Os conteúdos de matemática mais cobrados no Enem

0
3

Se você depende exclusivamente da calculadora para se dar bem nessa matéria, comece a repensar os estudos. No dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) você não poderá usar a calculadora. Por isso, além de saber o que mais cai de matemática no Enem, é preciso se preparar corretamente para a prova. Aposte na caneta e no papel e entenda melhor os conceitos. Afinal, na disciplina matemática do Enem é isso o que mais importa.

Para você ter uma ideia, os cursinhos preparatórios que acompanham de perto o Enem já fizeram uma lista dos assuntos de matemática. Então, já se sabe que um grande número de questões está relacionada a conteúdos do segundo semestre do ensino fundamental.

Matérias como grandezas proporcionais e porcentagem são clássicas. Além disso, é preciso saber analisar gráficos e tabelas. A matemática do Enem vai cobrar de você não só resolução, mas também interpretação dos problemas. Os enunciados são extensos e você precisa compreender o conceito para concluir o exercício.

Aliás, interpretação é algo mais do que fundamental, não só em matemática, mas em todas as disciplinas que serão cobradas na prova. Quer saber por onde começar os estudos? A gente separou algumas dicas para você.

Assuntos mais cobrados na matemática Enem

Existe uma relação bem grande com todo o conteúdo oficial de matemática Enem. No entanto, aqui, você vai saber os assuntos mais comuns. Entenda, primeiro, que o exame apresenta situações problema. Ou seja, você não vai encontrar uma pergunta direta apenas para resolver uma determina equação. Você terá que realmente dominar o conteúdo para encontrar uma solução para a sua questão.

Além disso, saiba que não vai dar para resolver tudo usando regra de três. As questões exigem conhecimentos específicos. Entre eles, estão:

  • Cálculo com decimais e porcentagem;
  • Equações e funções de primeiro e segundo grau;
  • Logaritmo;
  • Progressão Aritmética e Progressão Geométrica;
  • Geometria plana e espacial;
  • Trigonometria;
  • Análise combinatória e probabilidade.

Saiba mais

Entre os assuntos de matemática do Enem tem ainda outros conceitos que sempre estão presentes. Então, eles valem um destaque maior e sua atenção na hora dos estudos.

Regra de três

Esse é um dos tópicos mais famosos da Matemática. Aliás, você vai usar essa regra para resolver questões de outros temas. Como você já sabe, não adianta dominar apenas a regra de três. Porém, ela será necessária e ajudará você a somar pontos preciosos ao final da nota. Quando estiver revisando este conteúdo, preste atenção na relação entre grandezas proporcionais. O conceito pode ajudar você no dia do exame.

Leitura e interpretação de gráficos

No caderno de matemática do Enem algumas questões vão apresentar gráficos que representam um problema descrito. Então, para conseguir uma resposta você terá que interpretar o gráfico. Para isso, saiba que os gráficos que mais aparecem são os de barras, de setor e de segmento. Se você ainda tem dúvida em algum deles, revise o conteúdo. Além disso, busque resolver simulados que priorizem os gráficos.

Só para você ter uma ideia da importância, pode acontecer, por exemplo, do exercício ser sobre porcentagem e exigir a compreensão dos dados em um gráfico. Além disso, essa habilidade vai ser exigida em outras disciplinas como geografia e biologia.

Para facilitar o seu trabalho, seguem mais algumas dicas: preste muita atenção no título; veja quais informações dizem respeito a cada eixo; procure os dados apresentados no enunciado (e seus possíveis desdobramentos) e verifique a escala.

Funções

Importante e extenso. Assim podemos definir esse conteúdo de matemática do Enem. No entanto, não entre em pânico. Você pode escolher algumas prioridades. O ideal é focar em três temas:

Teoria das funções – aqueles probleminhas em que é preciso substituir valores, como por exemplo a corrida de um táxi ou o aluguel de um carro em uma locadora;

Funções do primeiro grau – não se pode deixar de estudar o comportamento do gráfico de uma função;

Função do segundo grau – principalmente exercícios que envolvam a ideia de máximo e mínimo.

Todos os assuntos de matemática Enem

Você já descobriu os assuntos de matemática Enem que mais caem na prova, mas eles não são os únicos. Por isso, você precisa sempre levar em consideração o edital da prova. Aqui, separamos os assuntos que estão previstos. Então, depois de revisar os principais temas já destacados neste texto, aposte no conteúdo a seguir:

Conhecimentos numéricos

É preciso dominar operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais). Além de desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções e porcentagem. Relações de juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.

Conhecimentos geométricos

Vão cair características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas. Vale revisar comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas e simetrias de figuras planas ou espaciais. Além disso, tem congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.

Conhecimentos de estatística e probabilidade

Pode cair a representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância. Também noções de probabilidade.

Conhecimentos algébricos

É preciso saber gráficos e funções; funções algébricas do 1º e do 2º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas. Além de equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.

Conhecimentos algébricos/geométricos

Entenda sobre plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.

Como estudar matemática para o Enem

O conteúdo é extenso e, para alguns, mais complexo. Então, leia com atenção essas dicas de como planejar os estudos. A primeira orientação é para você apostar na prática ou aplicação do conteúdo. Essa é uma estratégia essencial para você fixar qualquer tipo de conhecimento dentro de sua mente. É impossível aprender matemática com propriedade apenas lendo e ouvindo.

Além disso, pare para revisar os erros. Já que você vai resolver questões, você terá respostas. Então, tudo aquilo que você errar, merece revisão. Não adiante um conteúdo sem entender o contexto. Quando você estiver praticando, é importantíssimo prestar atenção no processo que você criou para chegar na solução do problema em questão.

Outro quesito é a interpretação de texto. Sim, ainda estamos falando em matemática, mas a interpretação é fundamental para você se dar bem na disciplina.

Atualmente são comuns as questões com longos enunciados e que exigem muita atenção na leitura. Tente, na medida em que lê o enunciado, escrever as equações ou desenhar a figura conforme o texto discorre.

Outra dica é dar uma pausa no cansaço. Um breve intervalo, de quinze minutos entre os exercícios, vai melhorar o seu desempenho. No entanto, se afaste das redes sociais, televisão ou jogos. Eles podem fazer você perder muito mais tempo e não descansar a mente para encarar os próximos problemas.

Por fim, quando tiver muita dificuldade com algum tópico, não resolva os exercícios de maneira rápida. Faça desenhos, associações e até mesmo histórias para ajudar você a entender melhor essas questões.

Ao estudar escreva tudo que for realmente novo. Afinal, registrar no papel costuma facilitar a memorização. Além disso, ao escrever, use as suas palavras, ao invés de copiar literalmente o texto que está estudando.

Saiba onde buscar o conteúdo

Tudo o que pode cair no caderno de matemática Enem, você já sabe. Agora, é preciso apostar em bons materiais para a revisão. O canal do YouTube, Matemática Rio, pode ajudar. Ele é produzido pelo professor Rafael Procópio e já tem 1,5 milhão de inscritos. Você terá acesso a um conteúdo de qualidade e com bom humor.

Além disso, tem o canal Matemática Show. Ele é produzido pelo professor Abraão e tem o objetivo de melhorar a educação matemática no Brasil. São vídeo aulas claras, objetivas e de fácil entendimento. Algo para facilitar a sua revisão de matemática para o Enem.

Por fim, tem mais um canal. A Matemaníaca é criado por Julia Jaccoud. Você vai encontrar um conteúdo sobre matemática de forma simples e divertida, como se fosse um bate-papo, não uma aula expositiva.

Gostou das orientações sobre como estudar matemática Enem? Confira também quais são os assuntos que mais caem nas provas de BiologiaHistóriaFísicaMatemáticaQuímica e Geografia.