Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!

Como atua o profissional de marketing na era digital?

Ninguém duvida que os avanços tecnológicos do mundo digital têm mudado o jeito de se trabalhar em praticamente todas as profissões. Na maioria das vezes, resultam em ferramentas que se tornam indispensáveis para as atividades nessas áreas. Quem trabalha com marketing, por exemplo, precisa estar muito atento para não ficar para trás. Em outras palavras, o marketing na era digital exigiu um novo tipo de postura por parte dos profissionais. É preciso estar por dentro das tecnologias e também buscar capacitação constante.

Em resumo, a área do marketing foi uma das mais influenciadas com o fenômeno do digital. O marketing na era digital tem a base teórica semelhante ao do marketing tradicional. No entanto, foi alterada a percepção de público-alvo e ampliado consideravelmente o número de canais de comunicação. Portanto, trabalhar com marketing tornou-se um desafio para os profissionais. Vender algum produto ou serviço nunca ficou tão diferente (e ao mesmo tempo complexo) do que agora!

Por essa razão, para atualizar-se das tendências, quem trabalha na área tem recorrido a cursos de pós-graduação, cursos livres e outros tipos de capacitação. E há muitas opções de qualidade oferecidos por instituições como Estácio e FMU, por exemplo.

Se você quer entender melhor como atua o profissional de marketing na era digital, precisa ser esse post até o final. Confira!

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Leia também: Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing?

Vamos entender melhor o que é marketing

Antes de compreendermos como o marketing na era digital alterou a rotina dos profissionais, é importante abordarmos alguns conceitos chaves. Ou seja, o que é marketing, afinal? O marketing é “a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”. Esse conceito é da  American Marketing Association (AMA), que reúne profissionais atuantes nos Estados Unidos.

Para entender o marketing, precisamos evocar também Philip Kotler, o pai do marketing. Segundo o estudioso. o marketing é “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Esses dois conceitos nos mostram como o marketing é fundamental para qualquer empresa, seja ela micro, pequena, média, grande ou multinacional! Em outras palavras, é por meio do marketing que se estuda o mercado, o público-alvo, o produto, a concorrência, para reproduzir quais as melhores estratégias de venda de um produto ou serviço.

É com ações de marketing que as empresas conseguem estabelecer até necessidades de consumo. Nesse sentido, uma divulgação eficiente (uma da etapas do marketing) é fundamental para o sucesso de venda de um produto ou serviço.

E o marketing digital?

Quando falamos em divulgação e promoção no marketing, podemos lembrar de comerciais da TV e rádios, anúncios em jornais, outdoors pelas ruas, panfletos, cartazes etc. Esses são alguns dos meios mais tradicionais para deixar um produto ou serviço mais popular, com o objetivo de vendê-lo. Por outro lado, com o marketing na era digital, esses canais receberam um grande, digamos, reforço.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Os meios digitais criados pela internet foram os principais fatores de mudança do marketing nos últimos anos. O marketing digital mudou a percepção de como fazer marketing, relacionar-se com os clientes e divulgar uma marca ou produto. O ambiente da internet (aqui estamos falando de um universo infinito de sites, aplicativos e as redes sociais) criou um novo espaço para evolução do marketing.

Por outro lado, como mencionamos mais acima, a base conceitual do marketing ainda é a mesma. Tanto para o marketing tradicional como para o digital. Ou seja, tudo o que você já aprendeu sobre marketing pode ser perfeitamente utilizado e adaptado para esse novo momento. Basta, de repente, um “empurrãozinho” de atualização com algum curso na área de marketing digital.

Leia também: Profissões do futuro: Conheça carreiras da área de tecnologia e inovação

Marketing digital não elimina o tradicional

O marketing na era digital em está em rápido processo de amadurecimento. Isso porque a vida das pessoas está mais digital do que nunca. Ou seja, o digital faz parte do cotidiano das pessoas, de uma forma que foi incorporado pelo marketing de forma natural. Com isso, o ambiente digital trabalha em complemento às tecnologias off-line, de forma integrada.

O que isso significa? Que o marketing digital não eliminou o tradicional. Pelo contrário, apenas ampliou suas possibilidades. Por esse motivo, entre as agências e profissionais da área, o melhor caminho a ser seguido para vender um produto está em utilizar tanto meios off como on. Não existem mais um contra o outro.

Porém, o marketing digital amplia suas possibilidades muito rapidamente. Isso exige a busca por capacitação constante entre os profissionais da área. Além da busca por pessoal capacitado pelas agências. Entre os conhecimentos desejáveis para entender melhor esse mundo, por exemplo, estão disciplinas de programação e analytics. Em outras palavras, o que pode ser extraído do big data para ajudar a vender melhor um produto ou serviço?

Percepção sobre o que é importante

Por isso, o principal desafio para os profissionais de marketing é lidar com todas essas possibilidades tecnológicas, on e offline, sem perder o foco do negócio ou seu público-alvo. Isso porque, diante de tantos canais de comunicação e ferramentas tecnológicas, é fácil se perder.

Ações no Instagram, QRcodes, vídeos no Youtube, drones, realidade aumentada, influenciadores digitais, e outras tantas opções, podem ser nocivos para sua venda caso não sejam utilizados de forma coordenada e estratégica.

Desafios do marketing na era digital

O marketing na era digital impõe muitos desafios para os profissionais, como falamos até agora nesse post. Ao mesmo tempo que os meios digitais ampliaram as possibilidades de acesso aos públicos (além de chamar a atenção deles), também criaram uma nuvem que precisa ser compreendida e administrada.

Listamos abaixo alguns dos desafios dessa nova era do marketing na era digital:

Velocidade da informação: O ritmo acelerado das informações influenciou o marketing em vários sentidos. Entre eles, o comportamento do público, que muda muito rápido, o que exige pesquisas de mercado e monitoramento a todo momento. Isso implica em uma maior necessidade de capacitação dos profissionais. Até porque há uma exposição excessiva de informações, o que dificulta o foco em uma ação promocional ou divulgação de algum produto ou serviço.

Uso de dados: O marketing digital está cada vez mais refém do big data, da mídia programática, monitoramento e métricas. Há até conceitos em torno de Engenharia de Marketing, ou Automação de Marketing. Ou seja, uma aproximação cada vez mais real com a área de exatas. Portanto, ter conhecimentos de programação, afinidade com matemática e estatística é um grande diferencial na área de marketing. Quem diria, não?

Tudo está conectado: O mundo do marketing está cada vez mais complexo. Portanto, é preciso que o profissional desenvolva habilidades de conexão, integração e colaboração entre as mais variadas plataformas de mídia, tanto on como offline. Nada deve ser eliminado, e sim avaliado em qualquer campanha de marketing.

Leia também: Comunicação em Mídias Digitais: como atuar nessa área

Está preparado para o marketing na era digital?

Como você pode perceber, o mercado está cada vez mais exigente com o profissional de marketing. No entanto, tenha em mente que tudo que você aprendeu até aqui sobre marketing será útil nessa nova era. O importante, agora, é buscar atualização por meio de cursos para ficar por dentro das tendências.

Acompanhe mais informações sobre cursos, capacitações, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *