Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!

Conheça as 5 melhores faculdades de Direito do Brasil

O curso de Direito é certamente um dos mais cobiçados e concorridos pelos estudantes que estão ingressando no ensino superior. Porém, com a grande oferta de cursos existentes fica difícil descobrir quais são as melhores faculdades de Direito no Brasil.

Mas fique tranquilo, pois é exatamente sobre esse assunto que vamos falar aqui neste conteúdo e te ajudar a escolher a melhor universidade para estudar Direito, que possui duração média de 5 anos. Está curioso para ver se a faculdade que está pesquisando está no Top 5 entre as melhores universidades de Direito do país?

Então continue a leitura que o Vai de Bolsa te conta todos os detalhes!

Leia mais: Citações para redação: 10 opções para utilizar no Enem

Bolsa de Estudos
👉 A 1ª mensalidade da sua graduação a partir de R$ 59? Só a Anhanguera para oferecer um Vale Educação com esse desconto.

Quais universidades que oferecem o curso de Direito?

Antes de mais nada, independente de qual estado esteja, com certeza é possível encontrar uma faculdade que oferece um curso de Direito.

A área jurídica é muito procurada por estudantes, principalmente aqueles que tem o sonho de encarar o tribunal e vencer uma ação. Porém, nem todas as faculdades têm seus cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) e oferecem um ensino de qualidade para seus estudantes.

Por isso, é necessário fazer uma boa pesquisa para saber quais são as melhores faculdades de Direito do país.

Leia também: Tema de redação do Enem: o que pode cair e como se preparar?

Conheça agora as melhores faculdades de Direito

5ª PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Abrindo a nossa lista das melhores faculdades de Direito do Brasil está a PUC-SP. Essa universidade já figurou em posições mais altas, porém ocupa atualmente a quinta colocação relacionada ao ensino de Direito no Brasil.

A faculdade merece o lugar no TOP 5, por ser uma referência principalmente no estado de São Paulo e seu curso de Direito ter mais de 60 anos de existência, o que faz ser tradicional e muito reconhecido nacionalmente.

4ª Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Em seguida, na quarta colocação já temos uma das maiores e melhores universidades federais de nosso país. A Universidade Federal do Rio de Janeiro ocupa a quarta colocação e possui um dos melhores cursos de Direito, com uma excelente grade curricular e um corpo docente de respeito.

O curso de Direito da UFRJ aparece como um dos melhores do mundo, entre as posições 151ª a 200ª posição, segundo pesquisa da Quacquarelli Symond, empresa britânica que faz o levantamento das melhores instituições de ensino superior em todo o mundo.

3ª Faculdade Getúlio Vargar (FGV) – SP

Concentrando as melhores faculdades de Direito no sudeste do Brasil, está a Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Essa ocupa o top 3 da nossa lista.

O curso de Direito nesta faculdade particular iniciou no ano de 2002 e de lá pra cá, a instituição adota um modelo de ensino participativo.

Isso quer dizer que o aluno pode se envolver em simulações que ajudam a trazer a realidade dos tribunais para as salas de aula. A FGV-SP possui ainda prêmios de excelência internacionais, o que a caracterizam como uma excelente universidade para iniciar sua graduação.

2º Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Posteriormente, voltando para uma universidade federal, quem assume a segunda colocação é a Universidade Federal de Minas Gerais. Isso porque os alunos do curso de Direito conseguem tirar ótimas notas no ENADE o que faz o conceito da universidade subir, consequentemente.

O ensino de qualidade e a tradição do curso de Direito da UFMG, que iniciou em 1892, colaboram, nesse sentido, para este segundo lugar. A infraestrutura da faculdade também merece destaque e ajuda para o conhecimento e aperfeiçoamento dos estudantes dessa área.

1ª USP

Essa faculdade não poderia ficar de fora da lista. Retornando para São Paulo, para falar sobre a faculdade mais bem conceituada quando falamos sobre Direito, que é a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a USP.

O curso de Direito da instituição pública está entre os 50 melhores do mundo. É também uma das univesridades mais importantes do Brasil, que lidera várias pesquisas no país.

Por conta disso, também é uma das faculdades mais concorridas pelo Brasil e para ingressar é necessário prestar a temida Fuvest, que possui nota de corte de 62 pontos. O que aumenta a exigência do estudante se preparar pensando no vestibular da instituição.

Saiba mais: Faculdade de Direito ainda vale a pena? Descubra aqui!

Qual dessas são as melhores faculdades de Direito?

Após analisar toda essa lista, é possível destacar que a USP é a melhor faculdade de Direito atualmente, uma vez que ela tem seu curso de graduação reconhecido internacionalmente. Além dela, se destaca também a tradição da UFMG. Agora, se tratando sobre faculdades particulares, a melhor dela é a FGV em São Paulo.

A Estácio não está nessa lista, mas conta com uma excelente infraestrutura e ótimas condições para ingresso dos alunos que desejam começar sua carreira no Direito. Vale a pena conferir!

Gostou de saber sobre as melhores faculdades de Direito do Brasil?

Qual delas você acha melhor para iniciar os estudos? Agora é só escolher a que melhor atende as suas necessidades. Aproveite e continue navegando em nosso blog, que tem diversos conteúdos para você se dar bem no vestibular, além de muitas dicas e curiosidades imperdíveis.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *