o que é mba

Entenda o que é MBA e a diferença entre pós-graduação

Você entende bem o que é MBA? O Master of Business Administration é uma das pós-graduações mais conhecidas e procuradas por profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho e conquistar melhores posições em suas carreiras. Com foco em estratégias de gestão, essa formação tem como um de seus focos o desenvolvimento de lideranças nos mais diferentes segmentos. Neste artigo, entenda melhor o que é MBA, qual a diferença dessa formação para uma pós-graduação, para quem é indicado e quais as principais áreas que esse curso abrange. Vamos lá? Leia também: MBA online: saiba se vale a pena fazer

O que é MBA?

O Master of Business Administration é uma especialização voltada especialmente para quem já está em um cargo de gestão ou deseja seguir esse caminho. É que durante o curso os alunos adquirem e aprofundam seus conhecimentos em gestão e administração. Essa formação é uma pós-graduação lato sensu com duração mínima de 360 horas e com algumas especificidades. Entre elas:
  • Aquisição do conhecimento com base em atividades práticas;
  • Utilização de casos reais como forma de estímulo ao aprendizado;
  • Disciplinas voltadas para as áreas de gestão, negócios, comunicação, marketing, finanças, operações, estratégia e liderança;
  • Incentivo a inovação como solução de casos e situações do dia a dia de determinado campo de atuação;
  • Foco no desenvolvimento e aprofundamento prático de áreas específicas do mercado de trabalho.
No Brasil, os cursos de MBA são certificados pela Anamba – Associação Nacional de MBA. Essas certificações possuem dois padrões:
  • Padrão Global: com carga mínima de 480 horas/aulas, exigência de experiência profissional prévia do aluno de ao menos 3 anos e formação do corpo docente com 75% dos professores atuantes no mercado de trabalho;
  • Padrão Brasil: com carga mínima de 360 horas/aula, sem exigência de experiência profissional do aluno e corpo docente formado por 50% dos professores ativos no mercado de trabalho.

Qual a diferença de um MBA e uma pós-graduação?

Afinal de contas, MBA e pós-graduação são a mesma formação? Na verdade, o termo pós-graduação abrange todos os cursos que exigem uma graduação do aluno para que ele realize determinada formação. Existem dois tipos de pós-graduação: a especialização lato sensu e o mestrado e doutorado, que são a formação stricto sensu. A pós-graduação lato sensu, como é o caso do MBA, consiste no aperfeiçoamento profissional em determinada área do conhecimento. Enquanto a pós-graduação stricto sensu é voltada para o aspecto acadêmico dos profissionais. As pós-graduações mais comuns do mercado são a especialização, que tem como foco o aprofundamento em uma área de conhecimento, e o MBA, como já explicamos, é voltado para a área de administração, negócios e gestão.

Por que fazer um MBA?

Se você está em busca de um diferencial no mercado de trabalho, ou almeja uma promoção para algum cargo de liderança ou gestão, optar por um MBA pode ser um grande passo na carreira. É que essa formação ajuda o profissional a ampliar os conhecimentos em sua área de atuação e, consequentemente, as oportunidades de crescimento dentro de uma organização. Além disso, uma pesquisa realizada pelo Executive MBA Council – EMBAC –  em 2014 mostrou que 40% dos profissionais que possuem MBA receberam uma promoção após a conclusão do curso. Além disso, outros 53% assumiram novas responsabilidades em suas organizações. Já em relação ao salário, esse mesmo levantamento mostrou que nos Estados Unidos, profissionais com MBA chegam a ter um aumento médio de 16,8% no salário após conquistar essa certificação. No Brasil, apesar de ainda não haver estudos sobre isso, a tendência é que um MBA tenha sim um grande impacto no salário dos profissionais que possuem essa titulação. Um MBA está intrinsecamente relacionado a um plano de carreira. Por isso, se o seu objetivo é ampliar suas possibilidades de atuação e exercer cargos de gestão e liderança, não resta dúvidas de que você deve buscar por um MBA. Leia também: Kultivi: quais cursos a plataforma oferece? Confira

Quais os tipos do Master of Business Administration?

No mercado, existem dois principais tipos de MBA, o Executivo e o em Gestão, também conhecido como MBA Tradicional. Conheça os principais aspectos dessas formações.

MBA em Gestão

O MBA em Gestão também pode ser chamado de MBA Tradicional ou Profissional. Essa formação é caracterizada por ser mais prática, com conteúdos técnicos e voltados para o dia a dia do mercado. Nessa formação, a gestão é considerada uma ciência de análise. E, para isso, os profissionais buscam desenvolver suas habilidades de administrador para aplicá-las em situações que envolvam aspectos como: rotina, marketing, finanças entre outros. O MBA em Gestão trabalha diferentes casos reais durante as aulas. Casos esses que, aliados à teoria, ajudam os profissionais a aplicar seus conhecimentos na prática. Este tipo de especialização é a mais popular no Brasil e é indicada para profissionais que já tenham uma experiência no mercado de trabalho, não necessariamente na área de gestão.

MBA Executivo

Já o MBA Executivo é considerado por muitos como mais avançado que o MBA em Gestão. E isso acontece pois essa formação prepara profissionais que já tem alguma experiência em liderança e gestão de pessoas. Isso significa que esse MBA prepara profissionais para atuarem em cargos de nível executivo, ou seja, mesclando experiência e técnica. O foco do MBA executivo são gerentes experientes e que, de preferência, já tenham uma carreira sólida na gestão.

Já ouviu falar em MBA em Psicologia?

Chamado também de MBA em Psicologia Organizacional e do Trabalho, essa formação tem como objetivo capacitar lideranças nas áreas de Gestão e Psicologia. Com isso, os profissionais são habilitados a atuar com questões relacionadas ao comportamento de grupos e também individual nas organizações. Tudo isso com o objetivo de otimizar os resultados das equipes. Esse tipo de formação tem ganhado espaço no mercado nos últimos anos, principalmente graças aos trabalhos de Recursos Humanos Estratégicos adotados por diversas empresas. Durante essa formação, são abordados temas como processos do trabalho e processos organizacionais, saúde no ambiente de trabalho, gerenciamento do capital humano das organizações, entre outros.

Quais os requisitos para ingressar

Agora que você já conhece o MBA, deve estar se perguntando sobre o que é preciso fazer para ingressar em um. Além da graduação completa, como já explicamos nos tópicos acima, um ponto chave para quem deseja fazer um MBA é possuir certa experiência profissional. Alguns MBAs exigem determinados anos de experiência, que podem variar de 3 a 5 anos, dependendo do programa adotado e também da instituição de ensino. De forma geral, os processos de seleção para MBA exigem testes de competências e habilidades, análise de currículos e, no caso da MBA Internacional, a comprovação de proficiência na língua inglesa. A maioria dos MBAs também possui uma segunda etapa, quando o candidato passa por uma entrevista com coordenadores ou professores do curso. Nessa entrevista, o candidato deverá apresentar seus objetivos profissionais, falar um pouco sobre suas experiências e formação. Tudo isso para que essa banca examinadora consiga entender se os objetivos do candidato estão de acordo com a proposta do MBA em questão.

Como escolher uma especialização?

Agora é hora de saber como escolher aquele que mais tem a ver com seus objetivos profissionais. A primeira coisa a se levar em consideração é a experiência do candidato no mercado de trabalho. Afinal de contas, essa experiência servirá de base para o seu desenvolvimento e melhor aproveitamento no curso. Em seguida, é preciso escolher o tipo de MBA: em Gestão, Executivo ou em Psicologia. Dependendo do tipo escolhido, o profissional tem a sua disposição MBAs nas mais variadas áreas, como por exemplo: em saúde, direito, comunicação, marketing digital, finanças, entre outros. Outro ponto a se considerar é o tipo de aula oferecida durante essa especialização, se presencial ou a distância. Como você pode perceber, existem diversas modalidades de MBA no mercado. E para acertar na sua escolha, pesquise, converse com profissionais e peça orientações. Além disso, fique de olho no Vai de Bolsa. Aqui, você sempre encontrará as melhores informações e dicas para sua vida profissional.
Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *