licenciatura e bacharelado?

Entendeu as diferenças entre licenciatura e bacharelado mas ainda está em dúvida sobre o curso certo para você? Separamos algumas dicas para facilitar a decisão. Para começar, faça as seguintes perguntas para si mesmo:
  • Como me sinto quando penso em ensinar algo para outras pessoas?
  • Prefiro explicar sobre algo ou fazer?
  • Gostaria de ter uma profissão mais estável ou prefiro correr riscos?
  • Quero recompensas financeiras ou prefiro ser recompensado com a satisfação dos outros?
Se você gosta da ideia de ensinar, procura uma profissão mais estável e com alta empregabilidade, além de ter bastante contato com pessoas, ser professor pode ser o caminho ideal! No entanto, se você tem dificuldade de lidar com pessoas (principalmente grandes grupos) ou quer se arriscar para ter salários mais altos, o bacharelado pode ser um caminho mais interessante. Tudo isso vai depender do seu perfil profissional e das suas habilidades, tanto técnicas quanto interpessoais. Uma dica interessante no caso de dúvida ainda pode ser fazer um teste vocacional. Com ele, você vai ver como a sua personalidade combina com as áreas nas quais pensou em atuar.

Procure as melhores faculdades

Também vale lembrar que, independente da escolha entre licenciatura e bacharelado, é fundamental buscar as melhores instituições de ensino. Confira a reputação da faculdade e busque saber qual a avaliação do Ministério da Educação (MEC) sobre o curso. Procure informações na internet, pesquise sobre o currículo e tente encontrar relatos de estudantes que fazem aquela graduação. Da mesma forma, tente saber as notas que a faculdade teve no Enade e procure conhecer as instalações físicas, salas de aula e laboratórios para saber se a infraestrutura é boa. No site da maioria das instituições de ensino é possível conferir uma relação de todas as disciplinas da licenciatura e do bacharelado. Com ela, você pode conferir também a ementa das matérias e descobrir o que é ensinado em cada uma. Desse jeito, fica mais fácil fazer a sua escolha com segurança!

Conseguiu chegar a uma conclusão entre licenciatura e bacharelado?

Por fim, se esse artigo ainda não foi suficiente para você tomar a sua decisão, confira nosso texto sobre como escolher seu curso de graduação e veja mais dicas! E se você já escolheu, compartilhe esse artigo nas redes sociais para ajudar quem ainda está em dúvida. Até a próxima!