Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
licenciatura para bacharéis

Licenciatura para bacharéis: é possível? Como funciona?

O bacharelado é uma modalidade de curso superior que oferece diversas possibilidades ao estudante depois de formado. Principalmente, quando mencionamos o ingresso no mercado de trabalho. Porém, em tese, essa formação não permite que o profissional atue como professor. Por isso, muita gente resolve ampliar sua área de trabalho e procura cursos de licenciatura para bacharéis. Com essa formação, é possível dar aulas em escolas de todos os níveis e universidades.

Se você é uma dessas pessoas, continue lendo esse artigo. Neste texto, vamos explicar como funcionam os cursos de licenciatura para bacharéis, além das vantagens de ter os dois títulos. Além disso, vamos explicar a diferença entre bacharelado e licenciatura. Você já definiu qual das duas seguir?

Diferença entre bacharelado e licenciatura

Antes de mais nada, vamos relembrar as diferenças entre bacharelado e licenciatura? No primeiro, o aluno tem uma formação mais voltada para exercer ativamente a profissão escolhida, abrir seu próprio negócio ou seguir carreira acadêmica, como pesquisador.

Já na licenciatura, o estudante se prepara para dar aula. Por isso, ele tem também disciplinas voltadas para educação, como didática, libras, psicologia da aprendizagem e organização escolar.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

É possível cursar bacharelado e licenciatura ao mesmo tempo?

Por terem focos diferentes, o bacharelado e a licenciatura são cursos separados. Num primeiro momento, pode até ser que os estudantes façam um ciclo básico juntos, mas em determinado ponto do curso, vão precisar escolher um ou outro.

Além disso, o bacharelado costuma exigir um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a formatura, enquanto na licenciatura o estudante precisa fazer um estágio obrigatório, para adquirir experiência em sala de aula.

Isso significa que a única forma de cursar bacharelado e licenciatura ao mesmo tempo é fazendo os dois cursos diferentes, em paralelo. Para quem deseja ter dupla titulação, as opções são terminar uma graduação e prestar vestibular para a segunda. Ou então, cursar depois as matérias que faltam para obter o outro título.

Esse retorno à universidade se chama Formação Pedagógica para Não Licenciados, ou apenas, Formação Pedagógica. 

Como fazer uma licenciatura para bacharéis?

O curso de licenciatura para bacharéis é a opção mais rápida e prática para quem já tem uma graduação. Ele funciona de duas maneiras, basicamente:

Licenciatura no mesmo curso do bacharelado

Neste caso, a formação pedagógica é para quem é bacharel no mesmo curso que deseja se licenciar, exatamente. Por exemplo, quem é formado no bacharelado em física e deseja dar aulas desta disciplina. 

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Assim, ele precisa estudar por apenas mais um ano e cumprir algumas etapas, como o estágio obrigatório e outras disciplinas voltadas para a prática escolar. 

Licenciatura na mesma área do bacharelado

Já quem deseja cursar a licenciatura em outro curso, da mesma área, vai precisar de um pouco mais de tempo para concluir esta etapa. É o que acontece com quem tem diploma de farmácia, por exemplo, e deseja dar aulas de química. Nesses casos, a formação pedagógica dura um ano e meio.

Assim, é possível migrar de carreira sem ter que cursar novamente a faculdade. Interessante, não é? 

Formação pedagógica é aceita em concursos?

E muita gente se pergunta se os cursos de licenciatura para bacharéis têm o mesmo reconhecimento que uma licenciatura plena. A resposta é sim. Inclusive, esses diplomas devem ser aceitos da mesma forma, seja em concursos públicos ou outras questões legais. 

Cursos de licenciatura para bacharéis

Existem diversas licenciaturas que um bacharel pode tentar fazer. Basta que ela esteja na mesma área de conhecimento do curso no qual ele é formado. Tem interesse? Então veja a lista de opções a seguir!

  • Artes Cênicas;
  • Artes Visuais;
  • Dança;
  • Educação Artística;
  • Música;
  • Teatro;
  • Filosofia;
  • Geografia;
  • História;
  • Letras;
  • Sociologia;
  • Física;
  • Informática;
  • Matemática;
  • Biologia;
  • Química;
  • Educação Física.

Onde cursar a licenciatura para bacharéis?

A formação pedagógica ou curso de licenciatura para bacharéis é oferecida por diversas instituições pelo país. Ela costuma ter um valor mais baixo que os bacharelados nas universidades privadas, além de ser elegível para bolsas, como qualquer outra graduação.

Além disso, existem muitas opções de licenciatura para bacharéis na modalidade EAD, o que facilita o acesso de quem já está no mercado de trabalho.

Na hora de escolher a faculdade, procure conhecer o histórico da instituição e veja se ela é credenciada ao MEC. Afinal, é isso que vai fazer toda a diferença no reconhecimento do seu diploma para dar aulas. 

Vale a pena ter os dois títulos?

Para quem quer dar aula ou simplesmente ter mais opções no mercado de trabalho, vale muito a pena estudar um ano a mais. Assim, você expande suas oportunidades, além de adquirir mais conhecimento. 

Além disso, o mercado de trabalho para professores tende sempre a crescer. De acordo com um levantamento recente do Tribunal de Contas da União (TCU), o déficit de profissionais é de 32 mil professores. Ou seja, é uma área com bastante capacidade de expansão!

O profissional com licenciatura pode atuar na educação básica, assim como dar aulas para jovens e adultos ou na educação profissionalizante.

Também pode se especializar e trabalhar na coordenação ou supervisão escolar. Da mesma forma que consegue encontrar vagas em editoras, para fazer o desenvolvimento de material didático.

E quem quer fazer uma segunda licenciatura?

Outro movimento comum entre os formados é migrar de uma licenciatura para outra. Essa troca também pode acontecer de forma simples, sem que o profissional precise fazer uma nova faculdade. 

Nesse caso, a segunda licenciatura é chamada de licenciatura R2. Ela serve, por exemplo, para um licenciado em francês que também deseja dar aulas de português. Nesse caso, o profissional precisa apenas procurar uma instituição de ensino que ofereça essa modalidade e ser informar.

A duração do segundo curso vai depender da equivalência das disciplinas, mas a média é de 800 horas a 1.200 horas a mais, para obter o segundo título. 

Gostou dessa possibilidade?

E se você gostou de saber mais sobre o curso de licenciatura para bacharéis, mas ainda não está convencido sobre a melhor carreira, acesse nosso artigo que te ajuda a decidir entre dar aula ou atuar na profissão!

Já se você acredita que este conteúdo pode ajudar outras pessoas, compartilhe nas suas redes sociais! Afinal, compartilhar dicas sobre estudo e carreira é sempre interessante, não é?

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *