Se você já tem o diploma de um curso de graduação, por acaso já considerou a possibilidade de fazer um MBA online? Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, essa modalidade de capacitação pode garantir alguns pontos favoráveis para torná-lo um profissional diferenciado. Desse modo, fazer um curso de pós-graduação, categoria que se enquadra o MBA, é uma opção muito interessante para potencializar a carreira.

Ainda mais se esse curso por um MBA online. Isso porque você poderá estudar de acordo com o seu tempo disponível e lugar desejado. Veja a seguir como funciona um MBA online, e as vantagens que você terá em optar por essa modalidade de estudo e quais as instituições que ofertam esses cursos.

O que é MBA online

Primeiramente, a sigla MBA significa Master of Business Administration. Em português, quer dizer Mestre em Administração em Negócios. Mas vamos com calma, pois essa modalidade não garante a você um título de mestre. Ou seja, um curso de mestrado. Ela é caracterizada como pós-graduação lato sensu, com duração média de um a dois anos. Desse modo, após concluir essa especialização, você irá obter um certificado de conclusão de curso, atestando que você se especializou em determinada área ou assunto.

Portanto, bastante diferente de um mestrado, que se caracteriza como strictu sensu, onde a duração do curso é maior e ao final do processo você tem que escrever uma dissertação. Desse modo, o nível de estudo dessa modalidade é mais aprofundado e restrito.

Leia também: O que é melhor: especialização ou mestrado?

Gestão de negócios

O MBA é um nível de pós-graduação voltado para quem deseja especializar-se na área administrativa, gestão e negócios. E MBA online é basicamente essa especialização só que na modalidade Ead (Ensino a Distância). Essa modalidade de ensino pode resolver alguns problemas logísticos como transporte, por exemplo.

Pois você poderá estudar onde preferir e também otimizará o tempo, de forma que consiga estudar de acordo com a disponibilidade de horário. Sendo assim, fazer um curso de MBA online pode garantir flexibilidade e autonomia para você na hora dos estudos.

No Blog Vai de Bolsa, já falamos sobre as vantagens dos cursos a distância.

Como funciona o MBA online

Funciona praticamente da mesma maneira de um curso presencial. Você se matricula em um curso dentro de uma prazo limite. Há uma data definida para começar e terminar e envia avaliações aos professores. Embora o curso online seja mais flexível em questões de horários, você deve tomar cuidado com os prazos e deve cumprir a carga horária estipulada de acordo com cada curso.

As formas de ingresso em curso de MBA online podem ser bastante relativas. Algumas instituições fazem análise curricular dos inscritos antes da matrícula e outras exigem apenas a matrícula e o diploma para certificar que você é graduado.

Durante o curso, algumas universidades aplicam exames. Mas, para concluir o MBA online é igual a qualquer outro curso de pós-graduação. Portanto, é exigido que o aluno escreva uma monografia ou TCC (trabalho de Conclusão de Curso), após a aprovação da banca examinadora, o certificado de conclusão de curso é seu.

Quais as vantagens de ter um certificado MBA

Se você busca mais realização profissional, gosta de manter-se atualizado e de estudar, o MBA é uma boa opção. Certamente você irá expandir os horizontes e agregará bastante valor ao currículo. Isso porque o mercado de trabalho está cada vez mais acirrado e as empresas optam pela contratação de profissionais com mais qualificação e capacitação. Portanto, o MBA garantirá a você essa diferenciação.

Além disso, o MBA online poderá trazer novas percepções sobre a carreira, consolidar o conhecimento que você tem e apresentar outros. Permitirá que você aumente seu networking. Desse modo, os benefícios são muitos e, ao obter o certificado, certamente você será um profissional não só mais capacitado, mas também muito mais competitivo para o mercado.

Para isso, você precisa ter apenas autoconhecimento para identificar se é a hora certa e também saber se está disposto a encarar no mínimo 12 meses de curso. Portanto, isso precisa estar muito claro para você.

Como saber se é a hora certa de fazer um MBA online

O MBA é destinado a quem deseja se capacitar. Portanto, essa questão de momento pode ser muito relativa. Um bom momento para fazer uma pós no formato MBA pode ser logo após a conclusão do ensino superior. Pois você ainda estará acostumado com a rotina de estudos e isso irá agregar conhecimento a você e valor no currículo, além de networking e outras possibilidades que potencialmente podem surgir.

Se você estiver saturado do atual momento profissional em que esteja vivendo também pode ser vantajoso se dedicar a uma especialização. Isso pode oxigenar a sua carreira e trazer a ideia de outros caminhos ou áreas de atuação para a sua formação. Além de poder ascender na carreira, é claro.

Opções de MBA online

Agora que você sabe mais sobre o que é MBA e a possibilidade de estudar na modalidade a distância. Veja a seguir duas instituições que oferecem MBA online:

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A FGV é um instituição de bastante prestígio no meio acadêmico e tem cursos que visam a formação e o desenvolvimento profissional. Se você é da área jurídica, na FGV encontrará capacitação. No momento, a instituição está oferecendo dois cursos, veja quais são:

  • MBA Executivo em Direito: Gestão e Business Law;
  • MBA Executivo: Gestão Empresarial.

Para acessar o site e saber mais, basta clicar nesse link.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

A PUCRS, atualmente, oferece cinco opções de cursos para essa especialização e também é uma instituição bastante prestigiada. Além de cursos para a área administrativa, a PUCRS oferece também cursos de MBA voltados para quem se interessa pela área da tecnologia. Veja a seguir os cursos disponíveis:

  • MBA em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance;
  • MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor;
  • MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0;
  • MBA em Transformação Digital e Futuro dos Negócios;
  • MBA em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data.

Para acessar o site da instituição, basta clicar nesse link e se informar mais sobre os cursos disponíveis.

Um MBA online vale a pena?

Essa é uma pergunta bastante relativa. Para estudar online, você precisa entender que, embora exista a flexibilidade de horários e autonomia para estudar, você também precisa cumprir as horas das aulas e os prazos das avaliações. Portanto, você deve saber administrar o tempo e não procrastinar, caso você acumule muito conteúdo, estará em uma bola de neve e será difícil colocar em dia as disciplinas e os estudos.

Ao estudar na modalidade Ead, você estará isento de uma série de despesas. Podemos citar transporte, alimentação e ainda poderá estudar com um baixo investimento. As mensalidades Ead costumam ser mais baratas. Se você trabalha e enfrenta uma longa jornada de casa até o local de trabalho, se deslocar para estudar pode ser sacrificante. Sendo assim, ao fazer um MBA online, você também otimizará o tempo.

Além desse benefícios, ao fazer esse tipo de especialização online, você poderá ter aulas com professores que são referência, desse modo, você terá aulas ministradas por grandes profissionais.

Portanto, você precisa ter em mente que deve manter a rotina de estudos, ou seja, não acumular conteúdo e fazer os exercícios-testes dentro do prazo. Caso contrário, você estará correndo atrás da máquina e sua rotina de estudos será estressante.

Recolocação no mercado de trabalho

E aí? Se interessou pelo MBA online? Quem sabe você não aprimora a sua formação e torna-se um profissional competitivo e de referência. Essa pode ser uma maneira de ascender na carreira e se colocar melhor no mercado através do estudo. Vale lembrar também que se você deseja fazer um mestrado, uma pós-graduação pode ajudar você a ter mais experiência com estudo e assim ingressar em uma pós strictu sensu.

Portanto, o MBA pode ser uma importante ferramenta para você mudar seu futuro. Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidade, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui