5 livros de administração para ter na cabeceira

Se você estuda ou atua na área de administração, uma boa maneira de otimizar os conhecimentos pode ser uma boa leitura de livros de administração. Essa pode ser uma forma de agregar o conhecimento, junto com o prazer de ler e ainda adquirir alguns insights sobre a carreira.

Veja a seguir algumas sugestões de livros de administração que fogem do óbvio, alguns não são exatamente sobre a área, mas trazem conteúdos que a englobam e certamente vão contribuir para a sua formação.

As obras abaixo não tratam de informações técnicas da área, mas sim das habilidades emocionais que um bom administrador deve ter, como: poder de liderança, saber lidar com adversidades, desenvolver habilidades de outras pessoas e gerenciamento de crise. Confira.

5 livros de administração importantes

As possibilidades de leituras para a área de administração são muitas, portanto, o mais importante é começar pelos livros consagrados e que são leituras recomendadas para quem se interessa por gestão, liderança e empreendimento.

1. O Príncipe (Nicolau Maquiavel)

Esse é um dos livros primordiais do pensamento maquiaveliano para compreender os sistemas de governanças atuais e as relações que são estabelecidas entre autoridade e liderança. Essa obra foi publicada postumamente no séc. XV.

Certamente você já ouviu a famosa expressão: “o fim justificam os meios”, o que faz com que seja uma das obras mais conhecidas do filósofo italiano. Embora a obra trate de apenas um tema, que são as instruções dadas ao príncipe Lorenzo de Médici sobre a melhor forma de governar, muitos ensinamentos podem ser extraídos desse livro, principalmente uma compreensão mais ampla sobre a ética e as formas imorais de praticar o poder.

Desse modo, o livro permite uma grande reflexão sobre a manutenção do poder e os meios necessários para isso. Esta obra fará você refletir sobre as relações e as implicações que o exercício do poder imprime nas pessoas.

Embora seja uma obra fundamental para a política, ela extravasa o campo de pensamento ao qual é designada, podendo ser aplicada também na área de administração. A partir desse clássico, fica a reflexão: para você, na área empresarial, os fins justificam os meios?

2. A Arte da Guerra (Sun Tzu)

Para quem gosta de entender mais sobre as estratégias de guerra, certamente essa é uma das obras mais citadas e procuradas. O livro é um tratado militar oriental escrito no séc. IV a.c. A obra ainda é muito atual para compreender as estratégias de mercado dos dias de hoje, fornecendo grandes ferramentas para lidar com a competitividade no meio empresarial ou na vida cotidiana.

Esse é um dos livros de administração que podem ajudar quem quer ser gerente ou administrador a adotar as melhores estratégias que podem ser tomadas ao conhecer melhor a sua empresa e o seu concorrente.

O livro pode ser também motivacional, pois ao trazer reflexões de como encarar um perigo iminente, será possível pensar em uma ação mais eficaz. Ou seja, ele fornecerá um amplo arsenal de estratégias a serem tomadas, visando um melhor resultado e sem danos colaterais.

Desse modo, ele pode auxiliar a maneira de conduzir e enfrentar as adversidades tanto na vida pessoal, quanto corporativa.

3. O Monge e o Executivo (James C. Hunter)

Esse livro é um best seller americano e pode ajudar você a compreender a essência da liderança.

A obra é narrada por  John Dailly, um executivo com uma, aparentemente, vida bem equilibrada, até que por conta de uma greve, sua liderança é colocada em xeque e as coisas em casa começam também a perder a harmonia.  ]

Ao perceber que sua vida sofre o risco de uma ruína iminente, o empresário resolve retirar-se para um mosteiro, na tentativa de encontrar respostas para restabelecer o equilíbrio em sua vida. Lá, ele encontra Leonard Hoffman, um empresário famoso que abandona a carreira de sucesso para dedicar-se aos ensinamentos monásticos.

A partir disso, John passa a refletir sobre sua conduta e convicções na busca dessas respostas.

Esse livro, portanto, poderá fornecer a você insights sobre as formas de lideranças e quais caminhos podem ser mais amenos.

Essa leitura pode trazer mais esclarecimento para pensar na forma de agir e lidar com ordens duras, por exemplo, e qual a melhor forma de reação a ser tomada.

Sendo assim, pode ser uma leitura muito agradável e motivadora para você compreender mais sobre relações empresariais e corporativas.

4. Mindset (Carol S. Dweck)

Você já ouviu falar desse termo? Talvez seja melhor pensar em mentalidades, é isso que esse livro trata e pode ajudar administradores.

Carol Dweck é professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação. Dessa forma, ela ajuda a compreender como funciona a configuração mental de pessoas de sucesso, por exemplo.

Essa obra pode ser muito útil para você extrair o melhor de uma equipe e também ajudará você a ser um líder melhor. Para isso, saiba que existem dois tipos de mindsets: fixo e de crescimento, e somente um leva ao sucesso.

Desse modo, o livro trará diversas investigações científicas, que irão auxiliar a identificar qual configuração mental é limitante e qual é a mentalidade do sucesso.

Certamente essa leitura trará novas percepções e ajudará você a entender mais sobre a competitividade diária e como trabalhar as crenças limitantes para chegar ao sucesso.

Pois o mindset pode ser uma explicação muito relevante para alguém ser pessimista ou otimista, no caso, bem-sucedido ou não. É ele que define a relação que as pessoas têm com o trabalho e como o sucesso pode ser potencialmente explorado. Para isso, basta mudar a mentalidade.

5. Cem Dias Entre Céu e Mar (Amyr Klink)

Você deve estar pensando sobre o que raios faz esse livro em uma lista de livros de administração, certo? Embora seja um relato de viagem e uma aventura, esse livro trata acima de tudo de um grande feito. Amyr Klink foi o primeiro homem a fazer a travessia do oceano Atlântico Sul em um barco a remo e de forma solitária, no ano de 1984.

O livro conta esse feito de maneira muito bem humorada, onde o ponto de partida foi a costa da Namíbia, na África, e o ponto de chegada Salvador, no Brasil.

Para isso, o autor aproveitou a fluência das correntes marítimas para tornar possível a chegada do barco no país sem nenhum auxílio de outros aparatos. Ele contou apenas com os remos,  instrumentos de navegação, muita coragem e administração do seu plano e de crises. O entusiasmos com que a história é narrada é tanto, que o leitor também se sente apaixonado por navegação e barcos.

A aventura de Amyr Klink só foi possível com muito planejamento e uma boa administração dos mantimentos e dos contratempos, para os quais ele estava preparado por conta de ter já previsto e se preparado para as coisas que poderiam dar errado. Aparentemente seria uma viagem praticamente impossível de ser realizada.

O livro traz relatos desde a ideia da travessia até os momentos a sós, em que Amyr necessitava dominar os pensamentos para não sucumbir as ideias e tornar a viagem um fracasso, além de enfrentar as adversidades da longa jornada.

Amyr Klink é graduado em economia e pós-graduado em administração de empresas. Esse livro pode ajudar você a ter motivação e ver que grandes feitos são possíveis com planejamento, motivação e uma boa administração dos recursos possíveis.

Portanto, esse livro também se aplica para que deseja ter insights e motivação para gerenciar uma equipe ou recursos. Um grande líder conseguirá captar as ideias desse relato de viagem e utilizar isso a seu favor seja na administração de negócios ou gestão de pessoas. Acima de tudo, o livro ajuda a entender o que é superar adversidades e como administrá-las a seu favor.

Hora da leitura

Agora que você sabe mais sobre alguns livros de administração importantes para ter ideias e motivações para superar as adversidades do cotidiano, sem dúvidas essas leituras serão muito prazerosas e você extrairá o melhor de cada uma.

Para isso, reserve algumas horas do seu dia para praticar a leitura e tornar os momentos tensos mais leves e assim ter boas ideias e trazer inovações para a equipe, para empresa ou seguir firme na dedicação aos estudos.

Se você gostou dese assunto e quer saber mais sobre mercado de trabalho, educação ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa. 

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *