Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
livros de psicologia

Livros de psicologia: 7 títulos que todo estudante deve ler

Os livros de psicologia podem ser excelentes ferramentas para conhecer mais sobre essa interessante ciência e trazer muito conhecimento a você, além do prazer da leitura. Além disso, podem fornecer informações valiosas sobre o curso de Psicologia ou sobre a profissão de psicólogo.

Se você gosta de ler coisas relacionadas ao comportamento humano ou se interessa por questões relacionadas à psicologia esse texto é para você.

Veja a seguir uma lista com 7 livros de psicologia que todo estudante deveria ler.

Conheça mais sobre 7 livros de psicologia

Agregar conhecimento ao prazer de ler nunca é redundante. É sempre é possível relacionar o hábito de leitura com alguma área de interesse. Com o campo da psicologia não é diferente.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Embora existam livros bastante específicos sobre essa área, há autores que escrevem para o público leigo. Ou seja, com uma linguagem menos técnica e que pode captar muitos interessados para esse campo de estudo.

A ideia de agregar conhecimento ao prazer de ler é justamente uma maneira de se familiarizar com uma área que pode ser complexa demais.

Portanto, a leitura de livros de psicologia pode ser fundamental para começar a jornada rumo a essa graduação que estuda a mente e o comportamento humano.

Veja a seguir a lista de livros que podem trazer mais conhecimento para você que tem interesse pela psicologia:

1- O Mal-Estar da Civilização

O primeiro livro da lista não poderia ser de outro autor no lugar de Sigmund Freud, o pai da Psicanálise.

Nessa obra, Freud aborda e discute sobre o fato da cultura e como os impulsos dos homens e sobre a civilização. Além disso, como são abordados os sintomas contemporâneos em relação ao próprio futuro.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Desse modo, o autor abre o próprio texto refletindo sobre a falsidade das formas como as pessoas buscam o poder. Sempre baseado no sucesso e na riqueza para si. Sendo assim, segundo o autor, subestimam o valor autêntico da vida humana, esquecendo a variedade existente no mundo.

Se você deseja saber mais sobre os conflitos da sociedade moderna e os possíveis choques entre individualidade e coletividade, Freud pode explicar muito bem essas questões neste texto.

O livro pode ser encontrado nas Obras Completas, no volume 18, em versão traduzida diretamente do alemão. Essa versão foi publicada há pouco tempo pela editora Cia das Letras.

2- O Homem e Seus Símbolos

Em segundo lugar, ninguém melhor que aquele que foi amigo e confidente de Freud, Carl Gustav Jung. Se você gosta de ler sobre o inconsciente, ninguém melhor que o Jung para escrever disso. Esse livro, Jung escreveu alguns dias antes de morrer e tem uma linguagem um pouco diferente das obras que foram publicadas anteriormente por ele.

Sendo assim, tem uma linguagem dedicada ao público leigo. O primeiro capítulo é escrito por Jung e trata da simbologia e da relação do homem com o seu inconsciente. De acordo com o autor, o homem só adquire conhecimento a partir da aceitação do seu inconsciente. Dessa forma, só aprende através da intermediação dos sonhos e seus símbolos.

Portanto, se você deseja saber mais sobre como o ser humano pode ser guiado pelo inconsciente, esse livro pode ser uma boa pedida. Trata-se de uma das obras mais importantes do legado junguiano.

3- Fadas no Divã

Esse livro pode ser uma boa pedida para quem deseja saber sobre psicanálise. Ele foi escrito e publicado por um casal de psicanalistas, Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso. Foi escrito partir da própria experiência clínica desses profissionais.

A obra ajuda a compreender melhor sobre os contos de fadas e como eles migraram do folclore para a infância e qual a importância do psiquismo infantil.

Ao ler esse livro, você irá se deparar com a visão dos contos de fadas do ponto de vista psicanalítico. Portanto, a obra fará você compreender melhor essas histórias populares pelo viés da psicologia. Certamente ela trará revelações que até então estavam ocultas nos clássicos contos de fadas.

Além de ser uma ótima ferramenta para o campo da psicologia, quem trabalha com literatura também fará bom uso desse livro.

4- O Homem que Confundiu sua Mulher com um Chapéu

Provavelmente você já tenha visto algo ou lido algo relacionado ao Oliver Sacks sem se dar conta. Sacks foi um importante neurologista e psiquiatra americano, faleceu no dia 30 de agosto no ano de 2015.

Esse é um ótimo livro de psicologia para ler, pois Sacks é um ótimo narrador. Nesse livro, o autor reúne diversos casos clínicos, com patologias e distúrbios que não seriam conhecidos sem a forma que o autor aborda esses casos. Ele transforma relatos clínicos em uma narrativa bastante humorada. A narrativa serve não apenas quem é da área, mas também para o público leigo e iniciantes na psicologia.

Além disso, Oliver Sacks teve algumas de suas obras adaptadas para o cinema. Como o filme Awakenings, traduzido para o português como Tempo de Despertar. Essa pode ser uma boa pedida para conhecer mais sobre a obra desse autor.

5- Quando Nietzsche Chorou

Esse livro foi escrito pelo psicoterapeuta e professor Irvin D. Yalon. Embora seja de ficção, esta obra contém elementos reais e pode ser um grande título para introduzir você não só nos estudos da psicologia. Mas também da filosofia.

A obra é uma narrativa que capta a conversa entre dois homens, o filósofo Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer. A história é uma troca mútua entre essas duas personalidades, onde Nietzche sofre de uma crise existencial severa e uma depressão suicida.

O filósofo é ajudado por Breuer a resolver seus conflitos, no entanto, Breuer também vive momentos de profunda angústia e é ajudado por Nietzche. Desse modo, a trama é composta a partir de diversos diálogos em que se discutem vários aspectos das Ciências, da Psicologia, da Medicina, entre outras. Aspectos que instigam o leitor a buscar mais aprofundamento sobre essas questões.

Portanto, a leitura desse livro pode ajudar você a ter mais conhecimento sobre os fenômenos intrigantes da mente humana e ainda trazer muitas referencias sobre duas áreas, a Filosofia e a Psicologia.

6- O Livro da Psicologia

Esse é um guia definitivo, com uma bela edição e traz vários autores importantes da Psicologia. Esse livro pode ajudar você a ingressar no mundo que estuda o comportamento e a mente humana.

Ele traz os mais importantes cientistas e seus feitos, de modo que o conteúdo é de fácil leitura a absorvição. Sendo assim, esse é um livro que pode ajudar você a desvendar algumas complexidades e ter uma breve sinopse dos estudos da psicologia.

Portanto, se você não tem muito tempo para buscar informações, esse livro pode ajudar você. A leitura funciona quase como uma enciclopédia e pode desmistificar alguns assuntos que não são muito abordados em uma narrativa, por exemplo.

7- O Terceiro Chimpanzé

Se você tem interesse em ler mais sobre o comportamento humano, esse livro escrito por Jared Diamond pode trazer diversos estudos de como funciona a evolução da espécie humana.

Embora essa obra seja também do campo da Biologia, ele pode ser também um bom aporte teórico para o campo da Psicologia. Diversos conteúdos dessa área são abordados nele, como por exemplo, as pontes que constituem a origem da linguagem humana. Porque o ser humano fuma, bebe e consome drogas perigosas, entre outros.

Portanto, a leitura dessa obra permitirá que conheça algumas questões que também são fundamentadas biologicamente, mas também psicologicamente.

Conclusão

E aí? Se interessou por um desses livros de psicologia? Caso você decida cursar psicologia, é bem provável que se depare com algumas dessa obras.

Portanto, antecipar a leitura delas, pode fazer com que você tenha insights diferentes na segunda leitura e amenize um pouco a carga teórica do curso.

Pois a leitura só traz benefícios, além disso, ao agregar conhecimento, ele jamais é perdido e faz de você um aluno bastante diferenciado em relação a bagagem de leitura.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *