Se você está se preparando para enfrentar uma maratona de provas ou um exame importante, como o vestibular ou um concurso, sabe que vai precisar estudar bastante. Mas conseguir se concentrar nisso depende de muitos fatores, que passam pela sua saúde, seu sono e, claro, o local para estudar que você escolheu. 

Afinal, você vai precisar de um espaço silencioso e com poucas interrupções para conseguir render nos estudos. Além disso, espaços desorganizados podem ser uma desculpa para procrastinar. Então, o seu local precisa ter um mínimo de organização. Caso contrário, será difícil conseguir concentrar-se ou manter o foco nos seus estudos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o local para estudar ideal, assim como dar dicas para encontrar aquele que melhor funciona na sua rotina de estudos.

Continue lendo e entenda!

Leia também: Segunda graduação: guia para mudar de carreira

Como encontrar o melhor local para estudar?

1 – Escolha um lugar calmo

O primeiro ponto parece um pouco óbvio, mas tem muita gente que não consegue encontrar um lugar tranquilo para estudar. Nesse caso, vale qualquer ambiente da casa: seu quarto, a mesa da sala, a varanda. O que mais importa é que o espaço seja minimamente silencioso nos horários que você for estudar.

Se dentro de casa isso for impossível, considere procurar um café mais calmo ou uma biblioteca. Em geral esses espaços costumam ter internet e podem ser uma boa opção para quem tem a casa sempre cheia ou barulhenta. Vale até um parque ou algum espaço ao ar livre, se for tranquilo e acessível para você.

Mas a vantagem de conseguir um ambiente dentro de casa é que você pode organizar todo o seu material de estudos em um só lugar. Inclusive, vamos falar sobre isso mais para frente!

2 – Mantenha o espaço organizado

Você também viu que a organização do espaço faz toda a diferença quando o objetivo é acabar com a procrastinação. Além de evitar que você se distraia arrumando as coisas quando for estudar, isso também ajuda a economizar tempo na hora de encontrar uma apostila, uma caneta ou qualquer objetivo de estudo que seja necessário. 

É aqui que entra, novamente, a vantagem de ter um espaço só seu em casa. Assim você pode garantir que todos os seus materiais vão estar sempre no mesmo lugar e evita distrações nesse processo de começar a estudar. 

Da mesma forma, procure não deixar folhas, anotações e livros jogados. Organize-os para saber sempre onde encontrá-los na mesa. 

E o mesmo vale para recursos online. Faça uma pasta no computador ou na nuvem (essa é a melhor opção, para não correr o risco de perder tudo) e mantenha todos vídeos, documentos de texto, áudios e fotos juntos. 

Se quiser ir além, vale até criar subpastas para cada disciplina ou formato. 

3 – Evite estudar na cama ou no sofá

Uma coisa é ler um livro de literatura, ouvir um podcast ou revisar alguns resumos. Mas quando você estiver estudando de maneira que exija bastante concentração, o ideal é estudar em uma mesa. 

Na cama ou no sofá você corre mais risco de pegar no sono. Além de ser ruim para a postura. Por isso, procure uma mesa e uma cadeira confortável para o seu local de estudos. E, se for possível, encontre também um apoio para os pés. 

Tudo isso ajuda a manter um corpo saudável e impede que você seja atrapalhado por dor aquela dorzinha chata que pode aparecer depois de algumas horas sentado. 

4 – Diminua a quantidade de coisas atrapalhando

Você já viu que é importante manter o seu local de estudos organizado. Mas talvez não saiba que isso significa tirar de vista aquilo que não é relevante no momento. 

Guarde outros livros ou materiais que possam causar distrações. Mesmo que elas sejam relacionadas aos estudos. Isso pode fazer sua cabeça fique pensando em outra matéria ou conteúdo, o que não é bom quando precisa de foco total no que está fazendo.

5 – Tenha um calendário

Com toda a facilidade da tecnologia, muita gente nem usa mais calendários de papel. Mas a verdade é que eles podem ajudar muito quem está estudando. Principalmente para manter o cronograma de estudos em dia. 

Então procure ter um calendário no seu local para estudar. Vale até pintar os dias da semana com as matérias que vão ser estudadas naquele período ou então escrever mesmo quais os conteúdos daquele dia. 

Assim, você visualiza de maneira simples tudo que tem para fazer nos próximos dias, sem precisar se distrair com o celular ou a agenda. E para quem precisa de motivação, o calendário pode ser um empurrãozinho também!

6 – Reserve espaço para as anotações

Tem uma janela por perto ou uma parede branca? Então que tal rabiscar? Parece coisa de criança, mas a verdade é que usar caneta para lousa no vidro pode ser uma forma de anotar informações enquanto estuda. Ou então usar post its colados na parede para registrar seus resumos. 

Esses recursos podem formar uma espécie de mapa mental com os conteúdos estudados, o que ajuda no processo de memorização. Basicamente, quanto mais informações visuais você tiver, melhor pode ser para o seu cérebro reter todos os conceitos e dados necessários. 

7 – Deixe o celulares de fora

Tudo bem que o WhatsApp e as redes sociais podem ser recursos muito úteis para ajudar quem está estudando para uma prova importante, mas a verdade é que o uso dessas ferramentas deve ser limitado.

E estudar com uma tentação do lado é quase impossível, certo? São notificações piscando o tempo todo, o que facilita muito a distração.

Por isso, deixe o celular longe do seu local para estudar. Você pode aproveitar esses recursos em outros momentos que não exigem tanta concentração, como no transporte público, no intervalo das aulas ou antes de dormir. 

8 – Decore com imagens motivacionais

Cada um tem suas motivações. Seja buscar a profissão dos sonhos, ganhar mais, dar uma vida melhor para a família. Todas elas são legítimas. Mas como você faz para lembrar desses motivos quando se sente cansado ou sem vontade de estudar? Ter frases motivacionais ou fotos no seu espaço de estudar podem ser formas de se manter com foco. 

Vale todo tipo de imagem que sirva como um empurrãozinho para seus estudos!

Encontrou algum bom local para estudar?

E se você gostou de saber mais sobre as melhores dicas de local para estudar, que tal conferir também o nosso eBook sobre o melhor caminho para a segunda graduação? Nele, você confere como mudar de carreira caso não esteja satisfeito com a faculdade que escolheu!

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui